Page 193 - Revista da Armada
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aconteceu pelo menos em duas circuns-  obrigatória com a carta que o monarca
         tâncias específicas, como já se viu.  dirige ao vice-rei da Índia com data de
           O terceiro volume é no essencial o  31 de Janeiro de 1614 (2), por outro acei-
         copiador de D. António. Nele ficaram  ta-se que um navio possa sair antes da
         registados vários documentos que lhe  armada se estivesse aprestado e as cir-
         diziam respeito, mormente os relativos ao  cunstâncias o exigissem (3).
         seu comando da armada da costa e das  A insistência dos ataques aos navios
         medidas que tomou, incluindo a criação  que faziam a Rota do Cabo, sobretudo a
         do primeiro corpo de infantaria de mari-  partir dos inícios do século XVII, justifi-
         nha e o documento de nomeação como  cou que neste caso se tomassem pre-
         capitão-geral da armada da coroa de  cauções especiais, patentes na severidade
         Portugal.                          das penas para quem não as cumpria.
           O regimento da armada da costa de  Intenções claras mas não definitivas:
         1618 é um dos poucos conhecidos do  chamados em 1635 a opinar junto do
         género, mas o “Regimento que dei aos  Conselho da Fazenda sobre a navegação
         cappitaes da Armada” é mais raro ainda:  para a Índia, dois experimentados pilotos
         trata das instruções que D. António trans-  da Carreira foram de parecer que as naus
         mitiu por escrito aos capitães dos navios  deviam evitar escalar Angola, Santa
         da armada da costa que comandou em  Helena, Brasil e Ilhas (4), o que quer
         1618. Não deixa de ser curioso que sub-  dizer que o regresso em rota batida não
         sistam tão poucos documentos deste tipo  se impusera definitivamente.
         (há mais dois nas  Curiosidades de   Um dos responsáveis pelas medidas
         Gonçalo de Sousa), uma vez que tudo  tomadas foi D. António de Ataíde, que
         leva a crer que a prática era vulgar,  em 1611 levou a incumbência de anali-
         nomeadamente desde o momento em    sar o regimento dado na Carreira e suge-
         que as armadas começaram a navegar em  rir alterações. Resultou daí um par de
         conserva (hoje dir-se-ia em comboio)  documentos preciosos chegados até nós:
         para prevenir com mais eficácia os  um é a versão integral do regimento que
         ataques inimigos.                  lhe foi dado em 1611, o outro é uma  Filipe IV de Espanha (III de Portugal). Velasquez, Museu
           As vantagens da navegação em conser-  cópia parcial, densamente anotada pelo  do Prado.
         va estão consignadas desde os primórdios  seu punho. Um caso único, o de um regi-
         da carreira da Índia, cujos procedimentos  mento da Carreira anotado pelo capitão-  dades registadas em Harvard, dado os ele-
         de navegação se conhecem melhor;   -mor aconselhando o rei quanto às  mentos de identificação providenciados
         primeiro foi a segurança da navegação a  mudanças que era necessário fazer (5). A  por Boxer já estarem desactualizados. Ao
         justificar a directiva em causa, depois  nosso ver, este foi um dos pareceres em  fim de quase dois anos de porfiados
         passou a ser a segurança militar, moti-  que o monarca se baseou para determi-  esforços a cópia dos códices chegou final-
         vando aliás soluções muito díspares para  nar que a viagem de regresso se passasse  mente a Lisboa, e pudémos então con-
         resolver o mesmo problema: por um lado  a fazer sem escalas.          sultá-los, como têm feito depois outros
         a torna-viagem em rota batida torna-se  Estes documentos não pertencem aos có-  investigadores. A Biblioteca viu aumentar
                                                    dices a que nos referimos, mas  assim o importante núcleo de cópias de
                                                    ajudam a perceber a extraor-  documentos que tem obtido de diversos
                                                    dinária importância de que se  arquivos e bibliotecas estrangeiras, que
                                                    reveste o arquivo de D. António,  muito facilitam a pesquisa dos interessa-
                                                    e não apenas para o estudo da  dos na História da Marinha Portuguesa, já
                                                    arqueologia naval portuguesa.  que, como bem se sabe, muita infor-
                                                    Esperamos tê-lo deixado pa-  mação documental que lhe diz respeito
                                                    tente por este breve apon-  não se guarda já no nosso país.
                                                    tamento, embora fosse preciso
                                                    muito mais para sequer fazer
                                                    um resumo de todos os mate-   Doutor Francisco Contente Domingues
                                                    riais.                         Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
                                                                                                  Academia de Marinha
                                                     O facto de estarem há longos
                                                    anos fora de Portugal justifica
                                                    em boa parte o seu desconheci-  Notas
                                                    mento, e só há pouco tempo a
                                                    Biblioteca Central da Marinha  (1) Temos este documento em estudo para publi-
                                                    adquiriu uma cópia integral dos  cação a curto prazo.
                                                                                 (2) Documentos Remettidos da India…, dir. R. A.
                                                    três códices. Esta aquisição foi  Bulhão Pato, Tomo III, Lisboa, Typographia da
                                                    possível graças ao empenho do  Academia Real das Sciencias, 1885, pp. 32-34.
                                                    Senhor Almirante Vítor Crespo,  (3) Maria Emília Madeira Santos, O problema da
                                                    Director da Biblioteca na altura  segurança das rotas e a concorrência luso-holandesa
                                                    em que sugerimos que aquela  antes de 1620, Lisboa, IICT, 1984, pp. 15-16.
                                                                                 (4) V. Alberto Iria, Da Navegação Portuguesa no
                                                    instituição procedesse à compra  Índico no Século XVII, Lisboa, CEHU, 1963, p. 55.
                                                    de uma fotocópia dos códices  (5) Estes documentos foram publicados por
                                                    dado o evidente interesse dos  Francisco Contente Domingues e Inácio Guerreiro,
                                                    materiais aí contidos. O Director  “D. António de Ataíde, capitão-mor da armada da
                                                    da Biblioteca não só acedeu de  Índia de 1611”, in A Abertura do Mundo. Estudos de
                                                                               História dos Descobrimentos Europeus em
         Folha do códice de D. António de Ataíde, onde consta um orçamento  imediato como não desistiu de a  Homenagem a Luís de Albuquerque, vol. II, Lisboa,
         de despesas para a esquadra de 1621.       concretizar, apesar das dificul-  Presença, 1987, pp. 51-72.
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2001 11
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