Page 265 - Revista da Armada
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                O navei-şcoală  Mircea em Lisboa

               Mircea (deve pronunciar-se Mir-  leme – só possível graças à existência de um  um excelente local de estudo e realização de
               chia), navio-escola da Marinha Ro-  sistema hidráulico –, captou a nossa atenção  trabalhos, durante as longas viagens.
         O  mena, esteve pela primeira vez em  um enorme ventilador de capuchana que de   A propulsão do navio, para além da-
         Lisboa no final do passado mês de Junho.                                 quela que é proporcionada pelo vento,
         Durante a estadia daquele que é segura-                                 é assegurada por um motor MaK, de
         mente o menos conhecido irmão do na-                                    1.100 HP, instalado a bordo aquando
         vio-escola Sagres, permaneceu atracado                                 Foto CAB L Figueiredo  da grande reparação e modernização
         no terminal de Santa Apolónia tendo                                     que teve lugar em 1966, nos estaleiros
                                                                                             2
         aberto a visitas para o público.                                        da Blohm+Voss  .
           Fruto do apoio prestado pela Secção                                     Tanto quanto nos foi dado a perceber
         de Protocolo do Estado -Maior da Arma-                                  em toda a conversa franca que sempre
         da foi-nos facultada a oportunidade de ir                               mantivemos, perduram ainda as excelen-
         a bordo, onde fomos recebidos pelo res-                                 tes relações entre as guarnições da Sagres
         pectivo comandante, Comandorul Dinu-                                    e do Mircea, estabelecidas no ano passado
         Sorin Pampar˘ au, que nos acompanhou                                    quando os dois navios se encontraram
         em grande parte desta agradável visita.                                 em Hamilton, na Bermuda.
         De resto, começou desde logo por nos                                      Para a viagem de instrução que teve
         impressionar a longa ligação do Coman-                                  início no passado dia 9 de Junho, data
         dante ao navio, que em nosso entender é                                 em que largou do porto de Constança, no
         no mínimo notável, representando quase                                  Mar Negro, o navio-escola romeno conta
         toda uma carreira, a saber: 9 anos como                                 com um total de 70 alunos embarcados:
         oficial imediato, somando já 15 anos                                    19 cadetes oriundos da respectiva Esco-
         como comandante, não obstante o fac-                                    la Naval Mircea cel B˘ atrân, 2 provenientes
         to de o navio ter estado parado cerca de                                da sua congénere búlgara e ainda 49 da
         nove anos, entre 1994 e 2003.                                           Escola de Sargentos Ion Murgescu. Pela
           Cumpre exaltar as excelentes condi-                                   análise do respectivo planeamento, cons-
         ções em que o navio se encontra, tanto                                  tata-se que a partir de Cherbourg, em
         no que toca à sua cuidada apresentação                                  França, se exceptuarmos Middlesbrough,
         e limpeza, como na forma reflectida com                                  o Mircea andará na companhia da Sagres
         que a modernização de alguns compar-                                    e dos restantes veleiros, encontrando-se
         timentos e equipamentos foi levada a   O navio preparando a atracação em Lisboa, destacando-se à proa   ainda prevista a sua participação na re-
                                          a figura do príncipe Mircea (1386-1418).
         cabo. Referimo-nos concretamente à casa                                 gata Newcastle/Fredrikstad.
         de navegação, local onde se destaca a inclu-  imediato nos trouxe à memória as antigas fo-
         são, perfeitamente integrada, dos radares,  tografias da nossa Sagres. De grandes dimen-  Planeamento do Mircea
         carta electrónica, receptor de cartas de tem-  sões é também a chaminé do navio permitin-  Chegada  Porto  Partida
         po, mesa de cartas, anemómetro, etc.  do, através de uma porta, a entrada e visita   -  Constança (Roménia)  09JUN
           No tombadilho, junto à minúscula roda do  do seu interior. Ainda no tombadilho, mas à   17JUN  Palermo (Itália)  20JUN
                                                 popa, encontra-se uma estrutura em   28JUN  Lisboa        01JUL
                                                 madeira, dando forma a dois peque-  08JUL  Zeebrugge (Bélgica)  11JUL
                                                 nos bancos, um voltado para cada   14JUL  Cherbourg (França)  17JUL
                                                 bordo, que esconde o cabrestante uti-  22JUL  Middlesbrough (Reino   24JUL
                                                 lizado na manobra de atracar.               Unido)
                                                   As velas do navio são manufactu-  25JUL  Newcastle (Reino Unido)  28JUL
                                                 radas em grosso pano de linho e os   03AGO  Fredrikstad (Noruega)  06AGO
      Foto CTEN António Gonçalves
                                                 cabos de laborar em sisal, os quais   10AGO  Bremerhaven (Alemanha)  14AGO
                                                 conferem um ar vetusto a todo o con-  17AGO  Amsterdão (Holanda)  21AGO
                                                 junto. Daqui resulta que, de acordo   01SET  Cartagena (Espanha)  04SET
                                                 com as palavras do Tenente Marius   08SET  Tunis (Tunísia)  10SET
                                                 Sebastian que simpaticamente nos   21SET  Constança (Roménia)  -
                                                 acompanhou em toda a visita, a ma-
                              A roda do leme do Mircea.
                                                 nobra do velame e dos respectivos
                                                 cabos – especialmente quando mo-  Principais características do Mircea
                                                 lhados –, esteja longe de constituir   - Comprimento fora-a-fora   81,18 m
                                                                                - Boca
                                                                                                          12,04 m
                                                 uma tarefa fácil para os marinheiros   - Calado           5,40 m
                                                 e cadetes, embora existam vários ca-  - Deslocamento   1.844 tons
                                                 brestantes a bordo que se propõem   - Guarnição:   6 oficiais, 17 sargentos
                                                 aligeirar as fainas mais penosas. Re-                  e 45 praças
                                                                                - Cadetes:             máximo 120
                                                 ferimo-nos, como é óbvio, à mano-
      Foto CTEN António Gonçalves
                                                                                - Viagem de 2005:  24 professores e instrutores
                                                 bra das famosas ostagas, bem como
                                                 o bracear das vergas.                                         Z
                                                   O piso das cobertas é em madeira        António Manuel Gonçalves
                                                 e os cadetes embarcados dormem em                          CTEN
                                                 macas, que são devidamente enrola-  Notas
                                                                                 1  navio-escola.
                                                 das pela manhã. As mesas suspensas,   2
                                      Tombadilho.                                 Ver «A Sagres e os seus irmãos – 3. Mircea», Re-
                                                 existentes nestes espaços, constituem   vista da Armada, nº 374, Abril de 2004, pp. 17.
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U AGOSTO 2005  11
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