Page 157 - Revista da Armada
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… há setenta anos
… há setenta anos
O António Lobo e Sousa Mendes, sendo que a Fevereiro e 10 de Maio decorreram um total
projecto para os novos bacalhoeiros riormente supervisionada pelos engenheiros a este respeito, cumpre referir que entre 3 de
em ferro foi encomendado ao arqui-
chapa de aço então utilizada havia sobejado de 96 dias. Da nossa análise a um calendário
tecto naval inglês Alexander Slat-
ter. No entanto, o primeiro estudo que este da construção, naqueles mesmos estaleiros, referente ao ano de 1937 resulta o seguinte:
apresentou a Vasco Bensaude foi liminar- dos torpedeiros Dão e Douro, que em 1934 e partindo do princípio que o estaleiro não la-
mente rejeitado, uma vez que não cumpria 1935, respectivamente, haviam sido entre- borou aos sábados, domingos e feriados, o
boa parte dos requi- que nos parece difí-
sitos definidos pelo cil tendo em atenção
armador, tendo, de Museu de Marinha que se encontravam
resto, poucas seme- em construção dois
lhanças, com aqui- grandes veleiros,
lo que viriam a ser ainda assim contabi-
os veleiros-irmãos lizámos 66 dias úteis
Creoula e Santa Ma- neste período…
ria Manuela. Dada a impor-
Ainda com o na- tância do evento,
vio em fase final de nomeadamente
projecto, foi assina- para a indústria da
do no dia 22 de Ju- construção naval,
lho de 1936 o contra- a cerimónia de lan-
to de construção do çamento à água do
Creoula, no valor de Creoula e do Santa
2.350.000$00, entre Maria Manuela, que
o armador, a Parce- teve lugar no mes-
ria Geral de Pesca- mo dia, foi presidida
rias, e a Sociedade pelo Chefe de Esta-
de Construções e do, contando ainda
Reparações Navais, com a presença dos
que viria a tornar-se, O Creoula atracado no cais do estaleiro durante a fase final da sua construção e após ter sido lançado à água. Pouco tem- ministros da Mari-
em 1 de Janeiro de po depois haveria de largar para a primeira das trinta e sete campanhas de pesca do bacalhau, que efectuou, sem interrup- nha, do Comércio e
ções, até 1973, nos bancos da Terra Nova e Gronelândia.
1937, nos estaleiros das Obras Públicas
da Companhia União Fabril (CUF) de Al- gues à Marinha Portuguesa. e Comunicações. À sua chegada ao estalei-
1
fredo da Silva (1871-1942). Só uma semana A cerimónia de lançamento à água do ro da CUF sito na Rocha conde d’Óbidos, o
depois de assinado o contrato para a cons- Creoula decorreu no dia 10 de Maio de 1937. General António Óscar de Fragoso Carmona
trução do navio, mais precisamente no dia Uma vez que o Estado havia «atribuído ao (1869-1951) passou revista à guarda de hon-
30 de Julho, o armador pediu autorização estaleiro um subsídio de 446 contos», cerca ra, constituída por uma companhia de ma-
«para mandar cons- rinheiros do antigo
truir em Portugal navio-escola Sagres,
um veleiro de aço cabendo, à Banda
que destina á pesca da Armada, neste
o bacalhau nos ban- Arquivo CTEN António Gonçalves solene momento,
cos da Terra Nova e interpretar o Hino
Groenlandia». Nacional.
Decorridos seis A exemplo dos
meses, a 16 de Janei- outros veleiros da
ro de 1937, foi defe- Parceria Geral de
rido despacho favo- Pescarias, também
rável relativamente o Creoula tinha o
ao requerimento da casco pintado de
Parceria Geral de vermelho «sangue-
Pescarias, solicitan- de-boi». Esta situ-
do «que lhe fosse ação só se alterou,
reservada a deno- em 1943, já durante
minação “Creoula” a Guerra. Foi nes-
para o navio que se ano pintado de
esta tinha em cons- branco antes do iní-
trução», apesar de O Creoula navegando à vela, fotografado em 1939 a partir do paquete Saturnia, quando, pela terceira vez, deman- cio da campanha de
naquela data esta dava os bancos da Terra Nova. Tal como na fotografia anterior, também aqui o casco do navio se encontrava ainda pesca, cor que ainda
não ter ainda sido pintado com o característico vermelho «sangue-de-boi» do seu armador, a Parceria Geral de Pescarias. hoje mantém.
iniciada. de 20% da despesa total, o lançamento do na- Z
Como se sabe, a quilha do Creoula só foi vio à água foi à época amplamente aprovei- António Manuel Gonçalves
assente a 3 de Fevereiro desse ano, no mes- tado para difundir o apoio e forte trunfo do CTEN
mo dia em que os representantes do armador regime, realçando-se o facto deste haver sido Nota am.sailing@hotmail.com
colocaram, simbolicamente, o primeiro rebi- construído em apenas 62 dias de trabalho. 1 Em Setembro de 1961 passou a denominar-se
te. De referir que toda a construção foi supe- Não pretendendo abrir qualquer polémica Lisnave.
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2007 11