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A EXTINÇÃO DA AVIAÇÃO NAVAL
A EXTINÇÃO DA AVIAÇÃO NAVAL
Breve historial de uma vida curta com final polémico
Breve historial de uma vida curta com final polémico
(1ª Parte)
A Aviação Naval nasceu em
1917 e foi extinta em 1952.
Em 28/Setembro/1917, pelo
Dec. 3395, foi criado o Serviço
de Aviação da Armada com a
Escola anexa, subordinada à
Majoria General da Armada.
Esta decisão governamental
deveu-se, em grande parte, à
iniciativa do Comandante Sa-
cadura Cabral, já então breve-
tado como aviador-naval, e
sendo o verdadeiro inspirador
e impulsionador da nascente
Aviação Marítima, depois de-
signada Aeronáutica Naval.
Em 27/Maio/1952 foi publica- 1916 – O primeiro curso da Escola Militar de Aeronáutica de Vila Nova da Raínha. Salienta-se no centro o 1TEN Sacadura
da a Lei n.º 2055, estabelecen- Cabral (Chefe de Instrução), tendo à sua direita o 2TEN AN Caseiro e em pé à esquerda o 2TEN Azeredo de Vasconcelos.
do a estrutura orgânica do General da Armada. O Comandante nível, e com meios aéreos modestos ou ina-
recentemente criado Subsecre- Sacadura Cabral foi encarregado de estudar dequados, o Centro do Bom Sucesso merece
tariado de Estado da Aero- a localização de um Centro na região de permanecer na memória histórica em po-
Lisboa, tendo seleccionado a zona do Alfeite,
sição privilegiada, por estar ligado às origens
náutica, prevendo-se a unifi- beneficiando do excelente espelho de água e a factos relevantes da Aviação Naval.
cação das Forças Aéreas (do do Mar da Palha e utilizando terrenos do Quando Portugal foi envolvido na
Exército e da Marinha), na Estado para as infraestruturas. Porém não foi 1ª Grande Guerra em 1916, devido à decla-
dependência desse departa- possível ocupar essa posição privilegiada, ração de guerra pela Alemanha, os gover-
nos português e francês acordaram em esta-
tendo-se então optado pela utilização da
mento governamental. Doca do Bom Sucesso, a título provisório. belecer bases aéreas para vigilância anti-
Em 01/Janeiro/1953 já não Em 14/Dezembro/1917 entraram na Doca submarina das nossas costas. Dos estudos
existia Aviação Naval como do Bom Sucesso os dois primeiros hidroa- efectuados, resultou o estabelecimento de
um centro em S. Jacinto, guarnecido pela
viões da Aviação Naval, os FBA, de fabrico
ramo da Marinha de Guerra. francês. Aeronavale francesa, a que foi atribuída a
Na presente comunicação A situação provisória do Centro do Bom vigilância para norte de S. Martinho do
apresentarei uma breve inven- Sucesso manteve-se até à extinção da aviação Porto, ficando toda a restante costa a cargo
tariação das infraestruturas e Naval em 1952. Apesar disso, e não obstante do nosso Centro do Bom Sucesso, equipado
a modéstia das suas instalações e equipa-
com hidroaviões Tellier e DD8. Admitiu-se
dos meios materiais e huma- mentos, e das desfavoráveis condições do rio ainda a possibilidade de um outro Centro
nos ao serviço da Aviação para as operações de descolagem e ama- na Ilha da Culatra, vigiando a costa algar-
Naval. Na próxima edição ragem, o Centro do Bom Sucesso adquiriu, via. Embora tivessem sido aí construídas
abordarei os factos mais rele- ao longo dos anos, uma aura de Base-mater algumas instalações, não chegaram a ser
da Aviação Naval. Isto, porque ali operaram
utilizadas operacionalmente.
vantes da sua curta história, e os nossos pioneiros – pilotos-aviadores, Após o armistício, o Centro de S. Jacinto foi
finalmente o processo da sua mecânicos, artífices – e ali foram recebidos entregue pelo comando francês à Aviação
extinção. outros pioneiros da aviação mundial. E foi Marítima portuguesa, em Dezembro de 1918.
no Bom Sucesso que se planearam e dali par- Em 1935, a Escola de Aviação que fun-
tiram alguns dos voos mais notáveis da cionava no Centro do Bom Sucesso foi trans-
OS CENTROS OPERACIONAIS DA nossa Aviação. ferida para S. Jacinto, com a designação de
AVIAÇÃO NAVAL Até 1935 funcionou também no Bom Escola de Aviação Naval Almirante Gago
Sucesso a Escola de Aviação, embora com Coutinho. A partir de então, desenvolveram-
O Decreto que criou o Serviço de Aviação actividade intermitente. Naquele ano foi -se e aperfeiçoaram-se os cursos de pilotos-
da Armada previa o estabelecimento de transferida para S. Jacinto. -aviadores, engenheiros, mecânicos e artí-
Centros de Aviação Marítima, subordinados Embora sem grandes planos operacionais fices de aviação. A instrução de descolagens
a um Director, na dependência da Majoria por falta de orientações estratégicas a alto e amaragens era efectuada na ria da Torreira,
REVISTA DA ARMADA • JULHO 2002 17