Page 341 - Revista da Armada
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feito e que não possui debilidades. No
         entanto, à semelhança de toda e qualquer
         realização humana, o GPS possui pontos
         fracos, alguns dos quais com alguma
         relevância. Vou aprofundar apenas duas
         das fraquezas do GPS, por serem as mais
         significativas para quem anda no mar,
         deixando, no entanto, menção a que outras
         existem, nomeadamente a vulnerabilidade
         do sinal GPS a interferências e ao empaste-
         lamento deliberado.

         Exactidão insuficiente em aplicações mais
         exigentes
           Em termos da exactidão convém referir
         que os valores assegurados pelas autori-
         dades americanas (13 a 36 metros) não
         incluem os erros que o sinal sofre ao atra-
         vessar a ionosfera e a troposfera, bem
         como o erro inerente ao receptor GPS.
         Dessa forma, os erros “reais” do GPS po-
         dem exceder esses valores.         Fig. 3 – Esquema de funcionamento do DGPS.
           Além disso, esta exactidão pode ser difí-
         cil de atingir em determinados locais e em  significa que se o satélite falhar num perío-  por dia, a qualidade dos sinais GPS visíveis
         determinadas ocasiões, em que haja  do em que não está à vista de nenhuma das  e caso detectem alguma disfunção ou
         poucos satélites utilizáveis, nomeadamente:  estações de monitorização, o GPS pode dar  avaria num satélite deixam de calcular cor-
         - em águas portuárias, em que montanhas  informações erradas durante períodos de  recções diferenciais para ele e sinalizam o
         e edifícios ou estruturas de grandes dimen-  algumas horas sem ter capacidade de avisar  seu número numa mensagem apropriada.
         sões podem obstruir o sinal de alguns  os utilizadores da disfunção.  Tudo isto em menos de 10 segundos.
         satélites;                           O documento oficial que contém as  Ou seja, enquanto o GPS pode dar infor-
         - caso algum(ns) satélite(s) seja(m) retira-  políticas de radionavegação dos EUA  mações erradas durante largos períodos de
         do(s) de serviço para efeitos de reposiciona-  adverte que “um satélite pode transmitir  tempo, as estações DGPS avisam os uti-
         mento ou de manutenção, como acontece  dados errados durante 2 a 6 horas, antes de  lizadores de qualquer falha em poucos
         frequentemente por períodos de 8 ou mais  ser detectado e corrigido ou antes que os  segundos.
         horas;                             utilizadores sejam avisados dessa situação”.  Outro benefício importante do serviço
         - caso ocorram avarias ou falhas inopinadas  No entanto, às vezes a realidade ultrapassa  DGPS consiste na possibilidade de incluir,
         nos satélites.                     os piores cenários teóricos. Foi o que acon-  juntamente com as correcções DGPS, infor-
           Todos estes factores podem fazer com  teceu no final de Maio /princípio de Junho  mação sensível de segurança marítima (por
         que o número de satélites visíveis, numa  deste ano, quando um erro num coeficiente  exemplo: Avisos à Navegação). Isto pode
         dada área a um determinado momento,  transmitido pelos satélites só foi detectado  efectuar-se usando uma mensagem de texto
         seja baixo, fazendo com que o erro de posi-  ao fim de mais de 5 dias. O coeficiente  que foi criada originalmente para informar
         cionamento exceda o esperado.      errado servia para corrigir os erros sofridos  os navegantes sobre a operacionalidade de
           Embora, a exactidão proporcionada  pelo sinal na ionosfera e, só esse parâ-  estações DGPS adjacentes, mas que pode
         actualmente pelo GPS sirva a um grande  metro, produzia um erro adicional de 16  incluir informação de segurança marítima
         número de utilizadores, ela é insuficiente  metros.                   e, até, informação meteorológica.
         em diversas aplicações marítimas,
         nomeadamente navegação em águas restri- BENEFÍCIOS DO DGPS            CONCLUSÃO
         tas (sobretudo dentro de barras e portos),
         dragagens, levantamentos hidrográficos e  O conceito do DGPS é bastante simples  A instalação de estações DGPS em
         posicionamento de bóias, e em algumas  e consiste em colocar um receptor GPS  Portugal vai ser um contributo muito impor-
         aplicações estritamente militares, desi-  num local de coordenadas perfeitamente  tante para melhorar a segurança da nave-
         gnadamente guerra anfíbia (reconhecimen-  conhecidas e comparar a posição GPS obti-  gação nas nossas águas, permitindo garantir
         to de praias e apoio de fogos) e guerra de  da com as coordenadas exactas do local,  uma exactidão no posicionamento bastante
         minas (rocega de minas e navegação em  por forma a  gerar correcções aos sinais dos  boa ao longo de toda a faixa costeira
         canal rocegado). Para essas aplicações mais  satélites (ver figura 3).   nacional, ao mesmo tempo que assegura a
         exigentes é fundamental que estejam  As correcções calculadas na Estação  capacidade de avisar os utilizadores, caso
         disponíveis estações DGPS, cujo sinal per-  DGPS são radiodifundidas para os uti-  ocorra qualquer avaria nos satélites. Actual-
         mite obter exactidões de posicionamento  lizadores nas proximidades, por forma a  mente os utilizadores já não querem saber
         melhores do que 3 metros.          que eles possam melhorar a exactidão das  apenas qual o rigor da sua posição, exigem
                                            suas soluções de posicionamento.   também saber qual o grau de confiança
         Fraca monitorização da performance do  Além das correcções, o sinal DGPS tam-  que podem atribuir a essa posição. É neste
         sistema                            bém inclui alarmes que avisam os nave-  enquadramento que o DGPS assume um
           O sinal dos satélites GPS é recebido e  gantes da ocorrência de falhas nos satélites  papel fundamental, dado efectuar uma veri-
         monitorizado em permanência por 6  GPS. Esta monitorização permanente da  ficação constante da performance do GPS,
         estações de monitorização terrestres espa-  qualidade do sistema GPS é, para muitos  melhorando significativamente a confiança
         lhadas pelo globo. No entanto, essas 6  utilizadores, ainda mais importante do que  proporcionada aos navegantes.
         estações não garantem uma cobertura total  o benefício de exactidão proporcionado
         da esfera celeste, seguindo cada satélite  pelo DGPS.                                    Sardinha Monteiro
         apenas em cerca de 93% do tempo. Isto  As estações DGPS monitorizam, 24 horas                       1TEN
                                                                                   REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2002  15
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