Page 272 - Revista da Armada
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poitas com DGPS e finalmente validação
         por mergulhadores.
           Realizaram-se também novas pas-
         sagens com o sonar lateral e o multifeixe
         por forma a definir melhor alguns contac-
         tos, e processou-se a informação obtida,
         por forma a melhorar a qualidade dos
         dados e determinar a evolução de cada
         um dos contactos em termos de cobertura
         por sedimentos e deslocamento.
           O relato de testemunhas que viram um
         carro a flutuar e a afundar-se na proximi-
         dade da sua quinta foi fundamental para
         a descoberta do segundo Volkswagen
         Passat. Esta informação permitiu concluir
         que o carro teria ultrapassado a primeira
         zona de afloramento rochoso e que não
         teria, possivelmente, atingido as Pedras
         de Linhares. A análise dos dados revelou
         a existência de um contacto isolado, o que
         conduziu à descoberta do segundo carro,
         mesmo parcialmente enterrado.
           Após a validação de todos os contactos
         isolados e daqueles, que pela sua forma e  Registo obtido através de multifeixe
         dimensões, pareciam mais suspeitos nas
         zonas de afloramento rochoso, deram-se  Ezequiel que, só com uma disponibili-  validação dos ecos. Devido à elevada cor-
         por suspensas as operações. Existem  dade total na divulgação da informação  rente existente, apenas era indicada uma
         áreas de afloramento rochoso na proximi-  para os Órgãos da Comunicação Social  área onde possivelmente poderiam existir
         dade da ponte, relativamente extensas,  (OCS), foi possível mostrar a dificuldade  corpos submersos. No caso concreto do
         com centenas ou milhares de contactos de  encontrada para se atingir os objectivos e  eco que correspondeu ao autocarro, a sua
         sonar semelhantes aos dos dois carros  as acções desenvolvidas pelas equipas,  localização foi determinada pelo son-
         que foram encontrados.             tendo desta forma prestigiado a Marinha.  dador multifeixe e confirmada pelo sonar
           Desde o início dos trabalhos foi permi-  Uma divulgação mais reduzida teria per-  lateral.
         tido o acesso dos familiares dos sinis-  mitido mais especulações, levando os  Esclareceu ainda que foram só os mer-
         trados às embarcações em operação e  OCS a divulgarem informações menos  gulhadores da Marinha que realizaram
         posteriormente aos “media”, por forma a  correctas sobre o trabalho desenvolvido  mergulhos para validação dos ecos.
         que pudessem observar as operações em  pelas equipas.                   Seguidamente o orador respondeu a
         curso, bem como os equipamentos uti-  Em relação à presença da equipa de  diversas questões colocadas pela assistên-
         lizados. Todas as informações disponíveis  voluntários holandeses, que se deslo-  cia, esclarecendo e tornando mais claras
         foram fornecidas em antecipação aos  caram ao local com cães treinados em  as suas próprias conclusões num trabalho
         familiares.                        localizar corpos submersos, informou que  técnico de pesquisa e validação que tanto
           Por último, é de realçar o auxílio da  a sua participação foi mais um comple-  prestigiou a Marinha.
         população local que prontamente se  mento para a informação colhida pelo
         disponibilizou para qualquer ajuda que  Instituto Hidrográfico e que seria sempre  (Colaboração da Academia de Marinha
         fosse necessária, nomeadamente os donos  necessário a realização de mergulhos para      e do Instituto Hidrográfico)
         dos areeiros que cederam embarcações,
         gabinetes para montagem do centro de
         operações e guarda de material, o pessoal  MENSAGEM DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA
         das embarcações que foi inexcedível no
         seu apoio às operações e todas as enti-
         dades envolvidas, sem as quais não teria  No momento em que a Marinha reduz as operações na zona de Entre-os-Rios,
         sido possível levar esta missão a bom  não quero deixar de expressar o meu apreço pelo desempenho de todo o pes-
         porto.                               soal que participou nas buscas até agora realizadas no rio Douro e na costa
           Já em período de perguntas, o Coman-  Atlântica portuguesa, sem prejuízo do reconhecimento que a sua acção mere-
         dante Ezequiel esclareceu que os oficiais  cerá num plano mais institucional.
         de Marinha que se encontravam nos estú-  Destaco o facto de a Marinha ter respondido de forma pronta, abnegada e
         dios das televisões, durante os primeiros  coordenada nas áreas de competência do Instituto Hidrográfico, da Autoridade
         dias após o acidente, tinham sido coloca-  Marítima e do Comando Naval. Neste esforço participaram equipas técnicas,
         dos, por convite das respectivas direcções  fuzileiros, mergulhadores e unidades navais, conjugando uma ampla gama de
         de informação ao Gabinete do Almirante  valências que constituíram uma mais valia nas operações desenvolvidas.
         Chefe do Estado-Maior da Armada. A     Tivemos a satisfação de constatar que a acção da Marinha foi geralmente bem
         sua acção era coordenada diariamente  compreendida e enaltecida pela opinião pública e não deixaremos de guardar
         pelo gabinete. Pretendia-se colaborar na  na nossa memória colectiva as manifestações de apreço que muitos cidadãos
         transmissão correcta do que se estava a  espontaneamente nos dirigiram.
         passar em Castelo de Paiva, esclarecendo,  É, assim, com sentido orgulho que felicito todos os intervenientes na operação
         sempre que necessário, o desenrolar das  pelo facto de terem elevado perante o país e a corporação o profissionalismo, o
         operações.                           espírito de missão e a descrição que sempre caracterizaram a postura da
           Em relação à forma como a informação  Marinha.
         foi divulgada, é opinião do Comandante

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