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entre os dias 24 e 27 de
Agosto, e a semelhança da “JURASSIC FLIGHT”
Morabeza, consistiu no O destacamento aéreo embarcado na “Corte Real, o
transporte das delegações “Jurassic Flight”, revelou-se fundamental para o desem-
do Governo e da autode- penho da missão atribuída ao navio. Pela primeira vez na
nominada Junta Militar história da aviação naval embarcada, foram efectuadas, de
para Banjul, sendo a ligação forma sustentada, operações nocturnas com aterragens em
com a cidade da Praia, onde locais não preparados num teatro de operações. Estas mis-
decorreu este encontro, sões foram levadas a cabo sob condições meteorológicas
assegurada por uma aero- marginais devido à estação das chuvas, e a muito baixa alti-
nave das linhas aéreas cabo- tude sobre o terreno de modo a diminuir o tempo de
exposição a possíveis ataques de armas ligeiras e anti-
verdianas. aéreas, existentes nas zonas sobrevoadas. Por diversas
Nesta última operação vezes a redução de visibilidade era tal que só a utilização
salientam-se dois momen- do radar, do GPS e das técnicas de voo por instrumentos
Assinatura do Memorandum de Entendimento tos significativos: a assinatu- permitiam prosseguir a missão, debaixo de violentos agua-
a bordo do NRP “Corte Real”.
ra do acordo de cessar-fogo ceiros em noites de escuridão total.
A “Corte Real” foi assim palco deste his- definitivo entre as partes É de referir ainda a operação simultânea dos dois
tórico acontecimento, tendo a sua guarnição beligerantes, tendo sido helicópteros atribuídos ao destacamento, voando em for-
vivido o momento com emoção e orgulho, dados passos muito impor- mação, um dos helicópteros efectuando o transporte de
pelo significado do acto. No final da assi- tantes na resolução do con- pessoal e o outro prestando protecção através de atiradores
especiais colocados em ambos os bordos da cabine.
natura, durante os cumprimentos circun- flito, nomeadamente o acor- Durante os 49 dias de operação, o “Jurassic Flight” efectu-
stanciais, foi referido pelo chefe da dele- do que decidiu a abertura ou 45 missões num total de 99 horas de voo, das quais 19
gação governamental guineense que a do aeroporto de Bissalanca, horas de voo nocturno. Foram transportados 334 pas-
“Corte Real” seria conhecida doravante em Bissau; e um segundo sageiros e 4300 quilos de carga. O Lynx MK 95 revelou-se
como a “Fragata da Paz”. momento onde, pela pri- um helicóptero de grande robustez e versatilidade, per-
meira vez, as delegações mitindo às suas tripulações o desempenho de todas as mis-
AS OPERAÇÕES DE APOIO das partes envolvidas no sões em qualquer situação, podendo tornar-se uma arma
ÀS CONVERSAÇÕES DE PAZ conflito estiveram num con- ainda mais eficiente se estivesse equipado com sistemas de
vívio harmonioso e descon- visão nocturna e metralhadoras colocadas em suportes
traído durante os dois fixos à estrutura do helicóptero.
Após a assinatura das tréguas ao conflito
guineense, a “Corte Real” efectuou mais almoços a bordo, na câmara
três operações de apoio logístico às negoci- de oficiais, respectivamente na ida para a Sal (dias 11 e 12 de Agosto), na República
ações de paz. Praia e no regresso das delegações à Guiné- de Cabo Verde e o porto de Dakar (dias 21 e
A Operação Oceanis decorreu entre os -Bissau, que certamente terá contribuído 22 de Agosto), no Senegal.
dias 7 e 9 de Agosto, e consistiu no apoio lo- para uma maior confiança, aproximação e Estas estadias destinaram-se a reabastecer
gístico a mais uma ronda de conversações, convergência das partes. o navio de combustível e víveres, bem co-
efectuada a bordo, entre as partes envolvi- Finda a Operação Trópico, foi superior- mo a proporcionar o descanso da guarnição.
das no conflito, mediadas pelo GC-CPLP. mente decidido a 27 de Agosto o fim da De salientar a forma simpática e acolhe-
Para o efeito, o referido grupo foi em- Operação Falcão, terminando assim a dora como o navio foi sempre recebido nos
barcado e desembarcado por helicóptero, “Corte Real” o seu empenhamento nesta portos cabo-verdianos, o que contribuiu se-
via Banjul, na Gâmbia, para onde havia sido missão. guramente para o “carregamento de bate-
previamente transportado por um Falcon 50 rias” da guarnição.
da Força Aérea Portuguesa (FAP). AS ESTADIAS Em Dakar, refere-se o grande sucesso en-
A Operação Morabeza foi realizada entre PARA REABASTECIMENTO tre a guarnição, que o rico artesanato local
os dias 18 e 20 de Agosto e traduziu-se no teve, especialmente as peças de madeira.
transporte das delegações do Governo e da Durante a Operação Falcão, a “Corte CONCLUSÃO
autodenominada Junta Militar, entre a Real” praticou os portos do Mindelo, na ilha
Guiné-Bissau e Banjul, tendo o Falcon 50 de S. Vicente (dias 28 e 29 de Julho e pe-
feito a ligação entre esta cidade e a ilha do ríodo de 13 a 16 de Agosto); da Praia de Durante a Operação Falcão, a “Corte
Sal, local onde se realizou o encontro. Santiago (dias 3, 4, 29 e 30 de Agosto); o Real” navegou 660 horas, percorrendo
Por fim, a Operação Trópico decorreu fundeadouro da baía de S. Maria, na ilha do 10750 milhas náuticas.
Os seus helicópteros efectuaram 45
missões, tendo totalizado 99 horas de
voo, das quais 19 de voo nocturno.
O N.R.P. “Corte Real” chegou à Base
Naval de Lisboa (BNL) a 3 de Setembro,
com um espírito de missão cumprida e
orgulhosa de forma como representou
Portugal.
Nos rostos de toda a guarnição eram
evidentes as saudades das famílias, que os
aguardava ansiosamente no cais da honra
da BNL, mas na sua memória ficaram
para sempre gravadas as recordações
daquele país verde, de rios, ribeiras e
bolanhas, onde a nossa Marinha foi
chamada para promover a paz.
Refugiados em Ilondé no NRP “Corte Real”. (Colaboração do NRP “Corte Real”)
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