Page 380 - Revista da Armada
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               o cap.-m.-g. J.A. de Sousa Mendes, teve a genti-   O equipamento - girobússula, asdic, transmissores-
           leza, que muito agradecemos, de nos facultar 08 ori-  -receptores, sondador e odómetro -era tudo do melhor
           ginais do 2. o volume da obra em preparação «75 Anos   para a  época.
           no Mar», na qual, mercê de um trabalho de investi-     Máquinas - 2 grupos de turbinas a  vapor, 33.000
           gação de alguns anOI,  faz a  história dos navios da   CV ao veio, 3 caldeiras e 2 hélices, dando a velocida-
           Armada, entre 08 anos de 1910 e  1985. Será assim   de máxima de 36 nós. A  autonomia era de 5.000 mi-
           a continuação da valia.t •• ima obra da autoria do fa-  lhas  a  15 nós.
           lecido cap.-m.-g. António Marques Esparteuo _Trás      A  lotação era de 184 homens, oficiais. sargentos
           Séculos no Mar (1640 a  1910).  composta de 32 volu-  e  praças.
           mes e  largamente dUundida na nossa Marinha.                                *
               Escolhemo. este volume porque' o que trata dos
           contratorpedeiros da cla ••• • Vouga., que considero   TEMPO DE VIDA DOS NAVIOS
           as mais sofisticadu máquinu da guerra da nossa Ar-     Às vezes, como diz o povo,  05 últimos ~ão os pri-
           mada dos último. tempos. I.to sem desprimor de ou-  meiros e assim o «Douro» que foi o último a entrar ao
           tros que também prestaram relevantes serviços ao    serviço foi também o primeira a ser abatido. Tal como
           Pais - avisol, submarinos. fragatas,  corvetas etc. -  qualquer ser humano nasceu em 1936 e  morreu em
           cujos nome. jamais serio esquecidos.                1959. Teve portanto 23  anos de vida.
                                                                  Mas às vezes o ditado funciona ... ao contráriol É o
                                   *                           caso do ccVouga» que sendo o primeiro a entrar ao ser-
                                                               viço foi o  último a  ser abatido (n.  1933 m.  1967 - 34
               Esta classe de navios, a  que alguém (Mauricio de   anos de vida).  Dos  restantes, o  «Dãml  viveu 25 anos
           Oliveira?), com muita propriedade e  imaginação cha-  (n.  1935 m.  1960), o  «Tejo»  30 (n.  1935 m.  1965) e  o
           mou os galgos do mar, era constituida por 5 unidades   IcLima» 32  (n.  1933 m.  1965).
           - cNouga», ccLima», IcDãm), ccTejm) e cIDouro», todos bap-
           tizados com nomes de rios de Portugal.                                      *
               O primeiro, construido em estaleiro inglês, foi au-
                                                                  SSOEC  aUE DESEMPENHARAM
           mentado ao efectivo dos navios da Armada em Junho
           de 1933, o segundo em Outubro do mesmo ano, tam-        Não é possível, tantas foram eles, enumerar os ser-
           bém em Inglaterra e os três últimos, construídos em   viços prestados à  Marinha e  ao Pais, por estes 5 ma-
           estaleiro nacional, respectivamente em Janeiro e Ou-  ravilhosos navios, durante as cerca de 3 décadas em
           tubro de 1935  e  em Fevereiro de 1936.             que se mantiveram em actividade.
               Quer isto dizer que em 3 anos, apenas, se construi-  Missões de soberania, diplomáticas, de assistên-
           ram 7 navios deste tipo, contando com dois que foram   cia no mar -a navios e aviões -, de salvamento de náu-
           cedidos à  Colômbia.                                fragos  durante  a  2.a  Grande  Guerra,  de  escolta  a
               Praticamente eram iguais, por dentro e  por fora,   navios  transportando altas individualidades, exercí-
           e só era possível identificá-los pelo seu indicativo, pin-  cios de conjunto a nivel nacional e intemacional...en-
           tado no costado.                                    fim,  não há nada que eles não tenham feitol  Alguns
               Belos navios, com compartimentos forrados a ma-  -ccVouga», ccLima», «Dão» e «Tejo» -, já a dar as últimas,
           deira, de formas finas e elegante silhueta, deslocavam   ainda  cheiraram  a  guerra do ultramar,  na Guiné.
           1.500 tons., tinham 100 m  de comprimento por 9  de    Continuando a comparar os navios com as pessoas,
           boca e  um calado  máximo de 3.5  m.                direi que cada um (navio ou pessoa) é para o que nas-
               Quanto a armamento: 4 peças de 120 mm, 3 anti-  ce, e, no caso concreto dos contratorpedeiros em cau-
           -aóreas de 40, 2  reparos quádruplos de tubos lança-  sa, não há  dúvida que nasceram para actuar entre o
           -torpedos de  503 mm,  duas calhas lança-bombas de   Continente, a Madeira e  Açores, o tão badalado trjhl-
           profundidade e  2  morteiros  lança-bombas.         gula estratégico do Atl~tico.

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