Page 89 - Revista da Armada
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Os falsos rasgões
Os falsos rasgões
do retrato de Camões
do retrato de Camões
á alguns anos atrás, participamos do natural e que constitui o único que O retrato de que nos estamos a ocu-
na preparação da exposição se conhece executado em vida do par perdeu-se. Todavia foi, em boa
HPortugal-Brasil, a Era dos Desco- poeta. Atendendo às dimensões da hora, reproduzido por Luís José Pereira
brimentos Atlânticos, de Rezende, no segundo
que veio a ter lugar na quartel do Século XIX.
Biblioteca Pública de Todavia, o desenhador
Nova Iorque(1). Logo excedeu-se ao executar
que se estabeleceu o a cópia, pois incluíu
guião, esta prestigiada toda as mazelas que o
biblioteca foi recebendo retrato continha. É sem
os elementos respeitan- dúvida um caso raro(2).
tes a cada uma das peças
que iriam ser expostas: Esta cópia foi posse do
fotografia, dimensões, duque de Lafões até que
características, etc. Uma um dia passou para as
das peças era o retrato mãos do Dr. António
de Luís de Camões, cuja Augusto Carvalho Mon-
fotografia ilustra esta teiro, que a transmitiu ao
página. filho, em cuja posse,
Ao examinarem esta Afonso Dornelas a des-
fotografia, os curadores cobriu em 1925. Em
da Biblioteca de Nova 1951 foi adquirida por
Iorque, consideraram António de Aguiar e em
que não seria conve- 1960 pelo Dr. Fausto de
niente apresentar um Figueiredo, tendo sido
retrato rasgado, quando vendida depois, em
existiam meios capazes 1988, pelos seus her-
de restaurar o papel em deiros ao livreiro e anti-
que ele estava dese- quário de Nova Iorque
nhado. Propuseram-se Richard Ramer. Final-
mesmo para proceder a mente, Vasco Graça
este delicado trabalho, Moura adquiriu-o para a
admitindo, provavel- Comissão Nacional para
mente, que nós não o a Comemoração dos
tínhamos feito por falta Descobrimentos Portu-
de recursos técnicos ou gueses. Actualmente, en-
financeiros. contra-se depositado no
Agradecemos a genti- Arquivo Nacional da
leza e informamos que Torre do Tombo(3).
o restauro era impossí-
vel. Isto por que tanto
os rasgões como as A. Estácio dos Reis
pequenas tiras de papel CMG
que serviram para juntar
os pedaços em que o retrato se decom- mancha, 130mmx145mm, admite-se Notas:
pôs eram, simplesmente, desenhados! que tenha sido feito para ser aberto em 1) A exposição, que teve lugar em 1990, resultou
Facto que vem mais uma vez dar razão chapa de cobre e incluído numa duma proposta da Fundação Cultural Brasileira, com
ao ditado popular que diz que nem edição de Os Lusíadas, da qual não sede em Nova Iorque, e foi realizada em colaboração
entre esta e a Comissão Nacional para as Come-
tudo que luz é oiro. nos chegou um único exemplar, como morações dos Descobrimentos Portugueses.
aliás tem acontecido a tantas outras 2) Quando estivemos em Macau, nos anos 50,
O original deste retrato foi dese- obras do passado. Isto acontecia por encontrava-se uma história que mostrava como os
nhado por Fernão Gomes (1548-1612), que, na época, as edições eram apenas alfaiates locais eram rigorosos a fazer um fato que
de origem espanhola, que depois de de poucas centenas de exemplares. lhes deixássemos para copiar. Certa vez, quando um
cliente foi buscar a obra feita, que aliás era executada,
regressar de Delft, onde foi aperfeiçoar Aliás, o desaparecimento total de uma por vezes, em menos de 24 horas, verificou que tinha
a sua arte, veio para Portugal, no ano edição não impede que esta tenha um buraco nas calças. Exactamente, o mesmo buraco
de 1573, onde permaneceu durante existido, pois basta lembrar-nos que que tinha originado a encomenda.
(3) O leitor que se interessar por este assunto acon-
três anos até voltar para Albuquerque chegaram até aos nossos dias inúmeras selhamos a obra “Fernão Gomes e o retrato de
sua terra natal. Foi neste período que edições de que se conhecem, apenas, Camões”, por Victor Serrão e Vasco Graça Moura,
fez o retrato de Luís de Camões tirado um ou dois exemplares. Lisboa, 1990.
REVISTA DA ARMADA • MARÇO 2001 15