Page 135 - Revista da Armada
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nio Pereira, então embaixador de Portugal no  alemão de Hitler a fomentar a construção de  primeira vez a tomar contacto com a história
         Reino Unido, cujo reconhecido gosto e entu-  grandes veleiros antes da 2ª Guerra Mundial,  do navio.
         siasmo pela prática da vela e pelos grandes ve-  passando pela sua genuína utilização como   O Comandante António Manuel Gonçal-
         leiros, a par da sua conhecida influência junto  navios-escolas, mas também como transportes  ves tem dois pontos do seu curriculum naval
         do poder político português da altura, levaram  de tropas no Báltico durante aquele conflito,  relacionados com a “Sagres” que eu gostaria
         a que o Governo português, de que ele veio  descrevendo com pormenor os processos de  de realçar:
         entretanto a fazer parte como Ministro da Pre-  partilha desses navios pelos Países Aliados no   O primeiro, é o facto de ele ter embarcado
         sidência, também se viesse a empenhar forte-  pós-guerra, continuando seguidamente com  no navio, como cadete, na viagem de instru-
         mente junto do Governo                                                               ção ao Brasil de 1988,
         brasileiro no sentido de                                                             com a coincidência de
         se conseguir a decisão da                                                            ter estado por isso sob o
         venda do “Guanabara” a                                                              Foto CAB L Figueiredo  meu comando; esta via-
         Portugal.                                                                            gem teve a particularida-
           Há contudo um por-                                                                 de de nela se ter atingido
         menor do curriculum do                                                               a segunda maior percen-
         Dr. Teotónio Pereira, bem                                                            tagem de navegação ex-
         demonstrativo do seu                                                                 clusivamente à vela em
         grande prestígio, que é o                                                            grandes viagens – 75%,
         facto, não expressamente                                                             ex-aequo, aliás, com a da
         referido pelo autor, de ele                                                          viagem de1984; a percen-
         ter sido co-fundador da                                                              tagem recorde tinha sido
         Sail Trainning Association,                                                          alcançada na viagem de
         juntamente com o solici-                                                             1982, sob o comando do
         tador inglês Bernard Mor-                                                            então Comandante Lopes
         gan, tal como ele também                                                             Cavalheiro, que incluiu a
         grande amante da vela e                                                              célebre regata Newport/
         dos veleiros. Só realmen-                                                            Lisboa em que a Sagres
         te um cidadão estrangeiro                                                            obteve o honroso 1º lugar
         de elevadíssimo prestígio   O autor do livro, CTEN António Manuel Gonçalves.         dos navios da classe A.
         poderia ter obtido tão grande honra no Reino  a história, viagens de instrução, missões de re-  O segundo, reporta-se ao facto de, como
         de Sua Majestade.                  presentação e outras navegações do ex-Albert  oficial da guarnição do navio, ter obtido duas
            Parece-me evidente poder concluir-se que  Leo Schlageter, primeiro como Guanabara e  “flâmulas azuis”, das quais se destaca a corres-
         a interferência do Dr. Teotónio Pereira foi re-  depois como Sagres, ao longo destes seus su-  pondente ao quarto das 1600 às 2000 do dia
         almente decisiva para o feliz desfecho que o  cessivos destinos, e incluindo, por fim, interes-  5 de Dezembro de 1992, no trajecto entre as
         caso teve para a nossa Marinha.               santes excertos do seu conjunto de Livros de  Bermudas e Lisboa, realizado debaixo de forte
           A partir daí, ou seja, desde que foi aumen-  Honra, cópias dos seus principais documentos  temporal, em que o navio alcançou a espanto-
         tado ao efectivo da Armada portuguesa em 8  históricos, efemérides respeitantes à sua vida e  sa média de 13,98 nós, o record das “flâmulas
         de Fevereiro de 1962, tanto no seu contributo  diversos elementos sobre as suas característi-  azuis”. Nesta viagem o navio estava sob o co-
         para a formação de futuros oficiais e de outros  cas e manobra, o autor conseguiu, através de  mando do Comandante Malhão Pereira.
         militares da Armada, como nas importantes  uma utilização equilibrada e harmoniosa das   No campo das curiosidades estatísticas con-
         missões de representação                                                             tidas neste magnífico livro,
         nacional em apoio da po-                                                             julgo também interessante
         lítica externa do Estado,                                                            evidenciar o total das dis-
         o navio tem de facto um                                                             Foto CAB L Figueiredo  tâncias percorridas pelo
         enorme manancial históri-                                                            navio até 2007: 594.532
         co de relevantes serviços                                                            milhas (neste momento já
         prestados à Marinha e ao                                                             ultrapassou até a barreira
         País. E se a isso juntarmos                                                          das 600.000 milhas), o
         as inéditas experiências,                                                            que, para dar uma ideia
         peripécias e sentimentos                                                             da sua extensão, equiva-
         vividos, quer pelos mui-                                                             leria a dar cerca de 28
         tos milhares de oficiais,                                                            voltas ao mundo, seguin-
         cadetes, sargentos e pra-                                                            do sobre um círculo má-
         ças que o guarneceram,                                                               ximo, como por exemplo
         quer pelas destacadas au-                                                            o Equador. Desta distân-
         toridades (incluindo Pre-                                                            cia total:
         sidentes da República) e                                                               - 21.278 milhas (o
         tantos cidadãos comuns                                                               equivalente a 1 volta ao
         e jovens que nele embar-                                                             mundo) foram percor-
         caram, quer ainda pelos                                                              ridas, enquanto o navio
         milhões de visitantes re-  A jornalista Alexandra Borges recebendo o donativo para a Fundação “Filhos do Coração”.  foi alemão, nas suas 3
         cebidos a bordo nos portos escalados, seria  descrições, dos textos e documentos repro-  maiores viagens, em que numa delas foram
         inimaginável a dimensão de um livro que pu-  duzidos, das imagens apresentadas e dos da-  escalados portos das Caraíbas e noutra o por-
         desse registar tão vastas e, por vezes, tão mar-  dos estatísticos, produzir uma excelente obra  to do Recife;
         cantes memórias e recordações.     não só para regalo de todos os que de algum   - 64.162 milhas (o equivalente a 3 voltas ao
           Contudo, o Comandante António Manuel  modo estiveram ligados à vida deste lendário  mundo) enquanto o navio foi brasileiro, reali-
         Gonçalves, ao lançar-se na aventura de criar  navio, mas também para uma agradável sa-  zando 79 viagens em que escalou exclusiva-
         esta obra, tentou de certo modo fazê-lo. Des-  tisfação da curiosidade daqueles que, através  mente portos e fundeadouros brasileiros, à ex-
         de os antecedentes que levaram o Governo  do seu manuseamento e leitura, venham pela  cepção de Montevideu;
                                                                                        REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2009  25
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