Page 98 - Revista da Armada
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Abril de 1958 efectuou exercícios de lança-       VI                  de Novembro de 1941, foi lançado à água em
         mento de minas do tipo “Saulter-Harlé” e em   O “naval trawler” “ERISKAY” (T217), da  28 de Agosto de 1942 e a sua construção ficou
         Dezembro de 1957, Fevereiro de 1958 e Junho  classe “ISLES”, da Armada Britânica foi cons-  terminada em 18 de Outubro de 1942.
         de 1962 lançamentos de minas do tipo                                         Cedido a Portugal a título provisó-
         “AZ”. Em Julho de 1960 lançou minas                                        rio, entrou a barra do Tejo, pela primei-
         acústicas e magnéticas. Em Julho e Ou-                                     ra vez, no dia 7 de Outubro de 1943 e
         tubro de 1968 efectuou mais lançamen-                                      naquele próprio dia foi aumentado,
         tos de minas mas não foi possível saber                                    temporariamente, ao Efectivo dos
         qual o tipo.                                                               Navios da Armada, passando a ter
           Encontrando-se em missão de fiscali-                                      bandeira e guarnição portuguesas,
         zação da pesca na zona centro entrou no                                    a ser designado por patrulha P8 e a
         porto de Peniche no dia 10 de Dezem-                                       ter aquele indicativo visual pintado a
         bro de 1970 indo amarrar à bóia ali exis-                                  branco nas amuras.
         tente destinada aos navios de guerra.                                        Pertencendo também à classe “IS-
           Nessa noite o vento refrescou, atin-  O “SANTA MARIA” como lança-minas.  LES”, como atrás já foi dito, as suas
         gindo rajadas de 70 quilómetros por                                        características principais eram idên-
         hora, ao mesmo tempo que rondava                                           ticas às do P1/”S. MIGUEL” e às do
         para SW o que originou que a referida                                      P3/”TERCEIRA” inclusivamente   no
         amarração se partisse e o “SANTA MA-                                       que  se  refere  ao   armamento  antiaé-
         RIA” impelido pelo vento e pelas vagas                                     reo. Já  o  armamento  anti-submarino
         fosse encalhar na praia, no interior do                                    era igual ao do P7, consistindo em dois
         porto de Peniche. Todos os esforços para                                   morteiros e 30 cargas de profundida-
         desencalhar o navio foram baldados e                                       de. Entre 18 de Outubro de 1943 e 25
         no dia 15 de Abril de 1971 foi abatido ao                                  de Junho de 1944 saiu 35 vezes para
         Efectivo dos Navios da Armada.                                             o mar em missão de patrulhamento
                      V                                                             fundeando quase sempre ao largo de
           O “naval trawler” “GRUINARD”                                             Caxias mas também duas vezes em
         (T239) da classe “ISLES” da Armada                                         Sesimbra e uma em Setúbal. No dia 26
         Britânica foi construído, no estaleiro                                     de Junho de 1944 foi devolvido à Royal
         John Crown & Son Ltd, Sunderland,                                          Navy, passando a usar de novo o nome
         Grã-Bretanha. Teve a sua quilha assen-                                     “ERISKAY”. Em 4 de Julho de 1944 foi
         te em 30 de Abril de 1942 e foi lançado                                    abatido ao Efectivo dos Navios da Ar-
         à água em 20 de Novembro do mesmo                                          mada Portuguesa de acordo com a por-
         ano. A sua construção foi dada por con-                                    taria nº 10696. Em 12 de Novembro de
         cluída em 1 de Março de 1943. Cedido a                                     1945, navegando com bandeira e guar-
         Portugal a título provisório, chegou pela                                  nição inglesas, perdeu-se, por encalhe,
         primeira vez ao Tejo no dia 7 de Outu-                                     junto à baía da Fajã do Negro, Mana-
         bro de 1943 e naquele mesmo dia foi                                        das, na ilha açoriana de S. Jorge.
         aumentado, temporariamente, ao Efec-                                                    VII
         tivo dos Navios da Armada, passando   Caça-minas “SANTA MARIA” encalhado na praia de Peniche.  O “naval trawler” “SALTARELO”
         a ter bandeira e guarnição portuguesas,                                    (T128) da classe “DANCE”, da Arma-
         a ser designado por patrulha P7 e a ter                                    da Britânica, foi construído, no estaleiro
         aquele indicativo visual pintado a bran-                                   Henry Robb Ltd., Leith, Grã-Bretanha.
         co nas amuras.                                                             Teve a sua quilha assente em 12 de Ja-
           Como também pertencia à classe “IS-                                      neiro de 1940, foi lançado à água em 6
         LES” as suas características eram muito                                    de Agosto de 1940 e a sua construção foi
         semelhantes às do P4/”SANTA MA-                                            concluída em 19 de Outubro do mesmo
         RIA” inclusivamente no que se refere                                       ano. Adquirido ao governo britânico,
         ao armamento anti-aéreo que, além da                                       em 1947, foi baptizado “SALVADOR
         peça Vickers-Armstrong de 76 mm/40                                         CORREIA” e inicialmente classificado
         calibres, também compreendia três me-                                      como navio-patrulha tendo actuado de
         tralhadoras Oerlikon de 20 mm. Já o                                        1948 a 1954, na qualidade de navio da
         armamento anti-submarino constava                                          Marinha Privativa de Angola. Porém,
         de dois morteiros e 30 cargas de pro-  Patrulha P7.                        em 1953, passou ao serviço exclusivo
         fundidade.                                                                 da Armada sendo reclassificado navio-
           De 21 de Outubro a 20 de Dezembro                                        hidrográfico com uma guarnição de 38
         de 1943 largou 12 vezes para o mar em                                      homens. Esteve ao serviço da Missão
         missão de patrulha e desde 3 de Janeiro                                    Hidrográfica de Angola e S. Tomé en-
         a 25 de Junho de 1944 largou mais 31 ve-                                   tre 1954 e 1955 e da Brigada Hidrográ-
         zes fundeando ora em Sesimbra ora em                                       fica Independente do Continente entre
         Caxias. No dia 26 de Junho de 1944 foi                                     1955 e 1961. Como navio-hidrográfico
         devolvido à Royal Navy e passou a usar                                     o seu indicativo visual era A 522 pin-
         novamente o nome “GRUINARD”. Em                                            tado a preto nas amuras. Em 1956 foi
         4 de Julho de 1944 foi abatido ao Efecti-                                  reclassificado caça-minas e em 1959
         vo dos Navios da Armada Portuguesa,   Patrulha P8.                         novamente navio-hidrográfico. Per-
         segundo a portaria nº 10696. Em 1946                                       tencendo à classe “DANCE”, como já
         passou a ser o navio mercante “PRESIDENT  truído no estaleiro Fleming & Ferguson, Ltd,  foi citado, as suas características eram ligeira-
         F. D. ROOSEVELT” e em 1950 foi rebaptiza-  em Paisley, Escócia.       mente diferentes das da classe “ISLES” e das
         do “ODIN”.                           O assentamento da quilha aconteceu em 20  da classe “TREE”.

         24  MARÇO 2009 U REVISTA DA ARMADA
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