Page 228 - Revista da Armada
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os “Tomahawk” que foram frente”, etc. Se por acaso o condutor se enganar no caminho o sis-
utilizados contra o Afe- tema pode recalcular a rota dando caminhos alternativos.
ganistão. O guiamento de A Carris tinha previsto equipar metade da frota de autocarros
mísseis foi, aliás, uma das com dispositivos GPS até Junho deste ano e a totalidade dessa
razões que levaram ao frota até final do primeiro trimestre de 2003. O objectivo é con-
desenvolvimento inicial do trolar os autocarros à distância, a partir da Central de Comando
GPS. Mais recentemente, o de Tráfego, em Santo Amaro. A Carris passa assim a conhecer
GPS começou a ser usado metro a metro a localização dos seus 840 autocarros e 55 eléc-
também nas chamadas tricos, num total de 38 carreiras e cerca de 200 paragens.
bombas “inteligentes”, pois Também está previsto instalar painéis electrónicos nas paragens
tem a grande vantagem de mais concorridas com informações sobre as diversas carreiras.
permitir o seu guiamento Nos navios, o GPS já é utilizado há muito mais tempo do que
mesmo com más condições nas viaturas automóveis, mas só recentemente é que foram
atmosféricas e má visibi- homologadas as Cartas Electrónicas de Navegação Oficiais, que
lidade, ou perante alvos associadas ao GPS estão a revolucionar a forma de conduzir a
dissimulados ou camufla- navegação no mar. A utilização conjunta destes dois equipa-
dos. No Afeganistão, a mentos simplificou bastante a condução da navegação, pois,
maior parte das bombas entre outras vantagens, possibilita a implantação automática da
empregues pelas forças posição do navio sobre a Carta Electrónica de Navegação
armadas norte americanas Oficial, eliminando o tempo anteriormente despendido a deter-
usavam guiamento por minar distâncias radar e azimutes visuais e, depois, a marcá-los
GPS. Os micro-receptores numa tradicional carta de papel, usando réguas e esquadros de
GPS instalados nessas mu- navegação. Ao automatizar todo este processo, além do tempo
Fig. 2 - Microreceptor GPS para instalação nições aguentam até 20 poupado, eliminou-se um grande número de tarefas susceptíveis
numa bomba “inteligente”. anos num paiol de muni- ao erro humano.
ções, só com uma pilha de Já estão a ser comercializados sensores de altitude e de
3,3 Volt. Antes de serem disparadas, as bombas são colocadas direcção, utilizáveis em aviões ou navios, que consistem num
numa estação de inicialização, que lhes transfere, entre outras conjunto de pelo menos duas antenas GPS, a partir das quais se
informações, a posição do alvo, em menos de 2 segundos. pode calcular o vector tridimensional entre uma e outra. Esse
vector relativo, calculado com grande precisão, permite ao uti-
Aplicações em transportes lizador obter a informação sobre direcção de que ele precisa,
Em termos de transporte rodoviário, está a assistir-se a um com uma exactidão na ordem de 0,1º, pelo que estes equipa-
aumento crescente do número de automóveis que possuem mentos são vulgarmente conhecidos por “giros GPS”. No entan-
mapas digitais associados a um receptor GPS, que implanta a to, estes sensores também calculam o balanço (roll) e o cabeceio
posição da viatura no mapa respectivo. Actualmente, metade (pitch) da plataforma em que estão instalados, além de poderem
dos carros vendidos no Japão já possui um sistema de navegação fornecer a posição e a hora UTC, derivadas dos receptores GPS
com GPS instalado. A empresa de estudos de mercado Intex que os constituem. Por enquanto, estes sensores estão mais dis-
Management Services prevê que o número total de viaturas seminados na navegação aérea, mas prevê-se que a sua utiliza-
equipadas com este sistema atinja os 12 milhões em 2004, ante- ção em navios e embarcações cresça bastante no curto prazo.
cipando um crescimento particularmente acentuado na Europa
e América do Norte. Muitas empresas já adoptaram sistemas Vigilância e localização de viaturas, objectos e pessoas
destes para fazerem a gestão e monitorização das suas frotas Algumas empresas de segurança providenciam um serviço de
automóveis. No que toca aos utilizadores individuais, uma das vigilância e localização de viaturas baseado no GPS. Em caso de
grandes vantagens da instalação de sistemas de navegação com furto de um automóvel, que possua este sistema instalado, o
GPS, reside na possibilidade de receber, via telemóvel, infor- respectivo dono pode entrar em contacto com um centro de
mação sobre o tráfego que é automaticamente compilada pelo operações que conseguirá localizá-lo com facilidade, pois o sis-
sistema, que assim, pode indicar qual a melhor alternativa para tema incorpora um receptor GPS e um transmissor que difunde a
ir de um ponto a outro, em posição exacta do veículo
áreas urbanas. furtado (a não ser que esteja
Como exemplo de uma num parque subterrâneo).
aplicação do GPS aos trans- Um exemplo desta aplicação
portes, temos um sistema que aconteceu há alguns meses,
a conhecida empresa de quando o automóvel do fa-
aluguer de automóveis Hertz moso futebolista Ronaldo foi
está a utilizar, chamado roubado, no Rio de Janeiro,
“Hertz NeverLost”, o qual per- tendo sido prontamente lo-
mite localizar um veículo em calizado e recuperado, visto
qualquer lugar. Este sistema possuir este sistema.
equipa algumas viaturas e está O SVEA – Sistema de
instalado entre o condutor e o Vigilância Electrónica de
passageiro do banco da frente Arguidos, actualmente imple-
do automóvel, funcionando mentado a título experimen-
da seguinte forma: o condutor tal em onze comarcas por-
(ou o passageiro do lado) tuguesas está a ser testado
escolhe no écran o destino como alternativa à prisão
pretendido e o “NeverLost” preventiva. Este sistema con-
calcula a rota dando depois siste na aplicação de uma
indicações visuais e verbais Fig. 3 – Doca da Marinha representada num sistema de navegação automóvel com pulseira, no pulso ou no
como “vire à direita, “vá em GPS associado. tornozelo do arguido, que
10 JULHO 2002 • REVISTA DA ARMADA