Page 152 - Revista da Armada
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Como a ondulação era grande e o
arrastão, entretanto identificado visual-
mente e por fonia, como sendo o «Cruz
de Malta», desaparecia na cava da onda o
Comandante assumiu o controlo da
Corveta quando, nas suas proximidades, à
adversidade do tempo se somou um ino-
portuno aguaceiro.
Por fonia, o Oficial Imediato obteve os
elementos de preenchimento do «Fishrep
(19)» previsto quando a vistoria física se
torna desaconselhável por uma questão de
segurança, como circunstancialmente
acabou por acontecer, ou por outra tão ou
mais pertinente.
Este comunicado de que consta, entre
outros elementos, o nome e número da Cé-
dula do mestre, nome e número de Registo
No Centro de Comunicações.
da embarcação, o tipo de arte de pesca, o
Num «Folheto de Integração» que cada maior velocidade são, face às condições tipo e a respectiva quantidade do pescado a
novo membro da Guarnição recebe, deta- de mar em presença, mais solicitadas bordo, é então endereçado à Direcção
lhadamente se descreve o que há a fazer no pelos marinheiros de leme. Geral de Marinha e às Capitanias dos Portos
caso de ocorrerem incêndios, alagamentos Quando ocorreu um aguaceiro houve da zona onde o arrasto foi detectado e do
ou outros problemas, todos controlados a mesmo necessidade de se recorrer à destino, a fim de aí ser confrontado pelos
partir da Central de Limitação de Avarias sirene para alertar da nossa presença os responsáveis que, à chegada, o poderão
(LA) também permanentemente guarnecida. navios ou embarcações nas imediações, aguardar.
No entanto é na Central de Comando de
Máquinas que, como na Ponte, a atenção é
mais constantemente requerida porquanto a
cada Motor, pois de dois Diesels se trata,
está atribuído por «Detalhe (13)» um homem
(14) que controla a sua condução e funcio-
namento.
Que no mar ninguém precisa de ser lem-
brado que todos estão no mesmo bote ou que
o «leão (15)» ronda por demasiado perto.
Aproados de modo a passar entre as
Berlengas e a «Lane (16)» ascendente foi
pedida a redução das 300 para as 220
rpm para se poder desligar uma das duas
electro-bombas dos dois lemes, pois a
O «Cruz de Malta» na crista da onda.
embora, tratando-se de um Domingo, não Naturalmente uma visita a bordo permi-
fosse de esperar grande afluxo de embar- tiria a verificação de muitos outros aspec-
cações de pesca. Depois, pela amura de tos referentes aos aparelhos e redes de
EB, raiou refulgente um duplo arco-iris. arrasto e às condições de segurança do
Um recente Radar de Navegação que próprio navio, bem como os meios de sal-
permite uma mais flexível utilização opera- vamento ao alcance das suas tripulações,
cional do seu monitor, além de detectar os o seu estado de conservação e a docu-
ecos de embarcações e de navios, determi- mentação de cada tripulante.
na-lhes o rumo e velocidade e daí as ilações Hoje, porém, a atitude dos mestres,
que podem determinar intervenções no muitas vezes mais novos que os experientes
âmbito da fiscalização. pescadores, denota já uma outra consciên-
Foi assim que a WSW (17) das Berlengas, cia face à regulamentação em vigor,
pouco antes das 18h00, se detectou um eco nomeadamente à decorrente da temida
que mantendo uma baixa velocidade (3 esgotabilidade do mar, em recursos vivos,
nós) prefigurava um arrastão em faina de graças a um maior nível de escolaridade e a
arrasto, estabelecendo-se então a Condição uma cuidada formação profissional recebida
Especial «3F» para Vistoria. nas Escolas de Pesca.
Aproado ao eco quase imóvel apercebe- O jantar que a navegar é servido pelas
mo-nos de que aumentava a velocidade 18h10, fez-nos então descer à Câmara de
rumo a SSE (18) antes de o avistarmos no Oficiais onde a mesa estava posta como ao
horizonte. Ao ser alcançado, já estava almoço, mas agora com protecções metáli-
Anotando parâmetros na Central de Comando de aprontada e guarnecida a embarcação a cas montadas em torno de pratos, copos e
Máquinas. enviar ao arrastão. tudo o mais que se pudesse deslocar por
6 MAIO 2001 • REVISTA DA ARMADA