Page 159 - Revista da Armada
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na valorização e lubrificação, sendo toda a área apoiada
qualificação do por uma ferramentaria e paiol de
pessoal, permi- sobressalentes de viaturas.
tindo o exercício Ainda no mesmo piso, encontram-se
muito mais com- as Oficinas de manutenção (mecânica,
pleto das funções electricidade e manobra) de equipa-
de Organismo de mentos e material das embarcações de
Direcção Técnica. transporte fluvial e espaços técnicos
O edifício é destinados a casas de baterias, paióis de
constituído por 3 tintas e diluentes, lubrificantes, material
pisos, cuja confi- de manobra, sobressalentes para UAM’s
guração a seguir e paiol de abastecimento geral.
se descreve: Piso 1 – É neste piso que se localiza o
Piso 0 – É o estacionamento de viaturas ligeiras,
espaço destinado com capacidade para 40 unidades, para
Alçado norte do edifício. ao centro de ins- além do núcleo museológico (5 viaturas
pecção de viatu- e 2 motorizadas) e uma viatura em
cimento, foi possível viabilizar a partici- ras ligeiras, oficina de reparação de exposição (viatura de instrução de
pação dessa empresa em esforço con- viaturas equipada com cinco autoele- 1948, da marca CHEVROLET e de 9
junto com a Marinha na concepção, vadores e bancadas completas de tra- lugares, atribuída para esse efeito ao
acompanhamento técnico e execução balho para mecânica e electricidade, G1EA).
dos trabalhos e beneficiação do antigo
edifício para servir como Edifício Sede
e Oficinas da Direcção de Transportes e
ainda pela concepção e acompanha-
mento técnico da construção de um
parque de pesados e estação de serviço,
ficando as restantes actividades a cargo
da Direcção de Infraestruturas e o
financiamento complementar a suportar
com verbas da LPM2001 e 2002.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
DO EDIFÍCIO
A Infraestrutura agora inaugurada, após
trabalhos de profunda remodelação, dis-
põe de óptimas condições técnicas,
administrativas, funcionais, ambientais e
de conforto para funcionamento dos
serviços e pessoal da Direcção de Trans-
portes. O edifício encontra-se ligado por
uma caixa de escadas que unifica toda a
peça arquitectónica, permitindo o acesso Planta do parque de pesados e estação de serviço.
aos pisos 1 e 2.
Concretizou-se assim um salto quali- baia para bate-chapa, estufa de pintura, Neste espaço encontram-se os ves-
tativo nas capacidades técnicas dis- focagem de faróis, estação de pneus tiários e balneários para o pessoal
poníveis, tanto em equipamento, como (reparação e equilibragem) e fossa de (Oficiais, Sargentos, Praças, equipara-
Alçado sul do edifício.
REVISTA DA ARMADA • MAIO 2002 13