Page 152 - Revista da Armada
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Como a ondulação era grande e o
                                                                               arrastão, entretanto identificado visual-
                                                                               mente e por fonia, como sendo o «Cruz
                                                                               de Malta», desaparecia na cava da onda o
                                                                               Comandante assumiu o controlo da
                                                                               Corveta quando, nas suas proximidades, à
                                                                               adversidade do tempo se somou um ino-
                                                                               portuno aguaceiro.
                                                                                  Por fonia, o Oficial Imediato obteve os
                                                                               elementos de preenchimento do «Fishrep
                                                                               (19)» previsto quando a vistoria física se
                                                                               torna desaconselhável por uma questão de
                                                                               segurança, como circunstancialmente
                                                                               acabou por acontecer, ou por outra tão ou
                                                                               mais pertinente.
                                                                                 Este comunicado de que consta, entre
                                                                               outros elementos, o nome e número da Cé-
                                                                               dula do mestre, nome e número de Registo
         No Centro de Comunicações.
                                                                               da embarcação, o tipo de arte de pesca, o
           Num «Folheto de Integração» que cada  maior velocidade são, face às condições  tipo e a respectiva quantidade do pescado a
         novo membro da Guarnição recebe, deta-  de mar em presença, mais solicitadas  bordo, é então endereçado à Direcção
         lhadamente se descreve o que há a fazer no  pelos marinheiros de leme.  Geral de Marinha e às Capitanias dos Portos
         caso de ocorrerem incêndios, alagamentos  Quando ocorreu um aguaceiro houve  da zona onde o arrasto foi detectado e do
         ou outros problemas, todos controlados a  mesmo necessidade de se recorrer à  destino, a fim de aí ser confrontado pelos
         partir da Central de Limitação de Avarias  sirene para alertar da nossa presença os  responsáveis que, à chegada, o poderão
         (LA) também permanentemente guarnecida.  navios ou embarcações nas imediações,  aguardar.

           No entanto é na Central de Comando de
         Máquinas que, como na Ponte, a atenção é
         mais constantemente requerida porquanto a
         cada Motor, pois de dois Diesels se trata,
         está atribuído por «Detalhe (13)» um homem
         (14) que controla a sua condução e funcio-
         namento.
           Que no mar ninguém precisa de ser lem-
         brado que todos estão no mesmo bote ou que
         o «leão (15)» ronda por demasiado perto.
           Aproados de modo a passar entre as
         Berlengas e a «Lane (16)» ascendente foi
         pedida a redução das 300 para as 220
         rpm para se poder desligar uma das duas
         electro-bombas dos dois lemes, pois a
                                            O «Cruz de Malta» na crista da onda.
                                            embora, tratando-se de um Domingo, não  Naturalmente uma visita a bordo permi-
                                            fosse de esperar grande afluxo de embar-  tiria a verificação de muitos outros aspec-
                                            cações de pesca. Depois, pela amura de  tos referentes aos aparelhos e redes de
                                            EB, raiou refulgente um duplo arco-iris.  arrasto e às condições de segurança do
                                              Um recente Radar de Navegação que  próprio navio, bem como os meios de sal-
                                            permite uma mais flexível utilização opera-  vamento ao alcance das suas tripulações,
                                            cional do seu monitor, além de detectar os  o seu estado de conservação e a docu-
                                            ecos de embarcações e de navios, determi-  mentação de cada tripulante.
                                            na-lhes o rumo e velocidade e daí as ilações  Hoje, porém, a atitude dos mestres,
                                            que podem determinar intervenções no  muitas vezes mais novos que os experientes
                                            âmbito da fiscalização.            pescadores, denota já uma outra consciên-
                                              Foi assim que a WSW (17) das Berlengas,  cia face à regulamentação em vigor,
                                            pouco antes das 18h00, se detectou um eco  nomeadamente à decorrente da temida
                                            que mantendo uma baixa velocidade (3  esgotabilidade do mar, em recursos vivos,
                                            nós) prefigurava um arrastão em faina de  graças a um maior nível de escolaridade e a
                                            arrasto, estabelecendo-se então a Condição  uma cuidada formação profissional recebida
                                            Especial «3F» para Vistoria.       nas Escolas de Pesca.
                                              Aproado ao eco quase imóvel apercebe-  O jantar que a navegar é servido pelas
                                            mo-nos de que aumentava a velocidade  18h10, fez-nos então descer à Câmara de
                                            rumo a SSE (18) antes de o avistarmos no  Oficiais onde a mesa estava posta como ao
                                            horizonte. Ao ser alcançado, já estava  almoço, mas agora com protecções metáli-
         Anotando parâmetros na Central de Comando de  aprontada e guarnecida a embarcação a  cas montadas em torno de pratos, copos e
         Máquinas.                          enviar ao arrastão.                tudo o mais que se pudesse deslocar por
         6 MAIO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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