Page 88 - Revista da Armada
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(NCIS), se tornou premente a necessidade da construção de São exemplo de cursos aqui ministrados os da área do
uma nova escola que pudesse assim albergar os novos equipa- NSV (narrowband secure voice), DOLCE(equipamentos
mentos que integrariam este sistema de comunicações e simul- criptográficos de transmissão de data, como as conhecidas
taneamente viesse a dar resposta às solicitações do futuro. 1976 Bid 950 e Bid 1000), COMSEC (segurança de comunicações)
foi o ano do arranque das novas instalações e 1983 o ano do e CRYPTO Custodians (segurança cripto).
seu término. Sistemas conhecidos como o IVSN, o TARE e o
TCF passaram a partir de então a ser ministrados nesta escola. AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO
Com o decorrer da década de 80 e as novas ciências da infor-
mática a apoderarem-se do controlo dos equipamentos e sis- A par dos cursos introduzidos, a escola evoluiu igual-
temas, a escola abriu portas a uma nova área: a de Sistemas de mente nos métodos e técnicas didácticas. Dos documentos
Informação, Comando e Controlo. No final desta década (1989) dactilografados e apresentações retroprojectadas que
a escola reajustou o seu nome para a designação actual: NATO chegaram aos finais dos anos 90, passou-se gradualmente e
COMMUNICATIONS AND INFORMATION SYSTEMS com grande empenho de todo o corpo docente a uma con-
SCHOOL (NCISS), reflectindo assim os cursos ali ministrados. versão informatizada de toda a documentação, quer escrita
quer visual, entrando-se assim no novo milénio numa nova
ORGANIZAÇÃO ACTUAL –ÁREAS E CURSOS fase, procurando o aproveitamento máximo das novas tec-
nologias educativas. Assim, a escola dispõe neste momento
Apoiada por um corpo docente e administrativo de com- de salas de aula equipadas com computadores (CAT Labs-
posição multinacional, superando barreiras linguísticas e “Computer Assisted Training”), o que permite a cada aluno,
culturais, a escola vive assim uma atmosfera particular de de uma forma dinâmica e interactiva, acompanhar a pro-
integração e funcionalidade com a sua componente de treino gressão da matéria em discussão na aula.
estruturada em três áreas distintas:
a) A área de sistemas no âmbito de redes de ESTUDANTES 1990-1999
Comunicações (Network Domain Section),
responsável por cursos na área de Sistemas de
Transmissões e Sistemas de Comutação e Controlo
de redes (network controle).
São-nos familiares alguns desses sistemas, como os
já referidos IVSN (a ser substituído pelo NATO Core
System) e TARE, mas outros como o SATCOM, o
TSGT (Transportable Satellite Ground Terminal – as
novas Estações de Satélite da NATO, estando assim
implícito o novo conceito estratégico da Orga-
nização), DLOS (Digital Line of Sight), VTC (Video
Teleconference), Multiplexers como o MAXIMA
e o IDNX e também o P(A)BX e Frequency
Management.
Gráfico 1: Aos 50 alunos/ano formados no início da actividade da escola, contrastam os actuais
b) A área no Domínio do Utilizador (User 2000/ano.
Domain Section), responsável por cursos no
âmbito de Sistemas de Informação, Comando e Controlo QUEM FREQUENTA A ESCOLA?
(CCIS), Programação e Gestão Informática. São desta área
cursos como o SCARS (já falado), MCCIS (maritime com- Acorrem à NCISS alunos de todos os países membros da
mand and control information system), ADP(automatic data NATO bem como dos países chamados PfP (partners for peace).
processing), RMP (recognized maritime picture), LAN (local Para a frequência dos cursos são requeridos requisitos técni-
area network), etc. co-linguísticos adequados aos cursos que os alunos pretendem
c) A área no domínio de Informação e Segurança (INFOSEC frequentar. A coordenação das nomeações compete às
Domain Section), responsável por cursos no âmbito da segu- unidades NATO e aos organismos nacionais do ministério da
rança informática, de informação e instrumentos de segu- defesa de cada país que, em coordenação como o NACOSA,
rança ADP e equipamentos criptográficos NATO. fazem a respectiva inscrição.
Colhendo a experiência de 40 anos de vida, a
NCISS tem consciência da importância do seu papel
ESTUDANTES/PAÍSES DA NATO educativo quer na formação de militares e civis
-Anos Lectivos 1999 e 2000
como técnicos, quer na sua valorização como
482 Homens em defesa dos valores que norteiam a
Organização, contribuindo deste modo para que a
339 paz no xadrez europeu continue a ser possível.
256 253 247 Uma perspectiva da afluência de alunos que têm fre-
226 quentado o estabelecimento nos últimos dez anos é-nos
143 175
108 109 108 dada pelo gráfico 1 e, duma forma mais detalhada, o
84 90 75 91 70 56 69 50 65 60 58 58 55 gráfico 2 mostra-nos o número de alunos que os países
42
41
34
28
12 41 3 8 3 24 2 0 nos últimos dois anos fizeram passar pela escola.
António Videira
SAR AJ TRC
(Instrutor na NCISS - Secção SATCOM)
Gráfico 2: Os números são elucidativos do empenhamento dos países na Organização e da impor- * Informações sobre a NCISS:
tância dada à formação dos seus profissionais. Email: videira@nciss-nato.it
14 MARÇO 2001 • REVISTA DA ARMADA