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Projecto de investigação e desenvolvimento
          Projecto de investigação e desenvolvimento

                           do ensino aberto na Marinha
                           do ensino aberto na Marinha

                               Uma experiência transnacional
                               Uma experiência transnacional



         ENQUADRAMENTO                      Leonardo da Vinci, criado em 1994, gias, principalmente num momento em
                                            entrou na sua segunda fase, que decorre que se pretende actualizar e inovar os
           A sociedade actual está profunda-  de 1 de Janeiro de 2000 a 31 de Dezem- métodos pedagógicos utilizados nas
         mente envolvida num processo de trans-  bro de 2006. Esta 2ª fase visa assegurar a acções de formação ministradas naqueles
         formação de base tecnológica com a  continuidade da acção comunitária estabelecimentos.
         crescente difusão dos sistemas de comu-  desenvolvida desde a década de oitenta  Desta forma, o projecto de intercâm-
         nicação e de informação. Com esta rápi-  no domínio da Formação Profissional.   bio integra-se totalmente nos programas
         da e constante evolução dos meios infor-  O Programa Leonardo da Vinci apoia de formação contínua dos beneficiários,
         máticos e das telecomunicações, o livre  as iniciativas inovadoras de carácter na medida em que permite com-
         fluxo de informação e de ideias é sur-  transnacional em prol do desenvolvi- plementar e consolidar a formação teóri-
         preendentemente fácil.             mento dos conhecimentos, aptidões e ca que os intervenientes adquiriram
           As tecnologias de informação são tam-  competências empreendidas pelos noutros contextos.
         bém responsáveis pela mudança das  Estados-Membros, contribuindo ainda  Assim, face ao exposto, o Projecto
         condições de trabalho, que vão exigir  para a permuta, intercâmbio e mobili- visava como objectivos:
         aos trabalhadores competências e flexibi-  dade em formação.            • Aprofundar os conhecimentos na
         lidade de adaptação a novos                                               produção de materiais multimedia
         sistemas e a novas tecnolo-                                               para o ensino aberto.
         gias.                                                                   • Adquirir experiência na área do
           Sendo o processo de apren-                                              desenho e produção de materiais.
         dizagem um pré-requisito in-                                            • Desenvolver competências ao nível
         dispensável para dar resposta                                             dos métodos de formação, com
         a essas novas exigências, têm                                             recurso às novas tecnologias, visan-
         vindo a surgir novos sistemas                                             do responder à necessidade de pes-
         de ensino/formação com a                                                  soal qualificado na modalidade do
         preocupação de uma maior                                                  ensino aberto.
         abertura.                                                               • Possibilitar o contacto e a discussão
           Consciente da necessidade                                               de ideias entre os formandos que
         de caminhar para uma nova metodolo- O PROJECTO DE INTERCÂMBIO             frequentam cursos de pós-gradua-
         gia do tipo individualizado, alternativa DA MARINHA                       ção, em ensino a distância, e os
         da formação tradicional/presencial, a                                     respectivos tutores.
         Marinha tem vindo a proceder a uma   No âmbito deste programa comunitário,  Tendo em conta os objectivos atrás
         reestruturação do seu Sistema de   estabeleceu-se uma parceria com o referidos, elaborou-se, em conjunto com a
         Formação, procurando implementar a  Northern College of Education, entidade entidade parceira, um programa de traba-
         modalidade de ensino aberto e a distân-  formadora com vinte anos de experiência lho que envolveu as seguintes actividades:
         cia em alguns dos cursos técnicos que  na área do ensino aberto e a distância,  •Debate sobre a produção de mate-
         ministra. Com esta mudança pretende-  localizado em Dundee – Escócia, que  riais didácticos a utilizar no ensino
         -se, fundamentalmente, estimular a cul-  assumiu o papel de organismo de acolhi-  aberto, com vista a adquirir e apro-
         tura da aprendizagem na organização e  mento. Através dessa parceria, quatro  fundar conhecimentos na área da
         desenvolver competências globais nos  profissionais da formação da Marinha  concepção de produtos multimedia.
         indivíduos.                        (actualmente a prestarem serviço no Gru-  •Acompanhamento e observação das
           No seguimento desta reestruturação  po Nº 2 de Escolas da Armada, designa-  equipas responsáveis pela con-
         surgiu a candidatura da Marinha ao  damente na Escola de Tecnologia de Edu-  cepção de produtos multimedia
         Programa Leonardo da Vinci, com um  cação e Treino e Departamento de For-  como suporte ao ensino aberto,
         projecto intitulado “Investigação e  mação de Língua Inglesa) tiveram a opor-  tendo em perspectiva a transferência
         Desenvolvimento do Ensino Aberto na  tunidade de aprofundar os seus conhe-  e a adequação à nossa realidade.
         Marinha”.  Através da modalidade   cimentos, com o intuito de desenvolver o  •Desenvolvimento dos trabalhos, por
         transnacional pretende-se colmatar algu-  potencial das novas tecnologias e dos pro-  parte dos formandos em formação,
         mas lacunas que os beneficiários do pro-  dutos de formação profissional, especifica-  com os respectivos tutores, no
         jecto possuem na implementação desta  mente na área do suporte multimedia  âmbito dos cursos de pós-graduação,
         modalidade, especificamente no âmbito  como parte integrante do ensino aberto.   que os profissionais da Marinha têm
         da construção dos materiais didácticos  Por outro lado, este projecto visava  vindo a efectuar em áreas diversas.
         adequados.                         ainda possibilitar o desenvolvimento das  O intercâmbio decorreu no período de
           O Programa comunitário de acção em  competências pedagógicas dos for- 26 de Novembro a 10 de Dezembro de
         matéria de Formação Profissional   madores, nesta área das novas tecnolo- 2000, tendo-se cumprido o programa

         14 FEVEREIRO 2002 • REVISTA DA ARMADA
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