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Instituto Superior Naval de Guerra
Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2001/2002
Sessão Solene de Abertura do Ano Lectivo 2001/2002
residida pelo Almiran- dinada ao tema “O Estado,
Pte CEMA e com a pre- a Constituição e a Demo-
sença do Vice-CEME Te- cracia”. Aquele insigne do-
nente-general António cente universitário apre-
Bento Formosinho Correia sentou uma análise da
Leal e do Director do Insti- erosão da soberania do
tuto de Altos estudos da Estado, da desvalorização
Força Aérea Tenente-gene- da Constituição e ainda da
ral Manuel José Taveira democracia como modelo
Martins em representação político fielmente garanti-
do Vice-CEMFA, realizou-
-se no passado dia 6 de
Novembro, no Instituto Superior Naval de Guerra, a tradicional ce-
rimónia de abertura do ano lectivo 2001/2002 à qual estiveram pre-
sentes as mais altas patentes da Marinha e de numerosos convidados.
A sessão iniciou-se com a entrega de diplomas e distintivos aos
auditores do Curso Superior Naval de Guerra 2000/2001 e de diplo-
mas aos alunos do Curso Complementar Naval de Guerra
2000/2001. Seguiu-se a entrega dos prémios escolares aos oficiais
mais bem classificados destes cursos e dos Cursos Naval Geral de
Guerra 2000/2001, respectivamente CMG Lima Bacelar, CFR
Gonçalves Vaz e 1TEN FZ Mariano Alves. do pela Constituição dos Estados Ocidentais. A propósito da
Seguidamente, numa breve alocução, o Director do ISNG, VALM evolução da democracia considerou que têm vindo a ser gerados
Mendes Cabeçadas referiu-se às actividades do Instituto no presente fenómenos antidemocráticos, fazendo emergir o que designou por
ano lectivo e às iniciativas desenvolvidas, com o acordo dos respec- “democracia totalitária”. Nesta linha de pensamento, precisou que,
tivos Chefes de Estado-Maior, no sentido de tornar “mais comuns” apenas a Universidade e as Forças Armadas parecem escapar à par-
os cursos superiores dos Ramos. Para além de algumas conside- tidarização do Estado. Deste modo, ambas as instituições terão um
rações sobre o ensino superior militar, o Director de ISNG apresen- papel relevante na construção de novas soluções a bem da consoli-
tou ainda as suas reflexões acerca da actual situação internacional e dação da democracia.
consequências para a problemática da segurança e defesa. Após o encerramento da sessão serviu-se um porto de honra na
O Professor Doutor Paulo Otero proferiu a lição inaugural, subor- messe de oficiais.
Abertura Solene na Escola Naval
Abertura Solene na Escola Naval
ob a presidência do académica e científica nacio-
SAlmirante Chefe do nal. Quanto ao futuro, “a
Estado Maior da Armada, curto e médio prazos” –
decorreu no passado dia 16 referiu o Comandante da
de Novembro a cerimónia Escola – ser necessária a
de abertura solene do ano concretização do novo
lectivo da Escola Naval. O quadro estatutário e regula-
Almirante CEMA foi rece- mentar da Escola Naval, a
bido pela Guarda de Hon- implementação da Reforma
ra, efectuada por uma com- 2000 que habilitará a acredi-
panhia de cadetes, apresen- tação dos cursos minis-
tou cumprimentos ao corpo trados. Especial importân-
docente e dirigiu-se para o cia - disse ainda – terá o
auditório, acompanhado do crescimento da actividade
Comandante da Escola Na- de investigação, onde pode
val, Contra-Almirante António Carlos Rebelo Duarte. ser desenvolvida a colaboração com outros organismos da
A sessão solene abriu com uma alocução proferida pelo Co- Marinha, com outros ramos das Forças Armadas e com a
mandante da Escola que, na circunstância, efectuou um balanço Universidade.
da actividade do ano transacto, saudou os novos Guardas- De seguida, o Capitão de Fragata, engenheiro construtor
-Marinhas e perspectivou alguns objectivos para um futuro mais naval, Jorge Manuel Pereira da Silva Paulo, docente da Escola,
ou menos próximo. O Contra-Almirante Rebelo Duarte salien- proferiu a tradicional “lição inaugural”, subordinada ao tema
tou o esforço levado a cabo para integração da Escola Naval no “Economia da Defesa”.
Sistema Nacional de Avaliação, encetando um processo, cujos Os Guardas-Marinhas do curso “Contra-Almirante Pereira da
modelos já foram aceites pelo Conselho Nacional de Avaliação Silva”, que acabaram a sua licenciatura na Escola Naval no ano
do Ensino Superior Universitário. Esta questão – que constitui lectivo 2000-2001, receberam o seu Diploma de Curso, a que se
um especial desafio para a Escola Naval – é particularmente seguiu a entrega dos prémios escolares.
importante para a defesa do prestígio dos cursos aí ministrados A cerimónia encerrou após ter sido cantado o Hino Nacional
e indispensável para uma crescente aproximação à comunidade por todos os alunos da Escola.
14 JANEIRO 2002 • REVISTA DA ARMADA