Page 228 - Revista da Armada
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os “Tomahawk” que foram  frente”, etc. Se por acaso o condutor se enganar no caminho o sis-
                                      utilizados contra o Afe-  tema pode recalcular a rota dando caminhos alternativos.
                                      ganistão. O guiamento de  A Carris tinha previsto equipar metade da frota de autocarros
                                      mísseis foi, aliás, uma das  com dispositivos GPS até Junho deste ano e a totalidade dessa
                                      razões que levaram ao   frota até final do primeiro trimestre de 2003. O objectivo é con-
                                      desenvolvimento inicial do  trolar os autocarros à distância, a partir da Central de Comando
                                      GPS. Mais recentemente, o  de Tráfego, em Santo Amaro. A Carris passa assim a conhecer
                                      GPS começou a ser usado  metro a metro a localização dos seus 840 autocarros e 55 eléc-
                                      também nas chamadas     tricos, num total de 38 carreiras e cerca de 200 paragens.
                                      bombas “inteligentes”, pois  Também está previsto instalar painéis electrónicos nas paragens
                                      tem a grande vantagem de  mais concorridas com informações sobre as diversas carreiras.
                                      permitir o seu guiamento  Nos navios, o GPS já é utilizado há muito mais tempo do que
                                      mesmo com más condições  nas viaturas automóveis, mas só recentemente é que foram
                                      atmosféricas e má visibi-  homologadas as Cartas Electrónicas de Navegação Oficiais, que
                                      lidade, ou perante alvos  associadas ao GPS estão a revolucionar a forma de conduzir a
                                      dissimulados ou camufla-  navegação no mar. A utilização conjunta destes dois equipa-
                                      dos. No Afeganistão, a  mentos simplificou bastante a condução da navegação, pois,
                                      maior parte das bombas  entre outras vantagens, possibilita a implantação automática da
                                      empregues pelas forças  posição do navio sobre a Carta Electrónica de Navegação
                                      armadas norte americanas  Oficial, eliminando o tempo anteriormente despendido a deter-
                                      usavam guiamento por    minar distâncias radar e azimutes visuais e, depois, a marcá-los
                                      GPS. Os micro-receptores  numa tradicional carta de papel, usando réguas e esquadros de
                                      GPS instalados nessas mu-  navegação. Ao automatizar todo este processo, além do tempo
         Fig. 2 - Microreceptor GPS para instalação  nições aguentam até 20  poupado, eliminou-se um grande número de tarefas susceptíveis
         numa bomba “inteligente”.    anos num paiol de muni-  ao erro humano.
                                      ções, só com uma pilha de  Já estão a ser comercializados sensores de altitude e de
         3,3 Volt. Antes de serem disparadas, as bombas são colocadas  direcção, utilizáveis em aviões ou navios, que consistem num
         numa estação de inicialização, que lhes transfere, entre outras  conjunto de pelo menos duas antenas GPS, a partir das quais se
         informações, a posição do alvo, em menos de 2 segundos.  pode calcular o vector tridimensional entre uma e outra. Esse
                                                              vector relativo, calculado com grande precisão, permite ao uti-
         Aplicações em transportes                            lizador obter a informação sobre direcção de que ele precisa,
           Em termos de transporte rodoviário, está a assistir-se a um  com uma exactidão na ordem de 0,1º, pelo que estes equipa-
         aumento crescente do número de automóveis que possuem  mentos são vulgarmente conhecidos por “giros GPS”. No entan-
         mapas digitais associados a um receptor GPS, que implanta a  to, estes sensores também calculam o balanço (roll) e o cabeceio
         posição da viatura no mapa respectivo. Actualmente, metade  (pitch) da plataforma em que estão instalados, além de poderem
         dos carros vendidos no Japão já possui um sistema de navegação  fornecer a posição e a hora UTC, derivadas dos receptores GPS
         com GPS instalado. A empresa de estudos de mercado Intex  que os constituem. Por enquanto, estes sensores estão mais dis-
         Management Services prevê que o número total de viaturas  seminados na navegação aérea, mas prevê-se que a sua utiliza-
         equipadas com este sistema atinja os 12 milhões em 2004, ante-  ção em navios e embarcações cresça bastante no curto prazo.
         cipando um crescimento particularmente  acentuado na Europa
         e América do Norte. Muitas empresas já adoptaram sistemas  Vigilância e localização de viaturas, objectos e pessoas
         destes para fazerem a gestão e monitorização das suas frotas  Algumas empresas de segurança providenciam um serviço de
         automóveis. No que toca aos utilizadores individuais, uma das  vigilância e localização de viaturas baseado no GPS. Em caso de
         grandes vantagens da instalação de sistemas de navegação com  furto de um automóvel, que possua este sistema instalado, o
         GPS, reside na possibilidade de receber, via telemóvel, infor-  respectivo dono pode entrar em contacto com um centro de
         mação sobre o tráfego que é automaticamente compilada pelo  operações que conseguirá localizá-lo com facilidade, pois o sis-
         sistema, que assim, pode indicar qual a melhor alternativa para  tema incorpora um receptor GPS e um transmissor que difunde a
         ir de um ponto a outro, em                                                      posição exacta do veículo
         áreas urbanas.                                                                  furtado (a não ser que esteja
           Como exemplo de uma                                                           num parque subterrâneo).
         aplicação do GPS aos trans-                                                     Um exemplo desta aplicação
         portes, temos um sistema que                                                    aconteceu há alguns meses,
         a conhecida empresa de                                                          quando o automóvel do fa-
         aluguer de automóveis Hertz                                                     moso futebolista Ronaldo foi
         está a utilizar, chamado                                                        roubado, no Rio de Janeiro,
         “Hertz NeverLost”, o qual per-                                                  tendo sido prontamente lo-
         mite localizar um veículo em                                                    calizado e recuperado, visto
         qualquer lugar. Este sistema                                                    possuir este sistema.
         equipa algumas viaturas e está                                                    O SVEA – Sistema de
         instalado entre o condutor e o                                                  Vigilância Electrónica de
         passageiro do banco da frente                                                   Arguidos, actualmente imple-
         do automóvel, funcionando                                                       mentado a título experimen-
         da seguinte forma: o condutor                                                   tal em onze comarcas por-
         (ou o passageiro do lado)                                                       tuguesas está a ser testado
         escolhe no écran o destino                                                      como alternativa à prisão
         pretendido e o “NeverLost”                                                      preventiva. Este sistema con-
         calcula a rota dando depois                                                     siste na aplicação de uma
         indicações visuais e verbais  Fig. 3 – Doca da Marinha representada num sistema de navegação automóvel com  pulseira, no pulso ou no
         como “vire à direita, “vá em  GPS associado.                                    tornozelo do arguido, que

         10 JULHO 2002 • REVISTA DA ARMADA
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