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Diário do Marquês de Nisa do dia 1 de Julho de 1798
                                                                    Logo que montamos o Cabo metemos cutelos dentro e ferra mos joane-
                                                                  tes. porque o vento estava muito fresco. Pouco depois arriamos um pouco
                                                                  as gáveas. Junto à Ponta de Sagres estava hum Bergantim dando fundo,
                                                                  fez-se signal ao Benjamim para o reconhecer. Depois das 2 horas vimos
                                                                  a nosso Sotavento huma embarcação com Bandeira e Flamula Portugue-
                                                                  za que parecia a Boa Ventura a qual estava para o mar quando o Gavião
                                                                  sahio de Lisboa.
                                                                    Pouco depois das 4 horas demos fundo e logo nos salvou a Andorinha
                                                                  e hum Brulote inglez que aqui estavam a dar fundo.
                                                                    Os dois Comandantes vieram a meu bordo, o da Andorinha a dizer que
                                                                  tinha ordem de comboyar para Lisboa as Embarcaçoens que tinham trazido
                                                                  os mantimentos para a Esquadra e o do Brulote a dizer-me que por ordem de
                                                                  Lord S. Vicent se vinha unir à Esquadra que comando. Logo depois de dar
                                                                  fundo escrevi para a côrte e resolvi a hir eu mesmo falar a Lord S. Vicent; o
                                                                  que fiz, partindo depois pellas 10 horas da noite no Aphonso de Albuquer-
                                                                  que. Tive mos calma a noite e outro dia que gastamos 36 horas.
                                                                    No caminho encontramos hum comboyo que vinha ló para Lagos acom-
                                                                  panhado por hum navio de 74 a quem falámos tendo chegado a postos. Tão
          A nau Vasco da Gama, lançada ao mar em 1792, foi o terceiro navio comandado pelo Mar-  bem vimos huma Fragata Ingleza a qual se conservou em nossa companhia
          quês de Nisa (1792-1793) tendo deixado o seu comando para participar, como voluntário na   athe chegarmos a bordo da Ville de Pariz.
          Campanha do Rossilhão.                                    Depois da minha conferência com Lord S. Vicent tornei para esta bahia
                                                                  onde cheguei no dia 5 pelia manhãa. Já então êste Navio tinha todos os
         dois bloqueios à ilha de Malta, a expedi-  O serviço  que a esqua-  mantimentos e sobrecelentes a bordo. No dia seguinte todos tinhão feito
         ção a Livorno, o óptimo serviço prestado  dra fez neste bloqueio,   o mesmo mas não sucedia assim a respeito da água porque havia grande
         ao Reino das Duas Sicílias, a defesa da Tos-  por mais de 50 dias, foi   falta de vazilhas. No mesmo dia em que aqui demos fundo deo tão bem a
         cana, a intercepção de combóios franceses e  muito proveitoso para   Nao que acompanhava o comboyo que tinha a Fragata Aurora que tinha
         a reconquista do reino de Nápoles. Em to-  a causa dos aliados. To-  tão bem sahido ao mesmo tempo que nós sahimos e que nos tinha acom-
         das estas missões as guarnições dos navios  das as noites os escale-  panhado para lá. A Nao hera o Centauro, comandado pelo Captain Mark
         que compunham a esquadra portaram-se  res dos navios faziam   Eane. Este Navio tem a artilharia só de (calibre) 32 e 24 coronadas do mes-
         com grande bravura, no mar e em terra.  rondas entre a terra e as   mo calibre e tem 82 bocas de fogo destes calibres. Tem 14 coronadas de 32
         O almirante Nelson, sempre muito avaro  embarcações a que per-  na tolda e 10 de 24 no tombadilho e castello.
                                                                    No dia 7 de tarde vendo a Boa Ventura a mandei chamar pelo Corsá-
         a elogios, deu público testemunho da bri-  tenciam, indo cada um
         lhante actuação do Marquês de Nisa e dos  deles, por turno, situar -  rio Leão.
