Page 271 - Revista da Armada
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cas, diversas equipas estrangeiras espe-
                                                                               cializadas em mergulho e pesquisa,
                                                                               nomeadamente de Espanha e França.
                                                                               Apesar de não terem constituido uma
                                                                               solução alternativa, uma vez que o méto-
                                                                               do de operação e os equipamentos uti-
                                                                               lizados são semelhantes aos nossos, o
                                                                               contacto foi muito proveitoso, tendo per-
                                                                               mitido a troca de experiências e a dis-
                                                                               cussão de métodos alternativos para
                                                                               operação em condições além do limite.
                                                                                 Refira-se ainda que foi analisada minu-
                                                                               ciosamente a viabilidade de execução de
                                                                               todas as ideias para a realização das bus-
                                                                               cas e identificação dos contactos, apresen-
                                                                               tadas por empresas e particulares, na-
                                                                               cionais e estrangeiros.
                                                                                 Depois de localizado o autocarro, ainda
                                                                               muitos corpos e três automóveis estavam
         Sonar lateral.                                                        por encontrar, por isso prosseguiram os
                                                                               mergulhos no sentido de se validarem os
         do um sonar rotativo de alta frequência,  condições meteorológicas melhoraram  vários contactos obtidos. Infelizmente, os
         semelhante ao usado no ROV do IHPT,  significativamente, o caudal diminuiu e as  contactos investigados correspondiam a
         para auxílio às buscas que se estavam a  partículas e os detritos transportados pelo  uma grua e a estruturas metálicas diversas.
         desenvolver.                       rio diminuíram também, o que permitiu  Finalmente, no dia 1 de Abril foi loca-
           Realizou-se também um levantamento  uma melhoria significativa na qualidade  lizado um dos três veículos afundados no
         com o magnetómetro até 5 Km a jusante  dos registos obtidos.          rio Douro. Tratava-se de um Volkswagen
         da ponte para obtenção de um registo de  Entretanto, na segunda semana de  Passat, localizado a mais de 20 metros a
         referência. Da análise dos dados concluiu-  Março, seguiu para o local um correntó-  jusante da ponte. No seu interior encon-
         -se que a anomalia calculada para o auto-  metro acústico por efeito Doppler com o  travam-se os corpos de 2 jovens. Por volta
         carro, função da massa de ferro e inversa-  objectivo de melhorar a capacidade de  das 15.30 horas do mesmo dia teve início o
         mente proporcional ao cubo da distância,  observar as correntes.      resgate da viatura que, depois de içada foi
         passaria despercebida no valor do campo  Prosseguiu o levantamento de sonar  levada para o porto fluvial de Sardoura.
         magnético local, afectado pela geologia,  lateral ao longo do rio em troços de 2 Km,  A melhoria das condições meteorológi-
         por grandes massas de ferro existentes  até à Barragem de Crestuma e de multi-  cas entretanto registada permitiu que as
         nos cais de atracação, nos batelões e nos  feixe, até 10 Km a jusante do local do aci-  equipas de mergulhadores desenvolves-
         destroços da ponte.                dente. A informação foi processada,  sem mais facilmente o seu trabalho. No
           No dia 7, foi decidido colocar uma  cruzada e foram definidos diversos alvos.  entanto, a exemplo de mergulhos ante-
         plataforma de apoio sobre o eco detecta-  Sobre estes foram feitas novas passagens,  riores, voltou a encontrar-se muito “lixo
         do, por forma a proceder à sua identifi-  os registos foram processados e analisa-  metálico” no leito do rio. No dia 3 de
         cação. A medição de correntes no local  dos e comparados novamente. Alguns  Abril descobriu-se que um desses ecos era
         indicava valores superiores a oito nós, o  alvos foram colocados para segundo  uma motorizada, que foi posteriormente
         que não possibilitaria à partida efectuar  plano, por provavelmente correspon-  recolhida.
         qualquer tentativa de mergulho. Foi deci-  derem a afloramentos ro-
         dido realizar um mergulho assim que se  chosos.
         reunissem condições mínimas de segu-  Iniciaram-se no dia 17,
         rança. Numa primeira tentativa não foi  sábado, os mergulhos para
         possível ultrapassar os dois metros de  identificação dos alvos selec-
         profundidade. No dia seguinte, realizou-  cionados. O primeiro reve-
         -se nova tentativa após concentração de  lou ser um contentor de 12
         esforços com as barragens a montante do  metros utilizado como cais
         rio Douro e Tâmega, no sentido de não se  flutuante que se teria even-
         efectuarem descargas, contudo as con-  tualmente libertado a mon-
         dições meteorológicas não permitiram  tante da ponte em 1985, e do
         alongar estes esforços. Apesar da di-  qual não se conhecia a sua
         minuição de caudal, as correntes eram  localização. Na manhã do
         superiores a seis nós. A tentativa de mer-  dia 19, foi efectuado um
         gulho não permitiu validar o eco a uma  segundo mergulho, numa
         profundidade de 12 metros. Só no dia 11  posição a cerca de 20 metros
         após concentração de esforços com todas  da posição do primeiro eco  Processamento dos registo do sonar lateral.
         as barragens de ambos os rios, incluindo  tendo-se identificado uma
         as espanholas, foi possível efectuar cinco  estrutura metálica com tecidos, que se  Prosseguiu o trabalho fastidioso de
         mergulhos tendo-se identificado uma  veio a confirmar como o autocarro aci-  medição regular de correntes sobre os
         embarcação afundada. Após estes mer-  dentado. No dia seguinte foi iniciado o  vários pontos de mergulho, análise de
         gulhos, foi retirada a plataforma de apoio  resgate das águas do rio, operação que se  condições e decisão sobre a ordem de
         a fim de prosseguirem as pesquisas no  revelou morosa e com grandes dificul-  contactos a investigar, naturalmente
         local.                             dades técnicas.                    dependente não só da natureza do conta-
           Desde o dia em que foi feita a primeira  É de salientar a prontidão com que se  cto mas também de exequabilidade do
         identificação de um contacto de sonar, as  disponibilizaram, para cooperar nas bus-  mergulho, posicionamento rigoroso das
                                                                                     REVISTA DA ARMADA • AGOSTO 2001  17
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