Page 272 - Revista da Armada
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poitas com DGPS e finalmente validação
por mergulhadores.
Realizaram-se também novas pas-
sagens com o sonar lateral e o multifeixe
por forma a definir melhor alguns contac-
tos, e processou-se a informação obtida,
por forma a melhorar a qualidade dos
dados e determinar a evolução de cada
um dos contactos em termos de cobertura
por sedimentos e deslocamento.
O relato de testemunhas que viram um
carro a flutuar e a afundar-se na proximi-
dade da sua quinta foi fundamental para
a descoberta do segundo Volkswagen
Passat. Esta informação permitiu concluir
que o carro teria ultrapassado a primeira
zona de afloramento rochoso e que não
teria, possivelmente, atingido as Pedras
de Linhares. A análise dos dados revelou
a existência de um contacto isolado, o que
conduziu à descoberta do segundo carro,
mesmo parcialmente enterrado.
Após a validação de todos os contactos
isolados e daqueles, que pela sua forma e Registo obtido através de multifeixe
dimensões, pareciam mais suspeitos nas
zonas de afloramento rochoso, deram-se Ezequiel que, só com uma disponibili- validação dos ecos. Devido à elevada cor-
por suspensas as operações. Existem dade total na divulgação da informação rente existente, apenas era indicada uma
áreas de afloramento rochoso na proximi- para os Órgãos da Comunicação Social área onde possivelmente poderiam existir
dade da ponte, relativamente extensas, (OCS), foi possível mostrar a dificuldade corpos submersos. No caso concreto do
com centenas ou milhares de contactos de encontrada para se atingir os objectivos e eco que correspondeu ao autocarro, a sua
sonar semelhantes aos dos dois carros as acções desenvolvidas pelas equipas, localização foi determinada pelo son-
que foram encontrados. tendo desta forma prestigiado a Marinha. dador multifeixe e confirmada pelo sonar
Desde o início dos trabalhos foi permi- Uma divulgação mais reduzida teria per- lateral.
tido o acesso dos familiares dos sinis- mitido mais especulações, levando os Esclareceu ainda que foram só os mer-
trados às embarcações em operação e OCS a divulgarem informações menos gulhadores da Marinha que realizaram
posteriormente aos “media”, por forma a correctas sobre o trabalho desenvolvido mergulhos para validação dos ecos.
que pudessem observar as operações em pelas equipas. Seguidamente o orador respondeu a
curso, bem como os equipamentos uti- Em relação à presença da equipa de diversas questões colocadas pela assistên-
lizados. Todas as informações disponíveis voluntários holandeses, que se deslo- cia, esclarecendo e tornando mais claras
foram fornecidas em antecipação aos caram ao local com cães treinados em as suas próprias conclusões num trabalho
familiares. localizar corpos submersos, informou que técnico de pesquisa e validação que tanto
Por último, é de realçar o auxílio da a sua participação foi mais um comple- prestigiou a Marinha.
população local que prontamente se mento para a informação colhida pelo
disponibilizou para qualquer ajuda que Instituto Hidrográfico e que seria sempre (Colaboração da Academia de Marinha
fosse necessária, nomeadamente os donos necessário a realização de mergulhos para e do Instituto Hidrográfico)
dos areeiros que cederam embarcações,
gabinetes para montagem do centro de
operações e guarda de material, o pessoal MENSAGEM DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA
das embarcações que foi inexcedível no
seu apoio às operações e todas as enti-
dades envolvidas, sem as quais não teria No momento em que a Marinha reduz as operações na zona de Entre-os-Rios,
sido possível levar esta missão a bom não quero deixar de expressar o meu apreço pelo desempenho de todo o pes-
porto. soal que participou nas buscas até agora realizadas no rio Douro e na costa
Já em período de perguntas, o Coman- Atlântica portuguesa, sem prejuízo do reconhecimento que a sua acção mere-
dante Ezequiel esclareceu que os oficiais cerá num plano mais institucional.
de Marinha que se encontravam nos estú- Destaco o facto de a Marinha ter respondido de forma pronta, abnegada e
dios das televisões, durante os primeiros coordenada nas áreas de competência do Instituto Hidrográfico, da Autoridade
dias após o acidente, tinham sido coloca- Marítima e do Comando Naval. Neste esforço participaram equipas técnicas,
dos, por convite das respectivas direcções fuzileiros, mergulhadores e unidades navais, conjugando uma ampla gama de
de informação ao Gabinete do Almirante valências que constituíram uma mais valia nas operações desenvolvidas.
Chefe do Estado-Maior da Armada. A Tivemos a satisfação de constatar que a acção da Marinha foi geralmente bem
sua acção era coordenada diariamente compreendida e enaltecida pela opinião pública e não deixaremos de guardar
pelo gabinete. Pretendia-se colaborar na na nossa memória colectiva as manifestações de apreço que muitos cidadãos
transmissão correcta do que se estava a espontaneamente nos dirigiram.
passar em Castelo de Paiva, esclarecendo, É, assim, com sentido orgulho que felicito todos os intervenientes na operação
sempre que necessário, o desenrolar das pelo facto de terem elevado perante o país e a corporação o profissionalismo, o
operações. espírito de missão e a descrição que sempre caracterizaram a postura da
Em relação à forma como a informação Marinha.
foi divulgada, é opinião do Comandante
18 AGORA 2001 • REVISTA DA ARMADA