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Máquina de testes de suspensão, trenómetro e ripómetro.  Elevador hidráulico.      Unidade de controlo electrónico.
         ligeiras e de outros equipamentos - TESTE  coeficiente de absorção standard Km-1.  viaturas dos Organismos e Unidades da
         DE SUSPENSÕES, FRENÓMETRO,                                            Marinha.
         RIPÓMETRO E FOCAGEM DE FARÓIS -    OSCILOSCÓPIO V4
         Indicação de convergência na direcção,  Medida e prova de: sistema de FUTURO PARQUE DE PESADOS
         força e eficiência de travagem em cada  ignição, alternador, sensores, injectores, E ESTAÇÃO DE SERVIÇO
         roda, avaliação da percentagem de  válvula de controlo de ralenti, sensor  Como complemento do Edifício Sede
         aderência de cada roda, verificação do  lambda, volante do motor, teste de  está também em curso a construção de
         empeno nos discos de travão e tam-  carga e descarga da bateria e teste de  um parque de pesados com conclusão
         bores e equipamento para focagem de  medições de voltímetro e amperímetro.  prevista para JUNHO de 2002 que
         faróis.                                                               incluirá uma estação de lavagem para
                                            BASE DE DADOS                      pesados e ligeiros, o que muito irá con-
         ALINHAMENTO DE DIRECÇÕES             Características técnicas de vários mo-  tribuir para a sua boa conservação e
           Alinhamento de direcções com infor-  delos, com fotos, glossário e localiza-  manutenção, além de minimizar o im-
         mação técnica dos valores específicos de  ção das peças.              pacte ambiental e a poluição na área da
         diversos veículos, com os seguintes cam-                              Estação Naval da BNL.
         pos de edição: convergência, camber,  UNIDADE DE CONTROLO               Esta infra-estrutura com uma área de
         caster, inclinação do King - pin, ângulo  ELECTRÓNICO                 3800m , contempla uma zona de es-
                                                                                     2
         de viragem e desalinhamento das rodas  Diagnóstico rápido de viaturas com os  tacionamento de viaturas pesadas cober-
         de um mesmo eixo ou Set-Back.      módulos/cartuchos das marcas, através do  ta com estrutura metálica (2800m ), uma
                                                                                                           2
                                            leitor de códigos ligado à viatura e ao  zona de estacionamento de viaturas
         ELEVADOR ELECTRO-HIDRÁULICO        computador, verificação das CENTRALI-  ligeiras, uma estação de serviço coberta
         DE DUPLA TESOURA COM               NAS (UCE) disponíveis em cada módulo:  com fossa de lubrificação ao centro, fer-
         DETECTOR DE FOLGAS NA              lendo os códigos memorizados pela UCE  ramentaria, baia com zona de controlo
         SUSPENSÃO                          e testando certas peças do veículo tais  de pneus, instalações de apoio e gabi-
                                                                               nete do pessoal de serviço e em anexo
           Inspecção dos vários órgãos mecâni-  como: relés, injectores, válvulas, etc... .  duas baias de lavagem automática de
                                              Será desse modo viabilizada a rea-
         cos como: suspensão, sistemas de eva-  lização de uma política de manutenção  ligeiros e pesados.
         cuação, direcção, travões, transmissão,  por avaliação de condição, com vista ao
         foles, casquilhos e fundo da viatura.
                                            aumento dos níveis de segurança, fiabi- CONSIDERAÇÕES FINAIS
                                            lidade e redução de custos de manu-  Com a concretização destes projectos
         OPACÍMETRO OU FUMÓMETRO            tenção, de acordo com um programa  a Marinha passa a dispor de um centro
           Análise de fumos dos veículos a  faseado de inspecções, em elaboração  de inspecção de viaturas ligeiras e de
         diesel: aspirados e com turbo em % do  na DT e com aplicação à maioria das  maiores capacidades oficinais para
                                                                               apoio à manutenção das viaturas de
                                                                               Organismos e Unidades que não pos-
                                                                               suem esses meios, nem de recursos
                                                                               financeiros para apoio no exterior.
                                                                                 Deste modo será rentabilizado o in-
                                                                               vestimento na sub-área funcional de
                                                                               Transportes, a qual tem vindo a ser
                                                                               fortemente apoiada a todos os níveis,
                                                                               tendo em consideração o quadro orça-
                                                                               mental existente, garantindo assim uma
                                                                               melhor e permanente capacidade e
                                                                               disponibilidade de apoio logístico em
                                                                               transportes para toda a actividade da
                                                                               Marinha.

                                                                                                 V. Borges Brandão
         Alocução do Director de Transportes.                                                            CMG EMQ
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