Page 98 - Revista da Armada
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Abril de 1958 efectuou exercícios de lança- VI de Novembro de 1941, foi lançado à água em
mento de minas do tipo “Saulter-Harlé” e em O “naval trawler” “ERISKAY” (T217), da 28 de Agosto de 1942 e a sua construção ficou
Dezembro de 1957, Fevereiro de 1958 e Junho classe “ISLES”, da Armada Britânica foi cons- terminada em 18 de Outubro de 1942.
de 1962 lançamentos de minas do tipo Cedido a Portugal a título provisó-
“AZ”. Em Julho de 1960 lançou minas rio, entrou a barra do Tejo, pela primei-
acústicas e magnéticas. Em Julho e Ou- ra vez, no dia 7 de Outubro de 1943 e
tubro de 1968 efectuou mais lançamen- naquele próprio dia foi aumentado,
tos de minas mas não foi possível saber temporariamente, ao Efectivo dos
qual o tipo. Navios da Armada, passando a ter
Encontrando-se em missão de fiscali- bandeira e guarnição portuguesas,
zação da pesca na zona centro entrou no a ser designado por patrulha P8 e a
porto de Peniche no dia 10 de Dezem- ter aquele indicativo visual pintado a
bro de 1970 indo amarrar à bóia ali exis- branco nas amuras.
tente destinada aos navios de guerra. Pertencendo também à classe “IS-
Nessa noite o vento refrescou, atin- O “SANTA MARIA” como lança-minas. LES”, como atrás já foi dito, as suas
gindo rajadas de 70 quilómetros por características principais eram idên-
hora, ao mesmo tempo que rondava ticas às do P1/”S. MIGUEL” e às do
para SW o que originou que a referida P3/”TERCEIRA” inclusivamente no
amarração se partisse e o “SANTA MA- que se refere ao armamento antiaé-
RIA” impelido pelo vento e pelas vagas reo. Já o armamento anti-submarino
fosse encalhar na praia, no interior do era igual ao do P7, consistindo em dois
porto de Peniche. Todos os esforços para morteiros e 30 cargas de profundida-
desencalhar o navio foram baldados e de. Entre 18 de Outubro de 1943 e 25
no dia 15 de Abril de 1971 foi abatido ao de Junho de 1944 saiu 35 vezes para
Efectivo dos Navios da Armada. o mar em missão de patrulhamento
V fundeando quase sempre ao largo de
O “naval trawler” “GRUINARD” Caxias mas também duas vezes em
(T239) da classe “ISLES” da Armada Sesimbra e uma em Setúbal. No dia 26
Britânica foi construído, no estaleiro de Junho de 1944 foi devolvido à Royal
John Crown & Son Ltd, Sunderland, Navy, passando a usar de novo o nome
Grã-Bretanha. Teve a sua quilha assen- “ERISKAY”. Em 4 de Julho de 1944 foi
te em 30 de Abril de 1942 e foi lançado abatido ao Efectivo dos Navios da Ar-
à água em 20 de Novembro do mesmo mada Portuguesa de acordo com a por-
ano. A sua construção foi dada por con- taria nº 10696. Em 12 de Novembro de
cluída em 1 de Março de 1943. Cedido a 1945, navegando com bandeira e guar-
Portugal a título provisório, chegou pela nição inglesas, perdeu-se, por encalhe,
primeira vez ao Tejo no dia 7 de Outu- junto à baía da Fajã do Negro, Mana-
bro de 1943 e naquele mesmo dia foi das, na ilha açoriana de S. Jorge.
aumentado, temporariamente, ao Efec- VII
tivo dos Navios da Armada, passando Caça-minas “SANTA MARIA” encalhado na praia de Peniche. O “naval trawler” “SALTARELO”
a ter bandeira e guarnição portuguesas, (T128) da classe “DANCE”, da Arma-
a ser designado por patrulha P7 e a ter da Britânica, foi construído, no estaleiro
aquele indicativo visual pintado a bran- Henry Robb Ltd., Leith, Grã-Bretanha.
co nas amuras. Teve a sua quilha assente em 12 de Ja-
Como também pertencia à classe “IS- neiro de 1940, foi lançado à água em 6
LES” as suas características eram muito de Agosto de 1940 e a sua construção foi
semelhantes às do P4/”SANTA MA- concluída em 19 de Outubro do mesmo
RIA” inclusivamente no que se refere ano. Adquirido ao governo britânico,
ao armamento anti-aéreo que, além da em 1947, foi baptizado “SALVADOR
peça Vickers-Armstrong de 76 mm/40 CORREIA” e inicialmente classificado
calibres, também compreendia três me- como navio-patrulha tendo actuado de
tralhadoras Oerlikon de 20 mm. Já o 1948 a 1954, na qualidade de navio da
armamento anti-submarino constava Marinha Privativa de Angola. Porém,
de dois morteiros e 30 cargas de pro- Patrulha P7. em 1953, passou ao serviço exclusivo
fundidade. da Armada sendo reclassificado navio-
De 21 de Outubro a 20 de Dezembro hidrográfico com uma guarnição de 38
de 1943 largou 12 vezes para o mar em homens. Esteve ao serviço da Missão
missão de patrulha e desde 3 de Janeiro Hidrográfica de Angola e S. Tomé en-
a 25 de Junho de 1944 largou mais 31 ve- tre 1954 e 1955 e da Brigada Hidrográ-
zes fundeando ora em Sesimbra ora em fica Independente do Continente entre
Caxias. No dia 26 de Junho de 1944 foi 1955 e 1961. Como navio-hidrográfico
devolvido à Royal Navy e passou a usar o seu indicativo visual era A 522 pin-
novamente o nome “GRUINARD”. Em tado a preto nas amuras. Em 1956 foi
4 de Julho de 1944 foi abatido ao Efecti- reclassificado caça-minas e em 1959
vo dos Navios da Armada Portuguesa, Patrulha P8. novamente navio-hidrográfico. Per-
segundo a portaria nº 10696. Em 1946 tencendo à classe “DANCE”, como já
passou a ser o navio mercante “PRESIDENT truído no estaleiro Fleming & Ferguson, Ltd, foi citado, as suas características eram ligeira-
F. D. ROOSEVELT” e em 1950 foi rebaptiza- em Paisley, Escócia. mente diferentes das da classe “ISLES” e das
do “ODIN”. O assentamento da quilha aconteceu em 20 da classe “TREE”.
24 MARÇO 2009 U REVISTA DA ARMADA