Page 345 - Revista da Armada
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o comando de     da Groenlândia chegou às proximidades
                                                              Hugh Willoughby  do Spitsbergen (Svalbad). Na segunda
                                                              (m.1554) com a fi-  viagem seguiu a rota usada por Barents,
                                                              nalidade de desco-  mas não conseguiu detectar qualquer pas-
                                                              brir um caminho  sagem. Mudou de armador, agora a
                                                              pelo Nordeste pa-  “Companhia das Índias Orientais”, que
                                                              ra o Catay. Na via-  lhe deu a opção de ir por Noroeste ou
                                                              gem tocaram nas  Nordeste. Optou por este última, largou
                                                              Ilhas Lofoten mas,  de Texel em Abril de 1609 mas foi con-
                                                              depois de ter sido  frontado com os impenetráveis gelos do
                                                              ultrapassada a lati-  Mar de Barents. Perante o insucesso con-
                                                              tude de 70°, quan-  venceu a tripulação, descrente, a atraves-
                                                              do aguardavam    sar o Atlântico e tentar a Passagem a
                                                              uma sota para    Noroeste, de que havia notícias vagas.
                                                              dobrarem o Cabo  Não tendo atingido o fim da viagem
                                                              Norte (Fig. 7), fo-  deixou de ser contratado pelos Holan-
         Fig. 6 – Ponta mais a norte da Europa – o Knivskjellodden (71° 11’N  25° 40’E).  ram surpreendi-  deses. Insistindo na sua tese, voltou a
                                                              dos por uma tem-  rumar às costas da América do Norte no
         numa obra que intitulou de “À volta do  pestade que os dispersou. O navio chefe,  “Discovery”. Mais uma vez a sorte lhe
         Oceano”. Inicialmente posta em dúvida  o “Bona Esperanza”, e outro perderam-  foi adversa. O navio ficou imobilizado
         por alguns é hoje aceite a validade de  se. O do piloto chefe, Richard Chan-  nos gelos com grandes provações para os
         grande parte do seu trabalho. Esta zona de  cellor,  chegou ao Mar Branco, próximo  tripulantes que se revoltaram. O chefe
         limite dos gelos, provavelmente a sul da  de Arkhangel´sk. Este oficial visitou o  dos revoltosos mandou desembarcar
         Escandinávia, foi posteriormente designa-  Czar Ivan o Terrível com quem lançou as  Hudson, o seu filho e outros marinheiros
         da por Arctos (zona frígida). Historiadores  bases da “Companhia de Moscovo”, cria-  que abandonou antes de partir para
         romanos posteriores, julgando-a uma  da em 1555 para a promoção de inter-  Inglaterra. Desconhece-se o fim de gran-
         ilha, designaram-na por Scania.    câmbios comerciais entre a Inglaterra e a  de parte dos intervenientes, incluindo o
                                            Rússia. Neste mesmo ano, de regresso de  do próprio Hudson.
                                            uma segunda viagem, recolheu os restos  Vitus Bering (1681-1741) Dinamarquês
          OLEAUS MAGNUS: BISPO E CIENTISTA   da expedição anterior de Hugh     ao serviço do Czar Pedro o Grande, foi
                                            Willoughby, procedimento este que,  enviado e explorar a costa Nordeste da
            Na divulgação, no Sec.XVI, da história e car-
          tografia da Península da Escandinávia, que se  dada a conservação a baixas tempera-  Rússia, descobrindo o Estreito hoje com o
          manteve até quase aos nossos dias apartada das  turas, passou a ser frequente. Através da  seu nome, e o Alasca. Na viagem de re-
          grandes vias continentais, destaca-se a figura de  documentação encontrada, verificou que  torno naufragou nas Ilhas Aleutas onde foi
          Oleaus Magnus, nascido na Suécia em 1490, e
          último arcebispo católico da cidade universitária  a maioria dos seus companheiros de  sepultado.
          de Uppsala., vindo a morrer em 1557 em Roma,  1553 tinha resistido em terra até Janeiro
          onde se exilou após o avanço da Reforma. Com a  de 1554. Chancellor veio a perecer  O ÁRCTICO, UM GRANDE ICEBERG
          sua obra fundamental “Historia de Gentibus  durante uma terceira viagem, de regres-
          Septentrionalibus” (“História dos Povos do  so a Inglaterra com o novo Embaixador  A existência de grandes áreas de gelo
          Norte”), dada a lume em 1555, de cariz humanís-
          tico e patriota, e o mapa “Carta Marina” de 1539,  Russo, num naufrágio ao largo de  na superfície do Árctico foi sempre evi-
          inicia-se uma fase de aprofundamento de co-  Aberdeen.               dente. Outro fenómeno, constatado muito
          nhecimentos de terras e mares que estimulará  Em 1576 Martin Frobisher(1535-1594)  mais recentemente durante as imobiliza-
          subsequentes viagens e descobrimentos.  explorou a área do Estreito hoje com o seu  ções forçadas (hibernações), foi o do lento
                                            nome, em três viagens com a mira no ouro.  movimento à superfície dos gelos flu-
                                            Depois de verificado que as pedras  tuantes com espessuras de cerca de 3 me-
         AS EXPLORAÇÕES DO SEC. XVI         reluzentes que tinha trazido nada valiam,  tros, podendo atingir por compressão das
         AO XVIII                           o seu projecto não teve seguimento.  placas contíguas valores até 10 metros
                                              Corria o ano de 1594 quando Willem  (packice).
           O início das viagens de exploração no  Barents, explorador holandês nascido em
         Sec. XVI foi em parte consequência do  meados do Sec. XVI e que deu o nome ao
         Tratado de Tordesilhas e do domínio  mar a Leste do Cabo Norte, atingiu a
         Português e Espanhol do Atlântico  costa de Novaya Zemlya, onde encontrou
         Central e Sul. Ao contrário dos séculos  destroços de navios e túmulos com cruzes
         anteriores, a interferência dos poderes  ortodoxas. Navegou posteriormente para
         institucionais tinha diminuído. Assim  Norte até onde os gelos permitiram, sem
         parte destas viagens foi financiada por  contudo descobrir a almejada passagem a
         companhias mercantes, como a “Com-  Nordeste. Persistente, voltou a tentar no
         panhia de Moscovo”, que contratavam  ano seguinte (1595), não conseguindo
         comandantes experientes nas rotas do  chegar ao Mar de Kara. Veio a falecer,
         extremo Norte, nomeadamente os de  essencialmente devido ao seu precário
         nacionalidade inglesa e holandesa. Parte  estado de saúde, durante a operação de
         destas navegações tiveram êxito mas  abandono dos navios presos durante o
         noutras, muitas vidas se perderam, por  Inverno nos gelos desta ilha, usando
         vezes sem deixarem rasto.          embarcações de boca aberta.
           Procuraremos dar notícia de algumas.  Em 1607 Henry Hudson, (c.1550-1611)
         Em 1553 foi financiada, pela recente for-  ao serviço da “English Moscovy Com-
         mada companhia dos “Merchant Adven-  pany”, efectuou a primeira de duas via-
         turers”, uma expedição de três navios,  gens procurando a passagem de Nor-  Fig. 7 – Perfil impressionante do Cabo Norte
         que largou em Julho do mesmo ano, sob  deste. Navegando ao longo da costa Leste  (71° 10’ 21’’N  25° 40’E).
                                                                                   REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2002  19
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