Page 341 - Revista da Armada
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feito e que não possui debilidades. No
entanto, à semelhança de toda e qualquer
realização humana, o GPS possui pontos
fracos, alguns dos quais com alguma
relevância. Vou aprofundar apenas duas
das fraquezas do GPS, por serem as mais
significativas para quem anda no mar,
deixando, no entanto, menção a que outras
existem, nomeadamente a vulnerabilidade
do sinal GPS a interferências e ao empaste-
lamento deliberado.
Exactidão insuficiente em aplicações mais
exigentes
Em termos da exactidão convém referir
que os valores assegurados pelas autori-
dades americanas (13 a 36 metros) não
incluem os erros que o sinal sofre ao atra-
vessar a ionosfera e a troposfera, bem
como o erro inerente ao receptor GPS.
Dessa forma, os erros “reais” do GPS po-
dem exceder esses valores. Fig. 3 – Esquema de funcionamento do DGPS.
Além disso, esta exactidão pode ser difí-
cil de atingir em determinados locais e em significa que se o satélite falhar num perío- por dia, a qualidade dos sinais GPS visíveis
determinadas ocasiões, em que haja do em que não está à vista de nenhuma das e caso detectem alguma disfunção ou
poucos satélites utilizáveis, nomeadamente: estações de monitorização, o GPS pode dar avaria num satélite deixam de calcular cor-
- em águas portuárias, em que montanhas informações erradas durante períodos de recções diferenciais para ele e sinalizam o
e edifícios ou estruturas de grandes dimen- algumas horas sem ter capacidade de avisar seu número numa mensagem apropriada.
sões podem obstruir o sinal de alguns os utilizadores da disfunção. Tudo isto em menos de 10 segundos.
satélites; O documento oficial que contém as Ou seja, enquanto o GPS pode dar infor-
- caso algum(ns) satélite(s) seja(m) retira- políticas de radionavegação dos EUA mações erradas durante largos períodos de
do(s) de serviço para efeitos de reposiciona- adverte que “um satélite pode transmitir tempo, as estações DGPS avisam os uti-
mento ou de manutenção, como acontece dados errados durante 2 a 6 horas, antes de lizadores de qualquer falha em poucos
frequentemente por períodos de 8 ou mais ser detectado e corrigido ou antes que os segundos.
horas; utilizadores sejam avisados dessa situação”. Outro benefício importante do serviço
- caso ocorram avarias ou falhas inopinadas No entanto, às vezes a realidade ultrapassa DGPS consiste na possibilidade de incluir,
nos satélites. os piores cenários teóricos. Foi o que acon- juntamente com as correcções DGPS, infor-
Todos estes factores podem fazer com teceu no final de Maio /princípio de Junho mação sensível de segurança marítima (por
que o número de satélites visíveis, numa deste ano, quando um erro num coeficiente exemplo: Avisos à Navegação). Isto pode
dada área a um determinado momento, transmitido pelos satélites só foi detectado efectuar-se usando uma mensagem de texto
seja baixo, fazendo com que o erro de posi- ao fim de mais de 5 dias. O coeficiente que foi criada originalmente para informar
cionamento exceda o esperado. errado servia para corrigir os erros sofridos os navegantes sobre a operacionalidade de
Embora, a exactidão proporcionada pelo sinal na ionosfera e, só esse parâ- estações DGPS adjacentes, mas que pode
actualmente pelo GPS sirva a um grande metro, produzia um erro adicional de 16 incluir informação de segurança marítima
número de utilizadores, ela é insuficiente metros. e, até, informação meteorológica.
em diversas aplicações marítimas,
nomeadamente navegação em águas restri- BENEFÍCIOS DO DGPS CONCLUSÃO
tas (sobretudo dentro de barras e portos),
dragagens, levantamentos hidrográficos e O conceito do DGPS é bastante simples A instalação de estações DGPS em
posicionamento de bóias, e em algumas e consiste em colocar um receptor GPS Portugal vai ser um contributo muito impor-
aplicações estritamente militares, desi- num local de coordenadas perfeitamente tante para melhorar a segurança da nave-
gnadamente guerra anfíbia (reconhecimen- conhecidas e comparar a posição GPS obti- gação nas nossas águas, permitindo garantir
to de praias e apoio de fogos) e guerra de da com as coordenadas exactas do local, uma exactidão no posicionamento bastante
minas (rocega de minas e navegação em por forma a gerar correcções aos sinais dos boa ao longo de toda a faixa costeira
canal rocegado). Para essas aplicações mais satélites (ver figura 3). nacional, ao mesmo tempo que assegura a
exigentes é fundamental que estejam As correcções calculadas na Estação capacidade de avisar os utilizadores, caso
disponíveis estações DGPS, cujo sinal per- DGPS são radiodifundidas para os uti- ocorra qualquer avaria nos satélites. Actual-
mite obter exactidões de posicionamento lizadores nas proximidades, por forma a mente os utilizadores já não querem saber
melhores do que 3 metros. que eles possam melhorar a exactidão das apenas qual o rigor da sua posição, exigem
suas soluções de posicionamento. também saber qual o grau de confiança
Fraca monitorização da performance do Além das correcções, o sinal DGPS tam- que podem atribuir a essa posição. É neste
sistema bém inclui alarmes que avisam os nave- enquadramento que o DGPS assume um
O sinal dos satélites GPS é recebido e gantes da ocorrência de falhas nos satélites papel fundamental, dado efectuar uma veri-
monitorizado em permanência por 6 GPS. Esta monitorização permanente da ficação constante da performance do GPS,
estações de monitorização terrestres espa- qualidade do sistema GPS é, para muitos melhorando significativamente a confiança
lhadas pelo globo. No entanto, essas 6 utilizadores, ainda mais importante do que proporcionada aos navegantes.
estações não garantem uma cobertura total o benefício de exactidão proporcionado
da esfera celeste, seguindo cada satélite pelo DGPS. Sardinha Monteiro
apenas em cerca de 93% do tempo. Isto As estações DGPS monitorizam, 24 horas 1TEN
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2002 15