Page 371 - Revista da Armada
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radares do navio. Começou  jecto de voo superior a 20 mi-
         então a contagem decrescente  lhas. Acontece que esta distância
         para o lançamento que iria acon-  foi ultrapassada, tendo o navio
         tecer alguns segundos depois.  português aberto fogo com a
         Com o alvo a cerca de cinco mi-  peça de artilharia, assim que teve
         lhas, o comandante autorizou  o míssil dentro do alcance desta
         que fosse feito fogo, e o disparo  arma. Os registos feitos (grava-
         foi realizado. Começou então  dos) pelo radar de tiro do “PHA-
         nova contagem decrescente,  LANX” provaram que caso o
         desta vez para o ponto de im-  míssil não tivesse mergulhado a
         pacte. O centro de operações,  cerca de 4 milhas da força, teria
         completamente guarnecido, per-  sido atingido pelo nosso fogo.
         manecia em silêncio absoluto, só  Outro importante exercício
         se ouvindo a contagem dos  realizado, foi o disparo do
         segundos por parte do operador  “CIWS PHALANX” contra um
         do sistema de armas. O treino de  alvo aéreo rebocado a cerca de
         dois meses tinha chegado ao fim  800 km/h. Ao entrar no “enve-
         com óptimos resultados, o míssil  lope” desta arma, o alvo foi ime-
         passou a menos de um metro do  diatamente adquirido e o fogo
         alvo, o que numa situação real  realizado provocou a sua destrui-
         significaria a sua destruição com-  ção física. Má sorte a do navio
         pleta. O exercício mais com-  holandês que estava preparado
         plexo estava realizado, mas falta-  para realizar fogo após o nosso  Sequência do disparo do míssil SEASPARROW.
         va ainda mais de um mês de tra-  navio que teve que cancelar esta              destes dois furacões, que poucos
         balho para o dia da chegada a  série por falta de alvo. Outro  Para o porto de Mayport esta-  dias depois já seriam três,
         Lisboa.                   exercício de fogo real, também  va prevista a segunda paragem  estavam constantemente a che-
           Nos dias seguintes, e ainda na  inédito para a guarnição, foi rea-  para manutenção durante a  gar a bordo. Assim, a opção foi
         área de operações de Puerto  lizado nesta área, mais concreta-  nossa integração, pelo que a  seguir para Sul durante três dias e
         Rico, foram realizados uma série  mente na ilha de Vieques, e con-  estadia prevista era de 18 dias.  depois a Este a grande veloci-
         de exercícios de tiro de grande  sistiu em fogo real de artilharia  Por este motivo, vários ele-  dade por forma a passar safos
         interesse e com resultados bas-  de 100 mm, contra alvos em ter-  mentos da guarnição aprovei-  entre os dois furacões, de seus
         tante satisfatórios, não só indi-  ra. Também aqui os resultados  taram para passar alguns dias  nomes “Bonnie” e Daniele”.
         cadores do bom desempenho da  foram bastante satisfatórios e  com a família nas praias quentes  Estávamos agora a 15 de Setem-
         guarnição, como também do  apreciados por parte dos nossos  da Florida, ou na famosíssima  bro, e 14 dias após a força ter lar-
         bom desempenho das armas e  camaradas dos restantes navios  cidade de Orlando, com os seus  gado da Florida chegávamos a
         sensores que equipam esta classe  da força.          não menos famosos parques de  Ponta Delgada, na ilha de S. Mi-
         de navios.                  No dia 4 de Agosto a SNFL  diversões.              guel.
           O primeiro que importa referir,  abandonou a área de Puerto  Este período relaxante viria a  A SNFL largou deste, que seria
         aconteceu logo após o disparo  Rico com destino a Mayport na  acabar duma forma repentina,  o nosso último porto de escala
         do míssil. Do navio alemão  Florida, onde viríamos a chegar  uma vez que devido a um fura-  nesta missão, a 5 de Setembro, e
         F.G.S. “Bayern”, que se encon-  dia 7 de Agosto. Tinha termina-  cão que se formava e dirigia para  atracou na doca de Alcântara na
         trava estacionado 25 milhas a  do um período de 14 dias de  a Florida, a força teve que sair de  manhã do dia 7. No cais espe-
         norte da força, foi lançado um  treinos intensos, em que se ti-  imediato para o mar, não fican-  ravam-nos centenas de familia-
         míssil “Exocet” (míssil superfície-  nham obtido óptimos resultados  do assim neste porto o tempo  res, de tal forma que foi preciso
         superfície). Este míssil foi lançado  e várias lições aprendidas, quer  previsto. Uma vez mais foi pre-  pedir através dos altifalantes para
         na direcção da força, estando  para o navio, quer para a Mari-  ciso explicar aos nossos familia-  o exterior para que todas as pes-
         previsto que não tivesse um tra-  nha Portuguesa.    res que tinham ido passar estes
                                                              dias à Florida, que na vida de  soas recuassem um pouco, de
                                                              Marinha é muito difícil fazer pro-  modo que os cabos de amar-
                                                              jectos a mais de 24 horas, pois  ração e a prancha fossem passa-
                                                              os imprevistos estão constante-  dos para terra.
                                                              mente a acontecer, e embora nós  Quatro meses e meio haviam
                                                              já estejamos habituados, às vezes  passado desde a nossa saída de
                                                              é difícil explicar às pessoas de  Lisboa, quatro meses e meio em
                                                              quem gostamos que esta nossa  que muita coisa se passou e que
                                                              profissão é diferente das outras.  para o resto das nossas vidas,
                                                              Foram ouvidas frases como esta  ficarão, como é nosso timbre,
                                                              dita por familiares nossos: “Não  óptimas recordações e histórias
                                                              percebo qual é a lógica, aproxi-  para contar desta nossa participa-
                                                              ma-se um furacão e vocês em  ção na SNFL 98.
                                                              vez de ficarem em terra saem  O N.R.P. “Álvares Cabral”
                                                              para o mar?”.             cumpriu 1256 horas de navega-
                                                               Efectivamente, ficou provado  ção, percorrendo 16985 milhas
                                                              que foi sem dúvida a decisão  (cerca de 31500 Km), visitou 11
                                                              mais acertada ter largado de  portos e recebeu a bordo 18284
                                                              Mayport no dia 22 de Agosto,  visitantes durante os 130 dias de
                                                              pois outro furacão estava agora  missão.
                                                              em formação. As mensagens
                                                              sobre as posições e evolução
         Operação de Boarding (equipa de segurança a ser inserida por fast-rope).        (Colaboração do NRP “Álvares Cabral”)
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • DEZEMBRO 98  9
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