Page 160 - Revista da Armada
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OUVINDO O COMANDANTE DO “CREOULA”
OUVINDO O COMANDANTE DO “CREOULA”
“O RA - E à bolina? rios… Contudo, na despedida, vemo-los, muitas
lugre «Creoula» foi construído,
CSR - Embora só disponha de pano latino - o vezes, comovidos no cais pois tiveram uma expe-
em 1937, nos estaleiros da CUF,
riência radicalmente diferente do que hoje vivem
em Lisboa. O casco, rebitado, único lugre de quatro mastros que existe no mun-
como se fazia na época, foi feito em 62 dias do - não bolina tão bem como isso, pois, tendo um em sociedade. É a primeira vez que coabitam num
úteis - um tempo recorde - com um aço excep- casco completamente redondo, abate muito. espaço limitado …
cional que se destinava habitualmente a navios RA – O que é o «Creoula» enquanto NTM? RA - E integradas num grupo organizado para
de guerra. Serviu de lugre bacalhoeiro na pesca CSR - Após 1987, a sua missão é aproximar um mesmo objectivo.
à linha e ainda conhecemos dois capitães dessa as pessoas do mar. Embarca instruendos que, CSR - Curioso é quando perdem a rede de te-
época, um deles o Capitão Francisco Marques devidamente enquadrados, fazem todos os tra- lemóvel. Até lá, ainda estão virados para fora e só
recentemente falecido. Como todos os seus ca- balhos da guarnição. São 51 mais um director depois se voltam para o navio e começam a assi-
pitães e a maioria das tripulações era de Ílhavo, de treino. milar esse novo mundo. Tem valido a pena.
o «Creoula» é o seu navio”, começou por RA - Fazem isso todos os anos?
nos dizer o actual comandante, o CFR Silva CSR - Com uma certa regularidade. O navio
Ramos (CSR). esteve parado apenas dois anos, em 2001/2,
para reparações e instalação do actual motor,
Revista da Armada - Na Pesca Longín- Foto CTEN António Gonçalves a tempo de estar presente no Dia da Marinha
qua até... - 2003, em Aveiro.
CSR - Praticou até 1973, tendo sido o úl- RA - Em Aveiro? Tinha que lá estar!
timo a pescar à linha com dóris (40 a 50 por CSR - Claro! Em 2005 foi a substituição do
campanha). Era muito duro. Saía em Março - aparelho fixo, brandais, cabos de aço, inclusive
-Abril, após a Bênção, em Belém, da White os mastros que servem de chaminé. A andai-
Fleet, como era conhecida em St. John, na na de velas actual, que já tem onze anos, será
Terra Nova, onde iniciava e, depois de ir aos substituída, ainda este ano.
bancos da Gronelândia, terminava aí a safra, RA - Mais leves, presumimos, que os ori-
regressando em Outubro, quando os gelos se ginais.
começavam a formar. CSR - Sim! Sim! As velas já são de dracon
RA - Há documentação dessa fase? e os cabos de nylon. O navio está em muito
CSR - Livros e até filmes. Um ciclo que de boas condições. Enfim só uma avaria catastró-
algum modo se repete actualmente e nesse fica, que não esperamos que aconteça, pode-
aspecto o Capitão Marques da Silva, o úni- ria afectá-lo… A começar pela surpreendente
co capitão sobrevivente, tem sido uma pre- dureza do aço do casco.
ciosa ajuda. RA - E este último ano, já sob o seu coman-
Depois, até 1980, o navio esteve parado a do, como foi?
degradar-se, o que não é surpreendente se pen- CSR - Em 2006, embarcaram cerca de mil
sarmos que do período áureo dos grandes veleiros, RA - Esse director donde vem? instruendos e, de Abril a Outubro, navegámos
1880 a 1920, o caso da velha «Sagres», pouquís- CSR - Vem de fora, é o responsável da institui- 1600 horas.
simos sobreviveram. ção a que pertencem os instruendos, os quais são RA - O tal ciclo que coincide com o da pesca do
Os fabricos para transformá-lo em Navio de organizados em quatro quartos e como a guarni- bacalhau… E quantas saídas para o mar?
Treino de Mar (NTM) para a Marinha Mercante, ção navega a três quartos acabam por ter contac- CSR - Em média 20, com apenas um ou dois
a pensar nos alunos da Escola Náutica, arrastaram- to com todo o pessoal de bordo. Ajudam na co- dias de intervalo entre as missões. Não temos fé-
-se, acabando por ser entregue à Armada por zinha, fazem vigia e leme, estão de adjuntos ao rias de Verão.
razões de rentabilidade e de operacionalidade oficial de quarto, de quarto de manobra às velas No ano passado, pela primeira vez, e este ano
quando, em 1986, se concluíram os trabalhos. e por isso temos a preocupação de nos reunirmos não pudemos dar resposta a todas as solicitações,
RA - Que consistiram em... ? apesar de já termos programadas 2
CSR - Como 2/3 do navio eram 100 horas de mar.
porões do bacalhau, de que ainda Foto Júlio Tito RA - E do lado da Armada? Quan-
temos, como testemunho histórico a to a financiamentos, etc., como é
bomba da salmoura, houve que os que é?
converter, bem como o rancho, a co- CSR - Têm sido principalmente do
berta dos pescadores, em alojamentos Ministério da Defesa Nacional (MDN).
condignos. Os militares são pagos pela Marinha,
Os mastros que serviam de chami- enquanto os alunos pagam uma diária
né, o de vante ou do traquete, à co- que ajuda nas despesas com a manu-
zinha da marinhagem, cujo fogão ia tenção do navio. A navegar, saía mais
sempre aceso, e o de ré ou da meze- barato à Armada cerca de 30%, mas
na, à máquina, também foram subs- este ano será a Armada, pela primeira
tituídos. vez, a suportar os custos. Tivemos uma
RA - Portanto, tinha já motores. grande abertura e empenho, em espe-
CSR - Isso mesmo. Foi concebido cial da Direcção de Navios e da Floti-
para propulsão mista. O motor actual, lha de quem dependemos.
com 500 cv é mais fraco que o original, de 600, com esse director, no sentido deste esclarecer os RA - Assumiu, portanto, os custos como in-
mas era tudo o que os pescadores precisavam alunos da vida a bordo, nomeadamente no que vestimento.
para ir buscar barlavento… respeita à permanente disponibilidade. Têm que CSR - Nem mais! É um navio mediático, que
O «Creoula» com ventos fortes de través veleja saber, por exemplo, que podem ser chamados às aparece repetidamente na imprensa e na televisão.
muito bem. Menos bem se de popa. tantas da noite ou da madrugada para qualquer São retornos difíceis de contabilizar.
De notar que a actual «Sagres», foi construída faina de velas ou o que for preciso. RA - De facto é muito apelativo.
pelos alemães, intencional e exclusivamente como RA - Limpezas? CSR - Temos embarcado Universidades que ob-
veleiro de instrução de pano redondo. CSR - Do convés, das cobertas e até dos sanitá- têm patrocínios graças à imagem do navio que,
14 MAIO 2007 U REVISTA DA ARMADA