Page 297 - Revista da Armada
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mente os cadetes fizeram serviço de adjun- Actividades naturalmente diferentes, os equipamentos e garantir todas as con-
to ao oficial de quarto à ponte, serviço aos como será compreensível, os que embarca- dições de navegação, que não são iguais
telégrafos, ao leme e vigia, procurando que ram na corveta acompanharam uma missão a nenhum outro navio da Marinha. Para
tomassem contacto além disso o espa-
com todas as tare- ço é mais reduzi-
fas necessárias à do e o balanço é
navegação diurna maior, complican-
e nocturna, parti- do as condições
cipando nos diver- de vivência a bor-
sos exercícios que do e obrigando a
foram efectuados. um relacionamen-
Apesar da curta to entre todos mui-
duração da via- to diferente de um
gem houve opor- navio de grandes
tunidade de efec- dimensões. É uma
tuar manobras de excelente esco-
aproximação para la de marinheiros
reabastecimento que assim apren-
no mar, reboque, dem que no mar
operação de em- é sempre o mar
barcações para fis- que manda, sendo
calização da pesca, necessário com-
com acostagem e preendê-lo e agir
desacostagem, tiro de acordo com o
de armas ligeiras e que ele exige. In-
ainda um exercício terromper o almo-
com um helicópte- Curso Vice-Almirante Alfredo Botelho de Sousa. ço ou o jantar para
ro PUMA da Força mudar uma vela na
Aérea Portuguesa. Sobretudo foi uma pri- SAR, que teve a particularidade de colabo- proa é a coisa mais natural a bordo de um
meira familiarização com o mar (que não rar num exercício com as fragatas “Álvares veleiro pequeno, onde as fainas podem ser
se mostrou muito agressivo, facilitando a Cabral” e “Corte Real”, e de busca e salva- muito mais inesperadas, onde as condições
tarefa dos alunos) e com o funcionamen- mento (SAREX) com um helicóptero PUMA. de descanso podem escassear e onde se
to global de um navio. No dia 31 de Julho No dia 28 estava na Figueira da Foz, de desenvolvem qualidades humanas essen-
estavam a entrar outra vez na Base Naval onde saiu para Tróia e depois para Leixões. ciais à vida no mar e ao desempenho de
de Lisboa terminando a sua curta primeira O navio devia estar em Portimão a 9 de Ju- qualquer Oficial de Marinha. Infelizmente
viagem de instrução. lho onde seria rendido pelo NRP “António as viagens dos veleiros foram marcadas por
Enes” na missão SAR e onde se daria a troca alguns imprevistos provocados por avarias.
2º ANO: CURSO GASPAR com os cadetes dos veleiros, para que todos O “Vega” só pôde sair de Lisboa a 5 de Ju-
CORTE REAL praticassem as mesmas tarefas. A “António lho, juntando-se ao “Polar” que já passara
Enes” seguiu para Setúbal, Tróia e Viana do por Peniche, Figueira da Foz e Sansenxo,
A viagem de instrução do 2º ano desdo- Castelo, regressando depois a Lisboa onde chegando nesse dia a Cascais, já no cami-
bra-se em várias fases dividindo os cade- terminava a sua missão SAR e a viagem de nho de Portimão, onde deveria efectuar-se
tes por diversos navios, para que possam instrução dos cadetes. a troca de cadetes já referida. Entretanto,
praticar diversas actividades importantes O embarque a bordo dos veleiros tem a 10 de Julho, foi a vez do “Polar” sofrer
para a sua formação. Assim, uma parte do particularidades bastante diferentes de uma avaria na caixa redutora, seguindo o
curso embarcou no NRP “General Perei- qualquer outro, não só pelas dimensões “Vega” para Puerto Santa Maria, Vila Mou-
ra d’Eça” em missão SAR, a 26 de Junho, dos navios, como pela não existência de ra, Sines, Peniche e Lisboa onde chegaria
enquanto os restantes embarcariam no uma guarnição normal, o que obriga os ca- 24 de Julho. O “Polar” depois de ter conse-
NRP “Vega” e NRP “Polar” (os dois velei- detes a fazer todos os serviços necessários guido reparar a avaria apenas teve oportu-
ros que constituem o grupo de navios da à sua vivência a bordo. Fazer a comida, la- nidade de passar por Sines e Sesimbra para
Escola Naval). var a loiça, arrumar a palamaenta, operar chegar a Lisboa no mesmo dia.
O NRP “Polar” saindo o Tejo. O NRP “Vega” fundeado junto ao forte da Berlenga.
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2003 7