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Projecto de investigação e desenvolvimento
Projecto de investigação e desenvolvimento
do ensino aberto na Marinha
do ensino aberto na Marinha
Uma experiência transnacional
Uma experiência transnacional
ENQUADRAMENTO Leonardo da Vinci, criado em 1994, gias, principalmente num momento em
entrou na sua segunda fase, que decorre que se pretende actualizar e inovar os
A sociedade actual está profunda- de 1 de Janeiro de 2000 a 31 de Dezem- métodos pedagógicos utilizados nas
mente envolvida num processo de trans- bro de 2006. Esta 2ª fase visa assegurar a acções de formação ministradas naqueles
formação de base tecnológica com a continuidade da acção comunitária estabelecimentos.
crescente difusão dos sistemas de comu- desenvolvida desde a década de oitenta Desta forma, o projecto de intercâm-
nicação e de informação. Com esta rápi- no domínio da Formação Profissional. bio integra-se totalmente nos programas
da e constante evolução dos meios infor- O Programa Leonardo da Vinci apoia de formação contínua dos beneficiários,
máticos e das telecomunicações, o livre as iniciativas inovadoras de carácter na medida em que permite com-
fluxo de informação e de ideias é sur- transnacional em prol do desenvolvi- plementar e consolidar a formação teóri-
preendentemente fácil. mento dos conhecimentos, aptidões e ca que os intervenientes adquiriram
As tecnologias de informação são tam- competências empreendidas pelos noutros contextos.
bém responsáveis pela mudança das Estados-Membros, contribuindo ainda Assim, face ao exposto, o Projecto
condições de trabalho, que vão exigir para a permuta, intercâmbio e mobili- visava como objectivos:
aos trabalhadores competências e flexibi- dade em formação. • Aprofundar os conhecimentos na
lidade de adaptação a novos produção de materiais multimedia
sistemas e a novas tecnolo- para o ensino aberto.
gias. • Adquirir experiência na área do
Sendo o processo de apren- desenho e produção de materiais.
dizagem um pré-requisito in- • Desenvolver competências ao nível
dispensável para dar resposta dos métodos de formação, com
a essas novas exigências, têm recurso às novas tecnologias, visan-
vindo a surgir novos sistemas do responder à necessidade de pes-
de ensino/formação com a soal qualificado na modalidade do
preocupação de uma maior ensino aberto.
abertura. • Possibilitar o contacto e a discussão
Consciente da necessidade de ideias entre os formandos que
de caminhar para uma nova metodolo- O PROJECTO DE INTERCÂMBIO frequentam cursos de pós-gradua-
gia do tipo individualizado, alternativa DA MARINHA ção, em ensino a distância, e os
da formação tradicional/presencial, a respectivos tutores.
Marinha tem vindo a proceder a uma No âmbito deste programa comunitário, Tendo em conta os objectivos atrás
reestruturação do seu Sistema de estabeleceu-se uma parceria com o referidos, elaborou-se, em conjunto com a
Formação, procurando implementar a Northern College of Education, entidade entidade parceira, um programa de traba-
modalidade de ensino aberto e a distân- formadora com vinte anos de experiência lho que envolveu as seguintes actividades:
cia em alguns dos cursos técnicos que na área do ensino aberto e a distância, •Debate sobre a produção de mate-
ministra. Com esta mudança pretende- localizado em Dundee – Escócia, que riais didácticos a utilizar no ensino
-se, fundamentalmente, estimular a cul- assumiu o papel de organismo de acolhi- aberto, com vista a adquirir e apro-
tura da aprendizagem na organização e mento. Através dessa parceria, quatro fundar conhecimentos na área da
desenvolver competências globais nos profissionais da formação da Marinha concepção de produtos multimedia.
indivíduos. (actualmente a prestarem serviço no Gru- •Acompanhamento e observação das
No seguimento desta reestruturação po Nº 2 de Escolas da Armada, designa- equipas responsáveis pela con-
surgiu a candidatura da Marinha ao damente na Escola de Tecnologia de Edu- cepção de produtos multimedia
Programa Leonardo da Vinci, com um cação e Treino e Departamento de For- como suporte ao ensino aberto,
projecto intitulado “Investigação e mação de Língua Inglesa) tiveram a opor- tendo em perspectiva a transferência
Desenvolvimento do Ensino Aberto na tunidade de aprofundar os seus conhe- e a adequação à nossa realidade.
Marinha”. Através da modalidade cimentos, com o intuito de desenvolver o •Desenvolvimento dos trabalhos, por
transnacional pretende-se colmatar algu- potencial das novas tecnologias e dos pro- parte dos formandos em formação,
mas lacunas que os beneficiários do pro- dutos de formação profissional, especifica- com os respectivos tutores, no
jecto possuem na implementação desta mente na área do suporte multimedia âmbito dos cursos de pós-graduação,
modalidade, especificamente no âmbito como parte integrante do ensino aberto. que os profissionais da Marinha têm
da construção dos materiais didácticos Por outro lado, este projecto visava vindo a efectuar em áreas diversas.
adequados. ainda possibilitar o desenvolvimento das O intercâmbio decorreu no período de
O Programa comunitário de acção em competências pedagógicas dos for- 26 de Novembro a 10 de Dezembro de
matéria de Formação Profissional madores, nesta área das novas tecnolo- 2000, tendo-se cumprido o programa
14 FEVEREIRO 2002 • REVISTA DA ARMADA