Page 195 - Revista da Armada
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No ano de 1879 fo-
               Ficha do Thomas Stephens
                                            ram necessários ape-
          - Comprimento fora-a-fora   90,9 metros  nas 83 dias para que o
          - Boca                 12,7 metros   Thomas Stephens ligas-                                              Arquivo Museu de Marinha
          - Pontal                7,9 metros  se Londres a Rangum,
          - Deslocamento          2,195 tons  na antiga Birmânia(7).
                                            Dois anos depois na-
         Na segunda viagem à Austrália precisou  vegou de Inglaterra até
         de apenas 73 dias para cumprir a mesma  São Francisco em 124
         distância.                         dias, tendo demorado
           No ano seguinte foi publicada no Times  apenas 98 dias na via-
         a seguinte referência ao Thomas Stephens:  gem de regresso. No
         «This superb clipper is one of the finest spe-  final desse ano, tendo
         cimens of marine architecture afloat, and  em mente uma dimi-
         made her last passage in 64 days. Construc-  nuição da tripulação,
         ted specially for the Australian passenger  o armador optou por
         trade, her spacious full poop saloon is fitted  reduzir a altura dos
         with bathrooms, cabin furnitures, bed ding,  mastros, com inevitá-
         and every convenience. The second and  veis reflexos na área
         third cabins are most comfortable. Carries  vélica.
         a surgeon».                          Sendo por todos con-
           A viagem de 1871 foi efectuada em estrei-  siderado um navio fe-
         ta competição com o Tweed, que igualmen-  liz, só ao fim de vinte e   A Pêro de Alenquer no dique do Arsenal da Marinha.
         te largou de Londres no dia 26 de Outubro.  quatro anos de navega-
         Com bom vento sustentou uma velocidade  ções, quando regressava da Austrália com  ceder à aquisição de dois navios de vela
         de 16 nós, durante 16 horas consecutivas,  um carregamento de trigo, o Thomas Ste-  para o serviço da Armada».
         averbando uma singradura de 315 milhas.  phens experimentou os primeiros estragos   Após ter sido submetido a algumas pe-
         Já no Índico, no dia 10 de Dezembro, o  de monta, provocados pelo mau tempo, no  quenas reparações, largou de Plymouth,
         mar arrancou-lhe um salva-vidas do tur-  Pacífico Sul. Corria o ano de 1893, quando  com destino a Lisboa, no dia 22 de Maio
         co, tendo rasgado algumas velas. De Mel-  a borda falsa de estibordo foi levada pelo
         bourne seguiu para Calcutá onde carregou  mar, bem como toda a carga que se encon-
         juta, antes de iniciar a viagem de regresso  trava estivada no convés. Quando arribou a   Comandantes do
         a Inglaterra.                      Callao para fabricos – porto que serve Lima,   “Thomas Stephens”
           A 15 de Março de 1872 o armador Tho-  capital do Peru –, constatou-se que o trigo,   - R. Richards   (1869-1874)
         mas Stephens & Sons adquiriu o capital  transportado no porão, se encontrava seco   - Harry Bloomfield   (1874-1875)
         disperso, que se encontrava nas mãos dos  e em perfeitas condições.    - Archibald Robertson      (1875)
         outros investidores, passando a ser o único   No ano seguinte, a passagem pelo Horn   - R. Richards   (1876)
         proprietário do navio.             deixou marcas profundas no Thomas Ste-  - W. Osborne       (1877-1879)
           No dia 3 de Dezembro desse ano deixou  phens. Sem leme e parcialmente desarvora-  - Archibald Robertson   (1879-1881)
         Londres, tendo chegado a Melbourne a 11 de  do, o Captain Rauslin Belding viu-se força-  - W. Davey   (1881-1894)
         Fevereiro de 1873, cumprindo a derrota, pi-  do a arribar a Stanley, nas Falkland, a fim de   - Rauslin Belding   (1894-1896)
         lot to pilot (5), em apenas 66 dias, marca ape-  proceder aos necessários consertos. No en-

         nas igualada pelo Padua(6), em 1933. Curio-  tanto, os exorbitantes orçamentos, apresenta-
         samente, a Cutty Sark fundeou nesse mesmo  dos pelos estaleiros locais, foram recusados.  de 1896. Sob comando do Captain Rauslin
         dia em Port Phillip, mas, havia desamarrado  Sem grandes alternativas num raio de mui-  Belding, mas com tripulação portuguesa,
         da capital inglesa, uma semana antes de o  tas milhas, onde pudessem ser efectuadas as  seguia a bordo, como delegado do governo,
         Thomas Stephens se fazer ao mar.   inadiáveis reparações, o Thomas Stephens  o Capitão-de-fragata José Maria da Silva.
                                                  iniciou uma audaciosa travessia do   Contrariamente ao esperado, a viagem
          Dias de viagem entre a Austrália e a Inglaterra  Atlântico Sul, com um leme de for-  não decorreu sem incidentes. Na verdade,
                                        Thomas    tuna. Chegou a Cape Town no dia  um incêndio a bordo quase levou à perda
          Ano    Thermopylae  Cutty Sark
                                        Stephens  14 de Maio de 1895. Reparadas as  do navio. Valeram na ocasião a experiência
          1870       -          -        103      avarias, fez-se novamente ao mar no  e liderança do Captain Belding. Atendendo
          1873       -          -         82      dia 22 de Junho, tendo chegado a  ao seu comportamento foi condecorado
         1874-75     -          -         96      Victória, na costa Oeste do Canadá,  pelo governo português depois da chegada
         1875-76     -          -         92
         1877-78     -          -         91      a 24 de Setembro, navegando pelo  do navio ao Tejo, que ocorreu no dia 26 de
         1878-79     -          -         89      Índico e atravessando todo o Pacífi-  Maio. Na véspera foi publicada a portaria
         1879-80    81          -         -       co, sem escalas.             que fixou a guarnição em 93 homens.
         1880-81    90          -         -         Quando, no início de 1896, o   No dia 13 de Agosto de 1896 foi incor-
         1882-83    75          -         -       Thomas Stephens chegou a Ingla-  porado como transporte na Marinha Real,
         1883-84    87         82         -       terra, concluindo esta aziaga via-  com o nome Pêro de Alenquer, tendo, uma
         1884-85    79         80         85      gem, o seu armador, desgostoso  semana depois, sido nomeado comandan-
         1885-86    79         67        100      com os acontecimentos, e simul-  te o Capitão-de-fragata José Maria da Silva.
         1886-87    87         72         79      taneamente sem dispor de grandes  Durante as reparações e adaptações de que
         1887-88    79         71        103
         1888-89    95         84        111      opções para rentabilizar o navio,  foi alvo, foram montadas a bordo duas pe-
         1889-90    89         74        108      acabou por vendê-lo, por 4.800 li-  ças de artilharia, em bronze.
         1890-91     -         93         -       bras, ao representante da Marinha   A primeira viagem do transporte Pêro de
         1891-92     -         83         -       Real, o Capitão-tenente Amaro Jus-  Alenquer teve início a 8 de Outubro desse
         1893-94     -         93         -       tiniano de Azevedo Gomes, que se  ano, sendo oficial imediato o Primeiro-te-
         1894-95     -         84         -       encontrava em Inglaterra para «pro-  nente Eduardo Macieira e «encarregado de
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U JUNHO 2005  13
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