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para integração das novas esquadrilhas de                                           ais», para os Açores em
         contratorpedeiros no conjunto das nossas                                            cujas proximidades «foi
         forças aeronavais.                                                                  visto um fenómeno
           Nova viagem a três portos ingleses                                                curioso: às seis horas
         (docagem e carvão e carga) a tempo de                                               nasceu o sol, cujo semi-
         embandeirar nos topes para celebrar a incor-                                        disco superior apareceu
         poração do novo contratorpedeiro «Tejo», a                                          francamente verde; pouco
         12/10, depois de 40 dias de ausência.                                               depois encobriu-se e ficou
           Após três breves comandos e duma longa                                            a parte do céu que estava
         imobilização larga para o Funchal onde per-                                         por baixo com a mesma
         manece de 10 a 30/08/1936 e no Tejo, pre-                                           cor verde, durante cerca
         sencia a revolta dos navios, reflectindo as                                         de um minuto.»
         tensões da sangrenta Guerra Civil espanhola.                                         Água e carvão embarca-
           Nova, mas idêntica, missão ao Reino  O “Gil Eannes” fundeado no porto de Godhavn.  dos, na Horta, Lisboa à
         Unido entre 9/09 e 19/10 onde embarca                                               vista a 6/11. Última faina,
         material de guerra nos habituais portos.  mais de 70 anos, ambos da casa Bensaúde e  o desembarque de 14 pescadores ao cuidado
                                            dois dias depois entra em S. João.  do Grémio (10) a encerrar a 5ª campanha.
         TERRA NOVA - III                     Faz-se ao mar a 28 e é informado do desa-  A 12/06/1939 amarrou à ponte do Grémio,
                                            parecimento de um pescador num mar de  ao Ginjal, e embarcou 3271 caixas de isco e
           Inactivo até 16/12, data em que passa à  gelos flutuantes mas, impotente, segue para a  apetrechos para a frota que, via Horta,
         disponibilidade até que, a 31/06, foi manda-  Groenlândia onde visita 40 bacalhoeiros e,  alcançou a 9/07 tendo fundeado com mau
         do passar, sob o comando do CFR António  no banco de Davis, a outros pesqueiros, rece-  tempo junto dum lugre que só avistou (e visi-
         José Martins, a completo armamento com o  bendo um pescador nosso que, na compa-  tou) no dia ...seguinte.
         objectivo de regressar à Terra Nova, serviço  nhia do médico e do capelão do «St Yves», é  Visitados mais oito navios, estaciona em
         em que se manteve com grande regularidade  transferido para o nosso navio hospital, dias  S. João de 14 a 26 e a 31 iniciava as visitas
         confirmando o reconhecimento internacional  antes de se terem, a 13/08, observado  (7 e depois 24) após o que entrou em
         já granjeado.                      «...«intensos fenómenos de refracção, aproxi-  Godhavn navegando entre icebergs.
           A sua 4ª campanha iniciou-se a 14/07,  mando e invertendo navios»...».  Uma semana depois fazia-se ao mar e visi-
         numa tirada directa de 9 dias, começando  Vários incidentes vão assinalar a próxima  tados 9 bacalhoeiros retorna a S. João para
         logo por visitar 8 bacalhoeiros antes de  escala em Godhavn; No apertado canal de  voltar a sair a 13.
         entrar em Halifax. O 1º cruzeiro, de 9 dias e  entrada houve que contornar uma «monta-  Uma fatalidade iria somar-se às dificul-
         seis visitas, levou-o, a 13/08, e por cinco  nha de gelo flutuante (8)» e depois, ao fun-  dades do nevoeiro ou do mau tempo. Um
         dias, a S. João.                   dear no estreito porto (9), o ferro não unhou e  pescador recolhido do «Granja» foi dado
           Depois foram os mares da Groenlândia,  acabou, depois de rebentarem várias espias,  como desaparecido e invertendo-se o rumo
         por entre gelos flutuantes, avistando ao 6º dia  por encalhar. Alijadas 213 toneladas de água  até ao suposto ponto da tragédia, esta, ao fim
         os primeiros dos 27 lugres a que prestou  doce e salgada (lastro) e deslocado para  de duas porfiadas horas, foi dada por con-
         assistência antes de entrar em Godhavn, na  vante algum carvão, na preamar e à força de  sumada.
