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Uma reparação
                                 Uma reparação



                               muito particular
                               muito particular





             oder-se-á perguntar se se podem execu-
             tar reparações sem que tenha ocorrido
         Puma avaria.
           A resposta não é díficil, mesmo para quem
         não tenha formação técnica, pois é matéria
         que aprendemos por experiência própria.
         Pelo menos quando levamos automóvel à
         revisão!… À saída, julgamos ter feito uma
         grande reparação, mas quando lá deixámos o
         carro, este não tinha nenhuma avaria!…
           Esta reparação no motor principal de EB (1)
         do NRP “Álvares Cabral”, efectuada fora do
         período atribuído para a manutenção planea-
         da, só aconteceu porque realmente houve
         uma avaria. Uma avaria grave!
           Falar de avarias, das suas causas e conse-
         quências, não é uma tarefa agradável, nem
         este é o local adequado, por isso, proponho-
         -me apenas falar da sua reparação, agora que
         o navio voltou ao Mar com todas as suas
         capacidades materiais - as humanas nunca
                                            O embarque do bloco armado devidamente protegido.
         estiveram em causa.
           O NRP “Álvares Cabral” integrou a  lidades não ficaram diminuídas, pois a  do Alfeite; numa 2ª fase, durante a permanên-
         STANAVFORLANT (2) a 12 de Março em  turbina de gás do mesmo veio propulsor  cia de 5 dias do navio em Lisboa, seriam
         Port Canaveral, porto da costa Atlântica do  assegura todas as capacidades do motor,  preparados os acessos para que a 3ª fase, a
         estado americano da Florida e sede da con-  excepto a redundância.    montagem do motor a bordo, se efectuasse na
         quista do espaço, cidade dos foguetões e dos  À distância, em Lisboa, graças aos sistemas  Base Naval de Wilhelmshaven – Alemanha,
         “space shutles”.                   de comunicação que permitem um acom-  durante uma estadia prevista para esta base,
           Já a navegar, em trânsito para o primeiro  panhamento em “directo”, já se pensava na  com duração de 10 dias. A tarefa não se avizi-
         exercício com a Força, ocorreu uma situação  melhor maneira de ajudar o navio a ultrapas-  nhava fácil, nada fácil mesmo, mas toda a
         de alarme nas máquinas, que horas mais tarde  sar a situação, pensando sempre na impor-  envolvente assim o obrigava.
         se confirmava ter resultado de uma avaria  tantíssima missão que então se avizinhava –  O tempo era escasso e portanto não havia
         grave no motor principal de EB. Caso se con-  o comando nacional da STANAVFORLANT.  um minuto a perder. O delegado da Direcção
         firmassem as primeiras suspeitas, o pessoal do  Passando à frente de algumas decisões  de Navios tirava notas e elaborava o planea-
         navio pouco poderia fazer, a não ser iniciar  importantes tomadas pela direcção técnica – a  mento, em função da evolução da situação. O
         todos os procedimentos administrativos que  Direcção de Navios, vamos então começar a  pessoal do departamento de propulsão e ener-
         uma situação desta natureza requer.  reparação, agora sem fato-de-macaco e sobre-  gia, sem nunca deixar de pensar na hipótese
           Quem conhece o sistema propulsor desta  tudo sem a incerteza que caracteriza sempre  de encontrar a causa da avaria, “atacou” o
         classe de navios sabe que as suas potencia-  uma análise de avaria:   motor de tal forma, que 3 dias mais tarde o
                                                           A avaliação da situação  motor tinha ganho outra forma – um organiza-
                                                         não deixava dúvidas. O  do amontoado de peças no hangar do
                                                         motor tinha que sofrer uma  helicóptero. A equipa do Arsenal que foi
                                                         intervenção ao nível da  deslocada para o local, recebeu então o
                                                         revisão geral, mas o navio  “serviço” ainda com muito trabalho pela
                                                         estava a alguns milhares de  frente. Nos dez dias que se seguiram o motor
                                                         milhas da BNL, a iniciar  foi retirado do módulo, desmontado, limpo,
                                                         uma importante missão  excaixotado e enviado para o Arsenal. Toda
                                                         para a qual tinha sido tão  esta operação só foi possível, pois de Lisboa
                                                         bem preparado. Por forma  foram enviadas as ferramentas especiais
                                                         a minimizar as consequên-  necessárias e porque a palavra confiança
                                                         cias e por conseguinte os  esteve sempre presente em todas as decisões,
                                                         custos, a linha de acção  nesta hora crítica para a Marinha.
                                                         traçada foi a seguinte:  A 31 de Março, já com o Comodoro (4)
                                                         numa 1ª fase, na Base  embarcado o navio fez-se ao mar, agora
                                                         Naval de Mayport, Florida,  como navio-chefe e consequentemente com
                                                         o motor seria desmontado e  responsabilidades acrescidas.
                                                         transportado via aérea para  O motor foi chegando ao Arsenal em con-
                                                         iniciar a reparação em ofici-  juntos de componentes, reparado, montado e
         Movimentação do bloco do motor no interior do hangar.  na, neste caso no Arsenal  preparado para a montagem em compo-
         14 AGOSTO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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