Page 345 - Revista da Armada
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o comando de da Groenlândia chegou às proximidades
Hugh Willoughby do Spitsbergen (Svalbad). Na segunda
(m.1554) com a fi- viagem seguiu a rota usada por Barents,
nalidade de desco- mas não conseguiu detectar qualquer pas-
brir um caminho sagem. Mudou de armador, agora a
pelo Nordeste pa- “Companhia das Índias Orientais”, que
ra o Catay. Na via- lhe deu a opção de ir por Noroeste ou
gem tocaram nas Nordeste. Optou por este última, largou
Ilhas Lofoten mas, de Texel em Abril de 1609 mas foi con-
depois de ter sido frontado com os impenetráveis gelos do
ultrapassada a lati- Mar de Barents. Perante o insucesso con-
tude de 70°, quan- venceu a tripulação, descrente, a atraves-
do aguardavam sar o Atlântico e tentar a Passagem a
uma sota para Noroeste, de que havia notícias vagas.
dobrarem o Cabo Não tendo atingido o fim da viagem
Norte (Fig. 7), fo- deixou de ser contratado pelos Holan-
Fig. 6 – Ponta mais a norte da Europa – o Knivskjellodden (71° 11’N 25° 40’E). ram surpreendi- deses. Insistindo na sua tese, voltou a
dos por uma tem- rumar às costas da América do Norte no
numa obra que intitulou de “À volta do pestade que os dispersou. O navio chefe, “Discovery”. Mais uma vez a sorte lhe
Oceano”. Inicialmente posta em dúvida o “Bona Esperanza”, e outro perderam- foi adversa. O navio ficou imobilizado
por alguns é hoje aceite a validade de se. O do piloto chefe, Richard Chan- nos gelos com grandes provações para os
grande parte do seu trabalho. Esta zona de cellor, chegou ao Mar Branco, próximo tripulantes que se revoltaram. O chefe
limite dos gelos, provavelmente a sul da de Arkhangel´sk. Este oficial visitou o dos revoltosos mandou desembarcar
Escandinávia, foi posteriormente designa- Czar Ivan o Terrível com quem lançou as Hudson, o seu filho e outros marinheiros
da por Arctos (zona frígida). Historiadores bases da “Companhia de Moscovo”, cria- que abandonou antes de partir para
romanos posteriores, julgando-a uma da em 1555 para a promoção de inter- Inglaterra. Desconhece-se o fim de gran-
ilha, designaram-na por Scania. câmbios comerciais entre a Inglaterra e a de parte dos intervenientes, incluindo o
Rússia. Neste mesmo ano, de regresso de do próprio Hudson.
uma segunda viagem, recolheu os restos Vitus Bering (1681-1741) Dinamarquês
OLEAUS MAGNUS: BISPO E CIENTISTA da expedição anterior de Hugh ao serviço do Czar Pedro o Grande, foi
Willoughby, procedimento este que, enviado e explorar a costa Nordeste da
Na divulgação, no Sec.XVI, da história e car-
tografia da Península da Escandinávia, que se dada a conservação a baixas tempera- Rússia, descobrindo o Estreito hoje com o
manteve até quase aos nossos dias apartada das turas, passou a ser frequente. Através da seu nome, e o Alasca. Na viagem de re-
grandes vias continentais, destaca-se a figura de documentação encontrada, verificou que torno naufragou nas Ilhas Aleutas onde foi
Oleaus Magnus, nascido na Suécia em 1490, e
último arcebispo católico da cidade universitária a maioria dos seus companheiros de sepultado.
de Uppsala., vindo a morrer em 1557 em Roma, 1553 tinha resistido em terra até Janeiro
onde se exilou após o avanço da Reforma. Com a de 1554. Chancellor veio a perecer O ÁRCTICO, UM GRANDE ICEBERG
sua obra fundamental “Historia de Gentibus durante uma terceira viagem, de regres-
Septentrionalibus” (“História dos Povos do so a Inglaterra com o novo Embaixador A existência de grandes áreas de gelo
Norte”), dada a lume em 1555, de cariz humanís-
tico e patriota, e o mapa “Carta Marina” de 1539, Russo, num naufrágio ao largo de na superfície do Árctico foi sempre evi-
inicia-se uma fase de aprofundamento de co- Aberdeen. dente. Outro fenómeno, constatado muito
nhecimentos de terras e mares que estimulará Em 1576 Martin Frobisher(1535-1594) mais recentemente durante as imobiliza-
subsequentes viagens e descobrimentos. explorou a área do Estreito hoje com o seu ções forçadas (hibernações), foi o do lento
nome, em três viagens com a mira no ouro. movimento à superfície dos gelos flu-
Depois de verificado que as pedras tuantes com espessuras de cerca de 3 me-
AS EXPLORAÇÕES DO SEC. XVI reluzentes que tinha trazido nada valiam, tros, podendo atingir por compressão das
AO XVIII o seu projecto não teve seguimento. placas contíguas valores até 10 metros
Corria o ano de 1594 quando Willem (packice).
O início das viagens de exploração no Barents, explorador holandês nascido em
Sec. XVI foi em parte consequência do meados do Sec. XVI e que deu o nome ao
Tratado de Tordesilhas e do domínio mar a Leste do Cabo Norte, atingiu a
Português e Espanhol do Atlântico costa de Novaya Zemlya, onde encontrou
Central e Sul. Ao contrário dos séculos destroços de navios e túmulos com cruzes
anteriores, a interferência dos poderes ortodoxas. Navegou posteriormente para
institucionais tinha diminuído. Assim Norte até onde os gelos permitiram, sem
parte destas viagens foi financiada por contudo descobrir a almejada passagem a
companhias mercantes, como a “Com- Nordeste. Persistente, voltou a tentar no
panhia de Moscovo”, que contratavam ano seguinte (1595), não conseguindo
comandantes experientes nas rotas do chegar ao Mar de Kara. Veio a falecer,
extremo Norte, nomeadamente os de essencialmente devido ao seu precário
nacionalidade inglesa e holandesa. Parte estado de saúde, durante a operação de
destas navegações tiveram êxito mas abandono dos navios presos durante o
noutras, muitas vidas se perderam, por Inverno nos gelos desta ilha, usando
vezes sem deixarem rasto. embarcações de boca aberta.
Procuraremos dar notícia de algumas. Em 1607 Henry Hudson, (c.1550-1611)
Em 1553 foi financiada, pela recente for- ao serviço da “English Moscovy Com-
mada companhia dos “Merchant Adven- pany”, efectuou a primeira de duas via-
turers”, uma expedição de três navios, gens procurando a passagem de Nor- Fig. 7 – Perfil impressionante do Cabo Norte
que largou em Julho do mesmo ano, sob deste. Navegando ao longo da costa Leste (71° 10’ 21’’N 25° 40’E).
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2002 19