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REVISTA DA ARMADA | 577
apontadas nas diferentes vertentes e áreas do ensino, como Os simuladores foram instalados pela empresa Sueca “Select
sejam as vulnerabilidades: Marine”, uma aliada da holding “PrivInvest” a quem a MGA confia,
– Na vertente prática dos cursos de engenharia, dada a falta de na prática, a sustentação da esquadra no que à manutenção de
laboratórios; sistemas e equipamentos eletrónicos diz respeito.
– Na formação pós-graduada dos docentes militares; e Se a formação dos cadetes também puder contar com esses
– Na implementação de linhas de investigação, para enquadrar simuladores, tal facto acarretará vantagens acrescidas, já que
as Monografias/ Trabalhos de Fim de Curso. possibilitará a realização de estágios de curta duração no final de
cada ano letivo.
DESAFIOS – III
A COMPONENTE DA EDUCAÇÃO PATRIÓTICA
TRANSIÇÃO DIGITAL
Será nesta área que a AcN terá mais margem de progressão. Tornado num pilar estruturante e doutrinário das FAA, a
Nos seminários e em iniciativas de debate interno é já visível organização da AcN integra um Comandante Adjunto para a
a capacitação metodológico-científica do seu corpo docente, Educação Patriótica, terceiro na hierarquia da instituição, tal é a
impulsionadas por uma nova geração de oficiais mais familiarizada importância que lhe é atribuída.
com as novas tecnologias. À margem das estruturas curriculares e das disciplinas dos
Mas todo o processo académico assenta, ainda, em suporte planos de estudo, os cadetes recebem aulas regulares de
físico (papel), que resulta em processos morosos e com arquivos Educação Patriótica, versando sobre:
muito volumosos. A transição digital é o foco que propiciará a – O comportamento e a missão do militar na sociedade.
supressão dos custos de reprografia e uma nova consciência
ambiental. – O respeito pelos órgãos de soberania.
Do mesmo modo, relegado para um simbolismo e uma – A obediência aos superiores hierárquicos e às ordens militares.
existência que não deve ser posta em causa, o acesso a bibliotecas – O conhecimento dos regulamentos militares e diplomas
virtuais encontra-se projetado nos planos de desenvolvimento e estruturantes da MGA, das FAA e da nação.
transformação da AcN.
Há ainda um longo caminho a percorre na uniformizar da O ENSINO E A FORMAÇÃO COMO DESÍGNIOS DA
aplicação de critérios de avaliação escolar e no fomento do COOPERAÇÃO
cumprimento das normas metodológicas em vigor.
No âmbito da CDD, ganham preponderância os bons resultados
alcançados no ensino e na formação em estabelecimentos
próprios da MGA, incluindo a AcN, a Escola de Fuzileiros Navais
(Ambriz) e a Escola de Especialistas Navais (Lobito).
Os desígnios duma cooperação com já umas dezenas de anos,
alicerçam-se na resiliência e nos princípios de confiança mútua
entre as partes, mesmo que não se obtenham retornos imediatos
ou fáceis de quantificar.
E porque “as Marinhas não se improvisam”, acredita-se que a
AcN continuará a contribuir de forma consistente e ascendente
para a provisão do recurso mais valioso de qualquer Marinha,
entregando regularmente à esquadra oficiais devidamente
qualificados. A AcN conflui, por essa via, para a consolidação
de uma Marinha em crescimento, com grandes perspetivas de
futuro, em tudo consonante com o potencial e a realidade do país
e da área geográfica em que se insere.
DESAFIOS – IV
OS NOVOS SIMULADORES
A MGA adquiriu, recentemente, um conjunto de simuladores de Passos Ramos
Navegação e de Mecânica, para treino das guarnições de algumas CMG
das Lanchas que integram a sua esquadra naval operacional. DIRETOR TÉCNICO DO PROJETO 4 DA CDD – APOIAR A MGA
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