Page 194 - Revista da Armada
P. 194

A Lenda e o Mito
                                 A Lenda e o Mito


                                           3. Thomas Stephens

         A
              galera Thomas Stephens foi construí-
              da pelos estaleiros William H. Potter
              & Co., em Liverpool, para os arma-
         dores Black Ball Line e Thomas Stephens                                                                   Arquivo CTEN António Gonçalves
         & Sons. Com o casco pintado de cinzen-
         to, típico da Black Ball Line, foi lançada à
         água em Julho de 1869, sendo por todos
         considerado o melhor navio de passagei-
         ros do seu tempo.
           Coube ao Captain Richards, o primeiro
         comandante do navio, que havia coman-
         dado o Donald Mackay (1), acompanhar
         toda a construção, bem como os delicados
         e exigentes acabamentos dos interiores.
           Inicialmente, a armação em galera con-
         templava apenas uma vela de joanete em
         cada mastro, passando, mais tarde, a dis-
         por de joanetes partidos (2).
           Tratando-se de um navio com o casco
         em ferro, muito dispendioso para a época,   O Thomas Stephens navegando à vela.
         os armadores detinham apenas um terço
         do capital aplicado. O restante encontra-  passarem a dispor de melhores condições  Hobson(4) mais de cinquenta veleiros, sem
         va-se na posse dos investidores da Baines  de vida a bordo, sendo criadas quatro gran-  tripulação suficiente para poderem iniciar a
         & Mackay. No entanto, fruto de interesses  des classes de conforto, que iam ao encon-  árdua viagem de regresso a Inglaterra, feita
         vários, o Thomas Stephens começou por  tro das capacidades económicas de todos  pelo cabo Horn.
         navegar, não com a bandeira do armador,  os passageiros.                Toda esta conjuntura é tanto mais facil-
         mas, como navio da London Line of Austra-  Por seu turno, a penosa viagem que nos  mente compreendida, se nos recordarmos
         lian Packets, rivalizando, no transporte de  antigos navios era feita em cerca de cinco  que em Inglaterra se viviam tempos difíceis,
         passageiros, mercadorias e correio, com o  meses, passou a ser cumprida em menos  fruto de uma industrialização crescente. Por
         Tweed, pertencente à White Star Line, do  de três, logo que foi instituída a prática da  isso, quando o Phoenician, da White Star
         Captain George Thompson.           derrota ortodrómica (3), entre o Atlântico  Line, chegou a Londres em 1852, transpor-
           A descoberta de ouro na Austrália em  Sul e a Austrália, tendo como latitude limi-  tando ouro no valor de mais de 81.000 li-
         1851 levou milhares de pessoas a emi-  te, por razões de comodidade e seguran-  bras, a notícia espalhou-se como um rasti-
         grar, tendo este fenómeno tornado a liga-  ça, os 50º S.              lho. A acreditar na descrição de um jornal
         ção alta mente lucrativa para os armadores,   Este êxodo em massa favoreceu também  coevo, parecia não existirem navios sufi-
         obrigando-os mesmo a investir na aquisi-  o advento do transporte de correio e mer-  cientes em Liverpool, que pudessem trans-
         ção de navios de passageiros, até aí quase  cadorias, com alguns armadores a garan-  portar todos quantos almejavam partir.
         inexis tentes. Sem tempo para proceder à  tirem a respectiva entrega num prazo de   De facto, até 1857, em apenas cinco
         sua construção em estaleiros ingleses, mui-  68 dias, comprometendo-se a pagar uma  anos, partiram para a Austrália mais de
         tos optaram por os adquirir ou alugar nos  indemnização de 100 libras por cada dia  250.000 emigrantes, entre eles 100.000
         Estados Unidos.                    de atraso.                         ingleses, 60.000 irlandeses, 50.000 esco-
           Dado o grande número de pessoas a   Em 1852 chegaram à colónia de Victória  ceses, 25.000 chineses, 8.000 alemães,
         transportar, incluindo famílias inteiras com  102.000 colonos e Melbourne viu a sua po-  4.000 galeses, 3.000 americanos e 1.500
         crianças, houve necessidade de os navios  pulação passar de 23.000 para 70.000 ha-  franceses.
                                                                bitantes. Devido   Esgotado ao fim de poucos anos o ouro de
                                                                à febre do ouro,  aluvião, os colonos, muitos deles de origem
                                                                os comandantes  rural, optaram por permanecer na Austrália.
                                                                viram-se con-  Com as mais-valias realizadas adquiriram
                                                                frontados com  as suas próprias terras, estabelecendo-se
                                                                o abandono dos  no interior como agricultores e criadores de
                                                                navios pelas res-  gado. Esta última actividade veio proporcio-
                                                                pectivas tripula-  nar, duas décadas mais tarde, a produção
        Arquivo CTEN António Gonçalves
                                                                ções, logo que  de enormes quantidades de lã, transportada
                                                                chegados à Aus-  para Inglaterra a bordo dos veleiros.
                                                                trália. Para se ter   Foi este contexto socio-económico que
                                                                uma ideia das di-  conduziu à construção dos novos navios
                                                                ficuldades, bas-  de passageiros e mercadorias, incluindo o
                                                                ta enunciar que  Thomas Stephens.
                                                                em Junho desse   A sua primeira viagem teve início no dia
                                                                ano, encontra-  24 de Setembro de 1869, transportando
                                                                vam-se fundea-  passageiros para Melbourne, aonde che-
         O Thomas Stephens, o Cairnbulg, o Brilliant e a Cutty Sark fundeados em Sidney.  dos na baía de  gou a 15 de Dezembro, ao fim de 82 dias.
         12  JUNHO 2005 U REVISTA DA ARMADA
   189   190   191   192   193   194   195   196   197   198   199