                                                                    Na madrugada de 8 veio o Comandante a bordo e por ele sube que
         homens que comandava.              -se à entrada do porto   aquella embarcação se chama o Real Voador. Logo lhe ordenei que toma-
           Os dois períodos em que efectuou o blo-  de La Valleta a fim de   do alguns viveres e água fosse cruzar sobre as Ilhas dos Açores em lugar do
         queio àquela ilha representam um ponto  observarem a fraga-  Falcão que guardo comigo. O Comandante do Falcão e seu irmáo vão para
         alto da acção da esquadra do Marquês de  ta francesa La Justice,   Lisboa para acompanharem Sua irmã que hade hir em huma Nao Ingleza
         Nisa pelo que lhe vamos dedicar algumas  que se encontrava em   que Lord S. Vicente lhe hade mandar e o mesmo Almirante me deo ordem
         linhas deste trabalho.             condições de sair para   para mandar os dois officiaes acima mencionados. Dei o comando do Fal-
           Os portugueses estabeleceram um aper-  o mar e tinha a bordo o   cão ao Capitão-Tenente Miguel José de Oliveira. Tendo havido huma dezor-
         tado bloqueio à ilha dividindo-se em 3 di-  produto dos roubos que   dem na Raynha de Portugal procedida por palavras indecentes proferidas
         visões; as naus Principe Real e Afonso de  os franceses efectuaram   por hum soldado do Segundoo Regimento mandei-lhe fazer Conselho de
         Albuquerque e o brulote inglês Incendiary,  na ilha. Mas as cautelas   Guerra que se principiou neste navio no dia 9 de Julho, vindo assistir a elle
         ficaram diante de La Valleta; a nau São Se-  dos navios de bloqueio   o Auditor do Regimento de Lagos. No mesmo dia se concluio e a sentença
                                                                  e o Reo veio para Lisboa na Andorinha. No dia 10 de tarde se fez à vella
         bastião e a fragata Benjamim na ponta SE  impediram a sua fuga.   o Centauro levando a bordo 100 bois para a Esquadra de Lord S. Vicente,
         da ilha, defronte da rada de Marsa Sciroc-  De facto, durante o blo-  pouco depois largou o Real Voador para hir cruzar sobre os Açores. Tendo
         co; a nau Rainha observava a costa desde  queio efectuado pela es-  a nossa aguada quazi completa mandei fazer a do São Sebastião com os
         o forte Emanuel até ao porto de São Paulo.  quadra de Nisa, apenas   nossos toneis e embarcações.
                                                                    No dia 11 pela manhãa deram fundo os dois corsários que vinhão de
                                                                  Lisboa com 30 homens para a Esquadra Tinhão cruzado ao N. da Roca
                                                                  por alguns dias.
                                                                    No dia 12 deu fundo huma setia Grega que vinha de Malaga para Lis-
                                                                  boa. O Malthez que levava os Falcoens de paçagem na ditta Setia disse que
                                                                  a Esquadra Franceza tinha passado por Maltha, e que a terra os tinha salva-
                                                                  do com muitas demonstraçoens de ami zade e que ella seguia viagem para
                                                                  Levante; estas novas lhe forão dadas por outra setia grega. Enquanto esteve
                                                                  em Malaga ouvio que a Esquadra Ingleza tinha encontrado a Franceza a E.
                                                                  de Cabo Passaro, e que tinha batido e lhe tomara 7 Navios de Linha.
                                                                    Nenhuma destas noticias se pode dar por certa. No dia 13 pellas 2 ho-
                                                                  ras da tarde pouco mais ou menos se completou a aguada da Esquadra e
                                                                  logo nos pozemos prontos a fazermo-nos de vella. Enquanto eu estive fora
                                                                  partio a âncora que estava no fundo. Quando estavamos a largar vimos
                                                                  dois Navios que buscavão a Bahia mas como hera quazi noite não pude-
                                                                  mos saber o que herão.
                                                                    Pouco antes das 6 horas principiamos a virar o cabrestante e depois dellas
                                                                  se fez o signal de fazer a vela. O Aphonso de Albuquerque pouco depois lar-
                                                                  gou e dahi os outros sucessivamente.
                                                                    Agora o repetidor dos signais he o Incendiario e a meo bordo estão en-
                                                                  carregados dois tenentes Inglezes que Lord S. Vicente me mandou para esse
          Bloqueio do porto de Nápoles por navios portugueses e ingleses.  fim e desde aqui já me sirvo dos signais que a Esquadra uza.
          Museu de Marinha.
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