Page 20 - Revista da Armada
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um rebocador de alto-mar o qual, contudo,  Levada a bom termo esta primeira  bate à poluição, que se iriam iniciar a
         acabaria por regressar, sem poder resgatar  etapa, as preocupações voltaram-se, no  partir daquele momento.
         os “22 tripulantes” que se encontravam a  imediato, para a possível ocorrência de  Na referida reunião, onde estiveram tam-
         bordo, o que apenas acabaria por ser efec-  poluição, pelo que foi contactado o  bém presentes o representante do Armador,
         tuado somente cerca das 02.15H do dia  responsável pelo Serviço de Combate à  um representante da Empresa de Salva-
                                                       Poluição do Mar por     mento Marítimo contratada pelo Armador,
                                                       Hidrocarbonetos (SCPMH),  representantes das Agências do navio e da
                                                       da DGM, que, ainda na   carga e uma representante do Clube de
                                                       tarde do dia 26DEZ, se  Seguradores, e ainda, representantes da
                                                       deslocou para o local   Câmara Municipal de Viana do Castelo, do
                                                       acompanhado de uma      Instituto Portuário do Norte e da Direcção
                                                       pequena equipa de pessoal  regional do Ambiente e Ordenamento do
                                                       e alguns meios para fazer  Território, foi solicitada uma descrição do
                                                       face aos focos poluentes  navio acidentado tão pormenorizada quan-
                                                       que começassem a apare-  to os dados conhecidos na altura o permitis-
                                                       cer junto ao navio e nas  sem, por forma a equacionar os passos que
                                                       praias próximas.              se seguiriam.
                                                                                     A partir daquele momento foi inicia-
                                                                                   do um processo de combate à poluição
                                                                                   orientado  pelo SCPMH, contando com
                                                                                   a colaboração pronta de equipas de
         26DEZ, após se ter considerado que o                                      pessoal da Câmara Municipal de Viana
         navio não teria qualquer possibilidade                                    do Castelo, do Instituto Portuário do
         de se safar. O MRCC Lisboa accionou,                                      Norte, da Escola Prática de Admi-
         de imediato, o dispositivo que se                                         nistração Militar da Póvoa do Varzim,
         encontrava em stand-by constituído                                        do Comando da Zona Marítima do
         por um helicóptero Puma da Força                                          Norte, estas últimas mobilizadas através
         Aérea, a corveta “Honório Barreto” e                                      das suas Cadeias de Comando, e de
         o patrulha “Zambeze”, o que se reve-                                      alguns voluntários de onde sobres-
         lou de importância vital para o rápido                                    saíram os grupos locais de Escuteiros.
         início da operação de resgate.                                              No dia 27DEZ foram iniciadas ins-
         Localmente, tinham sido tomadas as  Operação de transfega de combustivel.  pecções às praias das proximidades
         providências necessárias pela                                             que tinham sido afectadas pelos
         Capitania do Porto, estando inclusivé                                     poluentes que entretanto iam sendo
         pronto a sair o salva-vidas cuja utilização,  OS ASPECTOS TÉCNICOS DA  derramados pelo navio, e deslocadas
         face às condições bastante adversas de mar,  OPERAÇÃO                 equipas de pessoal para iniciarem a sua
         seria sempre altamente improvável.                                    recolha. Estas operações de recolha de
           Nas proximidades do navio encalhado, os  Ainda nessa mesma tarde foram convo-  poluentes que envolveram diariamente
         Bombeiros Voluntários e Municipais de  cadas todas as entidades previstas no  dezenas de pessoas e alguma maquinaria,
         Viana do Castelo estariam prontos a montar o  Plano de Intervenção da Capitania do  duraram, aproximadamente, 2 meses, e
         sistema de vai e vem, caso tal se revelasse  Porto de Viana do Castelo, posto entretan-  foram recolhidas cerca de 360 toneladas
         necessário.                        to em vigor, para uma reunião de coorde-  de areias contaminadas, as quais, até
           Nesta, como em outras alturas, foi pro-  nação das acções de prevenção e com-  serem enviadas para Espanha onde seriam
         videncial a colaboração dos
         Estaleiros Navais de Viana
         do Castelo, que disponibi-
         lizaram os terrenos próxi-
         mos para que os tripulantes
         pudessem ser desembarca-
         dos com segurança e tran-
         quilidade. A operação de
         resgate foi efectuada, com
         êxito total aliás, entre as
         03.50H e as 05.30H, pela
         tripulação do helicóptero
         da Força Aérea que actuou
         debaixo de condições
         atmosféricas extremas, reve-
         lando grande coragem e
         elevado espírito profissio-
         nal. A primeira grande prio-
         ridade do sinistro – o salva-
         mento – estava, assim,
         ultrapassada, podendo as
         sinergias e os esforços de
         coordenação ser orientados
         para os passos seguintes,
         também eles de enorme
         complexidade.           Limpeza da praia com o navio ao fundo.

         18 JANEIRO 2002 • REVISTA DA ARMADA
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