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Macau – Instalação da Aviação Naval no Porto Exterior, com 6 hidroaviões “Osprey”.

         essa zona foi destinada ao Arsenal de  e depois oferecido ao Estado Português.  Paralelamente formaram-se 4 obser-
         Marinha. Desde 1933 foi então estudada a lo-  Tendo sido sujeito a grande reparação no  vadores-aeronáuticos (navegadores), além
         calização de um novo Centro no Montijo.  Bom Sucesso, foi com ele tentado um voo à  do Almirante Gago Coutinho, a quem foi
         Durante anos desenvolveu-se o programa,  Guiné, interrompido a meio caminho por  atribuída extraordinariamente esta designa-
         envolvendo uma vasta área terrestre para a  avaria de 2 motores, tendo regressado à base,  ção, embora não integrasse o quadro da
         operação de aviões de rodas, e uma área de  mercê da perícia da sua tripulação, sob o  Aviação Naval.
         instalações, com rampas para acesso de  comando do Comte. Paulo Viana. O avião  Ainda com a farda da Marinha, mas para
         hidroaviões. A primeira fase deste plano  foi depois abatido em 1944.  serviço na Força Aeronaval, sucessora da
         ficou concretizada antes de 1952, ano em que  A assistência de manutenção aos aviões e  Aviação Naval, a partir de 1953 foram breve-
         foi extinta a Aviação Naval. As Forças  seus equipamentos foi sempre garantida  tados 7 oficiais pilotos-aviadores.
         Aeronavais, suas sucessoras, ocuparam  nas próprias oficinas dos vários Centros,  Quanto às restantes especialidades, os
         então a partir de 1953 essa infraestrutura,  guarnecidos por competentes técnicos,  efectivos atingiram os seguintes números, no
         designada Base Aeronaval do Montijo, mais  desde os engenheiros aos mecânicos e artí-  mesmo período de 35 anos, totalizando 270
         tarde convertida em base Aérea N.º 6, BA-6,  fices de aviação.        especialistas, mais algumas dezenas de
         ocupada pela Força Aérea.            À margem das rotinas de manutenção,  operários.:
           É lícito considerar esta infraestrutura como  são de referir alguns trabalhos extra-  - Oficiais engenheiro-maquinistas de
         produto da concepção e concretização dos  ordinários, como a montagem, no Bom  aviação – 15
         aviadores navais, com especial mérito do seu  Sucesso, no 3º FBA a partir de partes dos  - Montadores e mecânicos de aviação
         coordenador, Comte. Telo Pacheco.  dois primeiros e peças sobressalentes, e a  (1ª fase) – 20
                                            reconstrução, nas oficinas de S. Jacinto sob a  - Artífices-mecânicos de aviação – 12
         OS AVIÕES DA AVIAÇÃO NAVAL         direcção do Eng.º Rodrigues dos Santos, de  - Artífices de aviação – 44
                                            3 Gipsy-Moth utilizando também partes de  - Mecânicos de aviação – 133
           Nos seus 35 anos de existência, a Aviação  outros e um manancial de sobressalentes  - Artífices-radiotelegrafitas – 5
         Naval utilizou 251 aviões de 31 diferentes  excedentários, e finalmente a grande repa-  - Radiotelegrafistas e operadores de
         modelos, fabricados em 6 países, com a  ração do Sunderland no Bom Sucesso.  radar – 28
         seguinte repartição:                                                    - Artilheiros-mecânicos de armamento- 13
           - 42 aviões de 6 modelos de fabrico francês  OS EFECTIVOS DE PESSOAL DA  A partir de 1953 ingressaram nas Forças
           - 112 de 14 modelos ingleses     AVIAÇÃO NAVAL                      Aeronavais 39 Oficiais aviadores e 5 Enge-
           - 6 de um modelo italiano                                           nheiros, além da maioria do pessoal das
           - 5 de um modelo holandês          Ainda antes da fundação da Aviação  restantes especialidades.
           - 86 de 9 modelos americanos     Marítima em Setembro de 1917, já em 1916  Na sua relativamente curta existência
           Destes 251 aviões, 126 eram hidros de 19  foram especializar-se em França os primeiros  operacional, a Aviação Naval viveu alguns
         modelos e 125 de rodas, de 12 modelos.  oficiais aviadores – Sacadura Cabral e  momentos de glória. Mas, tendo percor-
           Os hidroaviões, quanto à configuração,  António Caseiro – e alguns mecânicos e  rido um período de iniciação com as natu-
         eram: 56 de flutuadores, de 9 modelos, e 125  montadores de aviação, que iniciaram  rais contingências das incipientes tecno-
         de casco (coque), de 9 modelos.    depois a sua actividade na Escola Militar de  logias, a História regista também alguns
           Por tipos de missões a que se destinavam,  Aeronáutica, em Vila Nova da Raínha. Aí  momentos de luto. Teve os seus mortos em
         a distribuição foi a seguinte:     montaram os primeiros FBA vindos encaixo-  acidentes aéreos:
           - Aviões de instrução e treino – 109 uni-  tados de França. No final de 1917 transi-  - Oficiais pilotos-aviadores – 14
         dades de 12 modelos                taram para o Centro do Bom Sucesso.  - Mecânicos e radiotelegrafistas – 8
           - Aviões de reconhecimento e patrulha –  Ao longo de 35 anos, foram brevetados em  - A estes acrescentaremos um oficial
         43 unidades de 6 modelos           diferentes escolas como pilotos-aviadores  piloto-aviador e um radiotelegrafista mortos
           - Aviões de combate (bombardeiros, torpe-  navais, os seguintes efectivos:  em acidente de voo em Fevereiro de 1948
         deiros) – 99 de 12 modelos.          - Em França – 11 oficiais        nos Transportes Aéreos Portugueses, onde
           Para além deste material de voo, é de  - Em Inglaterra – 2          prestavam serviço em comissão do Minis-
         referir a curta existência de um Short  - Em Itália – 3               tério da Marinha
         Sunderland, grande hidroavião quadrimotor  - Nos Estados Unidos da América– 3  De todos eles se guarda respeitosamente a
         inglês, amarado em emergência no Sado em  - No Bom Sucesso – 18       lembrança.
         Fevereiro/1941, com um motor inoperativo  - Em S. Jacinto – 60
         e fustigado pelo violento ciclone que assolou  A este total de 97 oficiais seguiram-se 5 ofi-  A.J.Silva Soares
         Portugal nesse mês. Este avião foi internado,  ciais da Reserva Legionária.                CTEN Aviador REF

         20 JULHO 2002 • REVISTA DA ARMADA
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