Page 271 - Revista da Armada
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cas, diversas equipas estrangeiras espe-
cializadas em mergulho e pesquisa,
nomeadamente de Espanha e França.
Apesar de não terem constituido uma
solução alternativa, uma vez que o méto-
do de operação e os equipamentos uti-
lizados são semelhantes aos nossos, o
contacto foi muito proveitoso, tendo per-
mitido a troca de experiências e a dis-
cussão de métodos alternativos para
operação em condições além do limite.
Refira-se ainda que foi analisada minu-
ciosamente a viabilidade de execução de
todas as ideias para a realização das bus-
cas e identificação dos contactos, apresen-
tadas por empresas e particulares, na-
cionais e estrangeiros.
Depois de localizado o autocarro, ainda
muitos corpos e três automóveis estavam
Sonar lateral. por encontrar, por isso prosseguiram os
mergulhos no sentido de se validarem os
do um sonar rotativo de alta frequência, condições meteorológicas melhoraram vários contactos obtidos. Infelizmente, os
semelhante ao usado no ROV do IHPT, significativamente, o caudal diminuiu e as contactos investigados correspondiam a
para auxílio às buscas que se estavam a partículas e os detritos transportados pelo uma grua e a estruturas metálicas diversas.
desenvolver. rio diminuíram também, o que permitiu Finalmente, no dia 1 de Abril foi loca-
Realizou-se também um levantamento uma melhoria significativa na qualidade lizado um dos três veículos afundados no
com o magnetómetro até 5 Km a jusante dos registos obtidos. rio Douro. Tratava-se de um Volkswagen
da ponte para obtenção de um registo de Entretanto, na segunda semana de Passat, localizado a mais de 20 metros a
referência. Da análise dos dados concluiu- Março, seguiu para o local um correntó- jusante da ponte. No seu interior encon-
-se que a anomalia calculada para o auto- metro acústico por efeito Doppler com o travam-se os corpos de 2 jovens. Por volta
carro, função da massa de ferro e inversa- objectivo de melhorar a capacidade de das 15.30 horas do mesmo dia teve início o
mente proporcional ao cubo da distância, observar as correntes. resgate da viatura que, depois de içada foi
passaria despercebida no valor do campo Prosseguiu o levantamento de sonar levada para o porto fluvial de Sardoura.
magnético local, afectado pela geologia, lateral ao longo do rio em troços de 2 Km, A melhoria das condições meteorológi-
por grandes massas de ferro existentes até à Barragem de Crestuma e de multi- cas entretanto registada permitiu que as
nos cais de atracação, nos batelões e nos feixe, até 10 Km a jusante do local do aci- equipas de mergulhadores desenvolves-
destroços da ponte. dente. A informação foi processada, sem mais facilmente o seu trabalho. No
No dia 7, foi decidido colocar uma cruzada e foram definidos diversos alvos. entanto, a exemplo de mergulhos ante-
plataforma de apoio sobre o eco detecta- Sobre estes foram feitas novas passagens, riores, voltou a encontrar-se muito “lixo
do, por forma a proceder à sua identifi- os registos foram processados e analisa- metálico” no leito do rio. No dia 3 de
cação. A medição de correntes no local dos e comparados novamente. Alguns Abril descobriu-se que um desses ecos era
indicava valores superiores a oito nós, o alvos foram colocados para segundo uma motorizada, que foi posteriormente
que não possibilitaria à partida efectuar plano, por provavelmente correspon- recolhida.
qualquer tentativa de mergulho. Foi deci- derem a afloramentos ro-
dido realizar um mergulho assim que se chosos.
reunissem condições mínimas de segu- Iniciaram-se no dia 17,
rança. Numa primeira tentativa não foi sábado, os mergulhos para
possível ultrapassar os dois metros de identificação dos alvos selec-
profundidade. No dia seguinte, realizou- cionados. O primeiro reve-
-se nova tentativa após concentração de lou ser um contentor de 12
esforços com as barragens a montante do metros utilizado como cais
rio Douro e Tâmega, no sentido de não se flutuante que se teria even-
efectuarem descargas, contudo as con- tualmente libertado a mon-
dições meteorológicas não permitiram tante da ponte em 1985, e do
alongar estes esforços. Apesar da di- qual não se conhecia a sua
minuição de caudal, as correntes eram localização. Na manhã do
superiores a seis nós. A tentativa de mer- dia 19, foi efectuado um
gulho não permitiu validar o eco a uma segundo mergulho, numa
profundidade de 12 metros. Só no dia 11 posição a cerca de 20 metros
após concentração de esforços com todas da posição do primeiro eco Processamento dos registo do sonar lateral.
as barragens de ambos os rios, incluindo tendo-se identificado uma
as espanholas, foi possível efectuar cinco estrutura metálica com tecidos, que se Prosseguiu o trabalho fastidioso de
mergulhos tendo-se identificado uma veio a confirmar como o autocarro aci- medição regular de correntes sobre os
embarcação afundada. Após estes mer- dentado. No dia seguinte foi iniciado o vários pontos de mergulho, análise de
gulhos, foi retirada a plataforma de apoio resgate das águas do rio, operação que se condições e decisão sobre a ordem de
a fim de prosseguirem as pesquisas no revelou morosa e com grandes dificul- contactos a investigar, naturalmente
local. dades técnicas. dependente não só da natureza do conta-
Desde o dia em que foi feita a primeira É de salientar a prontidão com que se cto mas também de exequabilidade do
identificação de um contacto de sonar, as disponibilizaram, para cooperar nas bus- mergulho, posicionamento rigoroso das
REVISTA DA ARMADA • AGOSTO 2001 17