Page 278 - Revista da Armada
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         INTRODUÇÃO                           A qualquer ângulo de adornamento, é a dis-  tivamente ao eixo longitudinal do navio.
                                            posição horizontal dos pontos G e B que deter-  O período de balanço (T), em segundos,
         O                                                                     é o tempo que o navio demora a completar
               mais importante movimento do navio,  minam o valor de GZ:
                                                                               uma oscilação transversal.
               em termos da sua segurança, é efecti-
                                                                                 A amplitude de balanço é normalmente
               vamente o Balanço Transversal, uma
         vez que em comparação com o cabeceio, ou                              dada em graus de inclinação.
         mesmo a arfagem, este envolve momentos de                               Em termos ideais considera-se o balanço
         restituição, ou endireitantes, muito menores e                        como uma oscilação livre não amortecida
         muito mais sensíveis a pequenas mudanças na                           (sem atrito viscoso), pelo que a amplitude
         condição de estabilidade inicial do navio.                            da oscilação mantém-se constante. Na re-
           A determinação do amortecimento do navio                            alidade, o movimento de balanço é uma
         é uma das etapas mais importantes para a deter-                       oscilação amortecida, pelo que a amplitu-
         minação do movimento de balanço em ondas.                             de da oscilação é decrescente até se anular
         No entanto não existe nenhuma teoria “sólida”                         e o navio parar na posição de direito, em
         para a previsão do amortecimento para um                              águas tranquilas.
         dado navio, o que leva ao recurso a métodos
         empíricos a partir de testes de extin-                                       ANALOGIA COM
         ção de balanço, e com recurso a um                                           O PÊNDULO IDEAL
         inclinómetro de precisão.
           O método de obtenção da Altura                                               No caso da oscilação ideal e não
         Metacêntrica Transversal através da                                          amortecida, o balanço transversal
         leitura do Período Natural para o mo-                                        pode ser tratado como um pêndu-
         vimento de balanço foi validado ex-                                          lo ideal.
         perimentalmente, primeiro através de                                           Em qualquer posição intermédia
         experiências realizadas num modelo                                           no ciclo de balanço, a energia to-
         parcial do casco das Corvetas (à es-                                         tal é igual à soma das parcelas da
         cala 1/30) no tanque de Arquitectura                                         energia potencial e da energia ciné-
         Naval da Escola Naval, e depois com experiên-  À medida que o navio vai progressivamente   tica, e a soma destas duas parcelas mantêm-
         cias a bordo do NRP “João Roby”.   adornando, o braço endireitante GZ aumen-  -se constante.
                                                      ta até atingir um determinado   Nas posições extremas (1) e (3), o navio
                                                      valor máximo e depois decres-  possui a energia potencial máxima, e que é
                                                      ce até determinado ângulo até   igual à área abaixo da curva dos momentos
                                                      atingir o zero, e a partir daí o   endireitantes para o mesmo ângulo de ador-
                                                      GZ torna-se negativo, ou seja, o   namento.
                                                      navio fica com tendência para   Quando o navio passa pela posição de direi-
                                                      se virar. O gráfico da curva GZ   to (2) o braço endireitante GZ e consequente-
                                                      é obtido através de vários ângu-  mente o momento endireitante são nulos, bem
                                                      los de adornamento, para uma   como a energia potencial. No entanto o navio
                                                      determinada condição de car-  passará com a máxima velocidade de oscila-
                                                      ga do navio.             ção, ou seja com a máxima energia cinética.
                                                        Quanto maiores forem os va-  O período de oscilação (T) é calculado
                                                      lores de GZ, maior será a área   aproximadamente pela seguinte fórmula:
                                                      abaixo da curva (maior estabi-
          Os seis graus de Liberdade do sistema navio (a vermelho: os três mo-
          vimentos oscilatórios).                     lidade inicial).

         CURVA DA ESTABILIDADE              BALANÇO EM ÁGUAS TRANQUILAS
         TRANSVERSAL INICIAL                  As características que regulam o balanço são   em que I é o momento de inércia da massa
                                            essencialmente:                    do navio relativamente ao eixo longitudinal
           A curva da estabilidade trans-                                              de oscilação (e que passa pelo
         versal, ou curva GZ como é nor-                                               centro de gravidade G), W é o
         malmente conhecida, é uma                                                     deslocamento do navio em tone-
         representação gráfica da esta-                                                ladas, g é a aceleração gravítica
         bilidade transversal dos navios.                                              terrestre à superfície (9.81 m/s ) e
                                                                                                              2
         A estabilidade transversal é um                                               GM é a altura metacêntrica efec-
         termo utilizado para descrever a                                              tiva do navio.
         capacidade de um navio em re-                                                   A fórmula anterior mostra clara-
         tornar á posição de direito após                                              mente que para um valor constan-
         ter sofrido um determinado ador-                                              te do momento de inércia, o perío-
         namento devido à acção de uma                                                 do de balanço T é inversamente
         força exterior.             Movimento de balanço transversal.                 proporcional à raíz quadrada de
                                              A altura metacêntrica (distância GM);  GM (GM positivo), isto é: à medida que a al-
               Momento Endireitante (t.m)     A distribuição de pesos (sólidos e líquidos)  tura metcêntrica GM aumenta o período de
               = GZ (m) x Deslocamento (t)  no interior do navio e a sua localização rela-  balanço T diminui e vice-versa.

         24  AGOSTO 2008 U REVISTA DA ARMADA
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