Page 236 - Revista da Armada
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Em 1937, face à situação criada pela
invasão da China pelos japoneses, foi decidi-
do reforçar a defesa de Macau, incluindo o
restabelecimento da vigilância aérea. Foi
enviado o aviso de 1ª classe Afonso de
Albuquerque com o seu avião Osprey,
levando também o análogo do Bartolomeu
Dias. Em 1938 foi formalmente criado o
Serviço de Aviação de Macau, tendo-se esta-
belecido o quadro do pessoal e adquirido
mais 4 hidroaviões Osprey, perfazendo uma
esquadrilha de 6 idênticos.
Porém, por vicissitudes ocorridas, tanto
com o material de voo como com vários
impedimentos dos oficiais aviadores, este
Serviço de Aviação foi encerrado em
1942.
É de referir que o hangar que havia sido
construído no Porto Exterior, viria a ser
bombardeado por aviões americanos em
A Doca do Bom Sucesso tendo à direita o hangar dos hidroaviões e o edifício do Comando. Janeiro, Fevereiro e Junho de 1945, alegada-
mente por suporem estar o território ocupa-
beneficiando da maior área de manobra. Taipa, efectuando voos de reconhecimento até do pelos japoneses. Em 1950, reconhecendo
Alguns anos depois, iniciou-se a construção à extinção dessa unidade em Abril de 1933. o erro, o Governo dos EUA indemnizou
de um campo de aviação contíguo ao Centro
de S. Jacinto, tendo passado a ser aí executa-
da uma parte da instrução de pilotagem em
aviões de rodas.
A partir dos anos 40, a Escola, além da
ampliação de toda a sua infraestrutura, foi
alvo de uma dinâmica de modernização,
que lhe permitiu atingir um elevado nível
de eficiência e qualidade.
Na fase final da existência da Aviação Na-
val, foi estabelecida em S. Jacinto uma uni-
dade anti-submarina (A/S) constituída por
12 aviões Curtiss Heldivers, coexistindo com
as actividades da Escola. Esta unidade A/S,
operando como força de cooperação com as
forças navais, atingiu excelente nível organi-
zativo e operacional, merecendo elogios de
entidades americanas ligadas à NATO.
Em 1927, por necessidade de vigilância
das águas territoriais, face à pirataria e às
contingências da guerra civil na China, foi
estabelecida uma Secção da Aviação Naval
em Macau subordinada ao Chefe dos
Serviços de Marinha.
Três hidroaviões Fairey (incluindo o F – 17
Santa Cruz) ficaram baseados na Ilha da Base de S. Jacinto – Escola de Aviação Naval “Alm. Gago Coutinho” situadas na Ria de Aveiro.
te
Aviões da Aviação Naval
DD8 FAIREY
18 JULHO 2002 • REVISTA DA ARMADA