         ilha de Disko, até 11/09.          máquina desencalhou e, safo, foi fundear.  Em S. João, na noite de 17/10, desen-
           Nesses 5 dias apresentaram cumprimentos                             cadeou-se tal tempestade (711 mm Hg) que o
         ao governador dinamarquês, que, com a                                 navio, amarrado com 24 cabos de cairo,
         família, retribuiu e a quem foi oferecido um                          arrancou um cabeço do cais, atrasando o
         passeio aos bancos.                                                   regresso a Lisboa para 21, sendo, a 28,
           A acção de assistência médica alargou-se,                           brindado, na Horta, com um eclipse da Lua.
         neste porto, a um esquimó e a um inglês                                 Saído, forneceu o ponto a um hidroavião
         envolvido em estudos estratosféricos.                                 americano que, de Lisboa, demandava aque-
           Novo cruzeiro nos bancos da Terra Nova,                             le porto. A uma semana do S. Martinho de-
         uma média de uma visita por dia, em 9 dias,                           sembarcou os pescadores, sãos ou doentes,
         até S. João onde uma força prestou honras                             que recolhera e a 28/12 o seu muito estima-
         fúnebres ao cônsul de Portugal.                                       do comandante (11) passa à reserva entre-
           O 4º e derradeiro cruzeiro desta campanha                           gando o comando.
         iniciou-se a 4/10 com 21 navios visitados,  O “Gil Eannes” na manhã de 19 de Setembro de 1941  1940, 30/06; feita a calibragem do radio-
         entre eles o «Elite», o 2º arrastão de bacalhau  salva a bandeira da União no porto de Nova York.  goniómetro, na véspera, segue para Ponta
         da nossa frota, e uma intervenção numa                                Delgada e da Horta ruma directo à
         insubordinação a bordo do «Infante de  Depois de uma retemperadora estadia sai  Groenlândia que, celebrada missa a bordo,
         Sagres»                            para S. João onde se reabastece antes de a  na segunda feira, 16/07, avistam pelo través
           Numa semana pintado e abastecido larga a  14/09 voltar aos bancos e às visitas (11 dias,  de estibordo.
         26/10 para Horta, visitando um lugre no  35 dos nossos navios e alguns franceses) pas-  Pôr do sol às 21h50, baleotes, miragens,
         caminho e recolhendo, nesta cidade, um  sando o correio a dois lugres que regressa-  icebergues, uns à deriva outros encalhados
         pescador hospitalizado deixado pelo  vam a Portugal.                  nos bancos, como então aconteceu no banco
         «Pescador» que ultrapassa ao largo da  Em S. João há a oportunidade de se ofere-  Fyllas onde o «São Ruy (12)» foi o primeiro
         Terceira para a 9/11 amarrar à bóia.  cer uma recepção a bordo na enfermaria de  de 32 bacalhoeiros a ser assistido, entrando
           Duas comissões, às Ilhas e de novo a Ingla-  estibordo, decorada a preceito, com ceia  Godhavn de 23 a 30.
         terra, ocupam-no no 1º semestre de 1938.  servida na câmara de sargentos e que além  Depois mais 27 navios, mau tempo, ne-
           Uma vez mais o D.L. de 1927 o levará aos  de muito concorrida, decorreu animada-  voeiros e ... icebergues. Um radioso nascer
         bancos. A 8/07 solta rumo à Horta com  mente até «às duas horas da madrugada».  do sol às 03h30 que deu lugar a uma cer-
         equipamento para o posto radionaval  e, ates-  A 16/10, depois de 4 dias de mar, regressa  ração de dois dias a tempo de se observar as
         tado de carvão, a 18 inicia a sua faina assis-  ao mesmo porto para reparação das caldeiras  franjas luminosas de uma aurora boreal que
         tencial a oito lugres, entre os quais o «Argus»,  e, na sota, embarcar carvão e largar, a 27, sob  evoluiu para feixes combinados com um bri-
         um dos mais modernos, e o «Gazela I» com  o espectacular efeito de «muitas auroras bore-  lhante arco e nova apoteose ao anoitecer.

         10 MAIO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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