Page 88 - Revista da Armada
P. 88

(NCIS), se tornou premente a necessidade da construção de  São exemplo de cursos aqui ministrados os da área do
         uma nova escola que pudesse assim albergar os novos equipa-  NSV (narrowband secure voice), DOLCE(equipamentos
         mentos que integrariam este sistema de comunicações e simul-  criptográficos de transmissão de data, como as conhecidas
         taneamente viesse a dar resposta às solicitações do futuro. 1976  Bid 950 e Bid 1000), COMSEC (segurança de comunicações)
         foi o ano do arranque das novas instalações e 1983 o ano do  e CRYPTO Custodians (segurança cripto).
         seu término. Sistemas conhecidos como o IVSN, o TARE e o
         TCF passaram a partir de então a ser ministrados nesta escola.  AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO
         Com o decorrer da década de 80 e as novas ciências da infor-
         mática a apoderarem-se do controlo dos equipamentos e sis-  A par dos cursos introduzidos, a escola evoluiu igual-
         temas, a escola abriu portas a uma nova área: a de Sistemas de  mente nos métodos e técnicas didácticas. Dos documentos
         Informação, Comando e Controlo. No final desta década (1989)  dactilografados e apresentações retroprojectadas que
         a escola reajustou o seu nome para a designação actual: NATO  chegaram aos finais dos anos 90, passou-se gradualmente e
         COMMUNICATIONS AND INFORMATION SYSTEMS               com grande empenho de todo o corpo docente a uma con-
         SCHOOL (NCISS), reflectindo assim os cursos ali ministrados.  versão informatizada de toda a documentação, quer escrita
                                                              quer visual, entrando-se assim no novo milénio numa nova
         ORGANIZAÇÃO ACTUAL –ÁREAS E CURSOS                   fase, procurando o  aproveitamento máximo das novas tec-
                                                              nologias educativas. Assim, a escola dispõe neste momento
           Apoiada por  um corpo docente e administrativo de com-  de salas de aula equipadas com computadores (CAT Labs-
         posição multinacional, superando barreiras linguísticas e  “Computer Assisted Training”), o que permite a cada aluno,
         culturais, a escola vive assim uma atmosfera particular de  de uma forma dinâmica e interactiva, acompanhar a pro-
         integração e funcionalidade com a sua componente de treino  gressão da matéria em discussão na aula.
         estruturada em três áreas distintas:

           a) A área de sistemas no âmbito de redes de                 ESTUDANTES 1990-1999
         Comunicações (Network Domain Section),
         responsável por cursos na área de Sistemas de
         Transmissões e Sistemas de Comutação e Controlo
         de redes (network controle).
           São-nos familiares alguns desses sistemas, como os
         já referidos IVSN (a ser substituído pelo NATO Core
         System) e  TARE, mas outros como o SATCOM, o
         TSGT (Transportable Satellite Ground Terminal – as
         novas Estações de Satélite da NATO, estando assim
         implícito o novo conceito estratégico da Orga-
         nização), DLOS (Digital Line of Sight), VTC (Video
         Teleconference), Multiplexers como o MAXIMA
         e o IDNX e também o P(A)BX e Frequency
         Management.
                                                      Gráfico 1: Aos 50 alunos/ano formados no início da actividade da escola, contrastam os actuais
           b) A área no Domínio do Utilizador (User   2000/ano.
         Domain Section), responsável por cursos no
         âmbito de Sistemas de Informação, Comando e Controlo  QUEM FREQUENTA A ESCOLA?
         (CCIS), Programação e Gestão Informática. São desta área
         cursos como o SCARS (já falado), MCCIS (maritime com-  Acorrem à NCISS  alunos de todos os  países membros da
         mand and control information system), ADP(automatic data  NATO bem como dos países chamados PfP (partners for peace).
         processing), RMP (recognized maritime picture), LAN (local  Para a frequência dos cursos são requeridos requisitos técni-
         area network), etc.                                  co-linguísticos adequados aos cursos que os alunos pretendem
           c) A área no domínio de Informação e Segurança (INFOSEC  frequentar. A coordenação das nomeações compete às
         Domain Section), responsável por cursos no âmbito da segu-  unidades NATO e aos organismos nacionais do ministério da
         rança informática, de informação e  instrumentos de segu-  defesa de cada país que, em coordenação como o NACOSA,
         rança ADP  e  equipamentos criptográficos NATO.      fazem a respectiva inscrição.
                                                                       Colhendo a experiência de 40 anos de vida, a
                                                                      NCISS tem consciência da importância do seu papel
                     ESTUDANTES/PAÍSES DA NATO                        educativo  quer na formação de militares e civis
                       -Anos Lectivos 1999 e 2000
                                                                      como técnicos, quer na sua valorização como
           482                                                        Homens em defesa dos valores que norteiam a
                                                                      Organização, contribuindo deste modo para que a
             339                                                      paz no xadrez europeu continue a ser possível.
              256  253  247                                            Uma perspectiva da afluência de alunos que têm fre-
                  226                                                 quentado o estabelecimento nos últimos dez anos é-nos
                    143  175
                       108  109         108                           dada pelo gráfico 1 e, duma forma mais detalhada, o
                          84  90  75  91  70  56  69  50  65  60  58  58  55  gráfico 2 mostra-nos o número de alunos que os países
                                              42
                                                 41
                                                34
                                                   28
                                                      12   41  3   8  3  24  2  0  nos últimos dois anos fizeram passar pela escola.
                                                                                                   António Videira
                                                                                                        SAR AJ TRC
                                                                                       (Instrutor na NCISS - Secção SATCOM)
         Gráfico 2: Os números são elucidativos do empenhamento dos países na Organização e da impor-  * Informações sobre a NCISS:
         tância dada à formação dos seus profissionais.               Email: videira@nciss-nato.it
         14 MARÇO 2001 • REVISTA DA ARMADA
   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93