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REVISTA DA ARMADA | 577
a parte letiva inicialmente da responsabilidade Portuguesa,
PATRULHAS P200 caminhando-se assim para a pretendida autonomia académica.
Porém, está-se agora numa encruzilhada de processos altamente
Os patrulhas N’gola Kiluange (P 200)e N’zinga Mbandi (P 202) determinantes para a consecução dos planos mais imediatos: o
foram construídos pela Damen Shipyards e entraram ao serviço em suprimento das insuficiências das atuais instalações com a mudança
2012 e 2013 respetivamente. Os navios pertencem ao Ministério da
Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, mas são operados por para Benguela, e a edificação dos novos cursos de Fuzileiros,
pessoal da MGA. Engenharia Naval - Armas e Eletrónica, e Administração Naval.
A deslocalização da AcN para novas infraestruturas constitui
Deslocamento ……………….....…................………....……...1.022 t uma oportunidade de:
Comprimento / Boca.……………….............…..….…. 62 m / 9,7 m – Progressão no que respeito à capacidade e qualidade do
Calado .……………………………….…..................……………….. 3,25 m ensino, já que possibilitará dispor do espaço físico necessário para
Propulsão …….…..….… 2 motores Diesel: MTU 16V 4000 M70 implementar iniciativas tais como a edificação de laboratórios dos
Hélices ……………......................................… 2 x 2100 mm, CPP quais dependem a credibilidade dos cursos de engenharia naval; e
Velocidade ..…………..........................………………………… 28 nós – Transição digital, fomentando o ensino à distância e o
Propulsor de proa ……...………. 1 motor elétrico 150 ekW, FPP
Velocidade ..……………….......……………………………………… 18 nós tratamento digital dos diferentes processos académicos.
Guarnição .……………............………………………..………………..... 45
Sensores DESAFIOS – I
Radar de superfície I .…........……………….……….……..….. X-band
Radar de superfície II .……...……………….…….……….….…. S-band A COMPONENTE DA INVESTIGAÇÃO NAVAL
Outros equipamentos Um Centro de Investigação Naval (CIN) é, naturalmente, um
Deck helicóptero ………………...……….…….. em alumínio, até 3 t agregador de laboratórios e simuladores. A futura materialização
Embarcação ……………………...…………..….…….. 1 x 6.7 m, 32 nós dum CIN na AcN possibilitará melhorar a componente prática do
Hospital.... Sala Tratamentos + Sala Recuperação para 12 PAX
ensino e impulsionar a vertente da investigação.
Com o apoio da MP edificou-se, entre 2013 e 2014, um
Laboratório de Mecânica na AcN. Em 2015, o espaço foi devastado
NAVIO BAÍA FARTA por um incêndio de grandes proporções, salvando-se apenas
O Baía Farta é um navio de investigação pesqueira e oceanográfica, algum equipamento e ferramentas.
com capacidade para realizar a monitorização dos recursos Em 2018, para responder às exigências do processo de avaliação
pesqueiros, investigação de ecossistemas e levantamento e acreditação, foi montado provisoriamente um Laboratório de
hidrográficos e geológicos. Mecânica em instalações cedidas pelo Estaleiro Naval da MGA.
Capacitado com tecnologia de ponto nessas áreas de investigação,
o navio dispõe ainda de um conjunto de guinchos, gruas e pórticos No mesmo espaço encontra-se instalado um Simulador de Avarias
com grande capacidade de carga e de ampla série de equipamento de Mecânicas, para treino das guarnições, e que pode bem ser
pesca, desde guinchos e portas de arrasto, redes pelágicas e demersal, aproveitado no apoio ao ensino das disciplinas da área de Mecânica.
alador de pesca do cerco e vários sonares de pesquisa de pesca.
O navio, com 74,1 metros de comprimento, é operado pelo
Ministério das Pescas. Entregue em 2018 ao Governo da República DESAFIOS – II
de Angola, permite um total de 51 pessoas embarcadas (29
tripulantes e 22 cientistas) durante 29 dias de mar (autonomia). AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO
Por Diretiva emanada do EMG/FAA, todos os estabelecimentos
de ensino superior militar passarão a funcionar nos moldes
preconizados no processo da Avaliação e Acreditação do Ensino,
tentativamente a partir do ano letivo 2022-23. Na AcN, foi
criada uma força-tarefa para efeitos da avaliação e acreditação
dos cursos ministrados junto do Instituto Nacional de Avaliação,
Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior
(INAAREES), organismo na tutela do MESCTI.
Para evitar dissonâncias, o EMG/FAA centralizou os processos
de avaliação e acreditação de todas as Instituições de Ensino
Superior nas FAA, incluindo a AcN.
O processo, em si, está regulamentado pelo Decreto Executivo
do MESCTI n.º 109/20, de 10 de março. Contempla uma parte
administrativa e a parte das auditorias externas. Na parte das
auditorias externas, aguarda-se a última vistoria pela Comissão
de Avaliação Externa, de onde emanará o Relatório da Avaliação
Externa, primeiro na forma preliminar (para fins de contraditório
Na alocução então proferida, o atual Comandante, o VALM pela instituição de ensino) e depois na forma definitiva (para
Francisco Miranda, retratou de forma muito compreensiva e decisão pelo INAAREES).
realista o estado da instituição, caracterizou o contexto global no Todo este processo é seguido com particular atenção, pois:
qual os futuros oficiais da MGA irão viver e defender a sua pátria – Revelará a verdadeira eficácia da assessoria prestada na AcN,
e explanou os desafios para o futuro próximo, não se escusando desde a sua criação em 2011; e
de apontar os principais impedimentos à consecução do plano de – Enformará toda a atuação futura.
desenvolvimento traçado. Todos os vetores da vida académica são alvo das auditorias
Volvidos 11 anos, a AcN já conta com oficiais nela formados no seu externas levadas a cabo no contexto da avaliação e da acreditação
quadro docente, selecionados entre os que mostraram mais talento dos cursos ministrados na AcN, tornando-se necessário antecipar
académico. Estes oficiais vão assumindo, de forma progressiva, estratégias para dar resposta às debilidades que venham a ser
24 SETEMBRO / OUTUBRO 2022