Page 99 - Revista da Armada
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- Comprimento de fora a fora .....48,80 metros duas metralhadoras Oerlikon de 20 mm aumentado, temporariamente, ao Efectivo
- Comprimento entre p.p. ............45,70 metros antiaéreas instaladas na ponte a um e outro dos Navios da Armada com a designação
- Deslocamento Standard ...........530 toneladas bordo, duas metralhadoras Vickers de 12,7 de patrulha P5, passando a ter aquele indi-
- Velocidade ...............................................11,5 nós mm montadas a ré, em reparo duplo, duas cativo visual pintado a branco nas amuras e
Quando na Armada Portuguesa o seu ar- metralhadoras Lewis de 7,7 mm antiaére- bandeira e guarnição portuguesas.
mamento consistia apenas numa peça Vi- as na ponte, quatro morteiros e duas calhas Desde 14 de Dezembro de 1943 a 2 de
ckers Armstrong de tiro rápido, antiaérea, de para o lançamento de cargas de profundida- Maio de 1944 largou 28 vezes para o mar
76 mm/40 calibres, montada em caça e numa de e um dispositivo para disparar foguetões patrulhando as águas do grupo oriental
metralhadora Oerlikon de 20 mm, tam- do arquipélago dos Açores, fazendo
bém antiaérea, instalada por ante a ré sempre base em Ponta Delgada. No
da chaminé. Em 1961 foi rebaptizado dia 6 de Agosto de 1944 entrou no
“BALDAQUE DA SILVA” e deixou de porto da Horta para ser devolvido à
navegar tendo sido abatido ao Efectivo Royal Navy. No dia 8 de Agosto foi
dos Navios da Armada em 31 de Janei- abatido ao Efectivo dos Navios da
ro de 1961. Armada Portuguesa de acordo com
VIII a portaria nº 10726 de 15 de Agosto
O “naval trawler” “RUSKHOLM” de 1944. Ao hastear de novo a “whi-
(T211) da classe “ISLES” da Armada Bri- te ensign” voltou a ostentar o nome
tânica, foi construído, no estaleiro Goole de “CAPE PORTLAND” e o indica-
Shipbuilding & Repairing Co Ltd. Amos tivo visual FY 246. Foi devolvido ao
& Smith, Grã-Bretanha. Teve a sua qui- armador em 1945.
lha assente na carreira em Agosto de Navio-hidrográfico “SALVADOR CORREIA”. X
1941 e foi lançado à água em 4 de Feve- O “requisitioned trawler” “VAS-
reiro de 1942, tendo a construção fica- CAMA” (FY185) da Armada Britâni-
do concluída em Maio do mesmo ano. ca foi construído, de aço, em 1935, no
Adquirido pelo governo português em mesmo estaleiro em que foi construí-
1947 foi baptizado “BALDAQUE DA do o “CAPE PORTLAND”. Também
SILVA” e adaptado a navio-oceanográfi- ele começou por ser um arrastão para
co. Tinha uma guarnição de 36 homens. pescar nas águas da Islândia mas em
Esteve ao serviço da Missão de Estudos Setembro de 1939 foi igualmente re-
de Pesca em águas de Angola e de Cabo quisitado pelo Almirantado Britânico
Verde entre 1948 e 1961. Mais tarde foi e adaptado para passar a ser um “Ar-
reclassificado navio-hidrográfico e re- med Boarding Vessel”, versão A/S,
baptizado “SALVADOR CORREIA”. muito semelhante ao “CAPE POR-
Posteriormente efectuou trabalhos de Navio-oceanográfico “BALDAQUE DA SILVA”. TLAND” do qual diferia apenas nas
oceanografia em águas do Continente. seguintes características:
Foi abatido ao Efectivo dos Navios da - Deslocamento máx. ...560 toneladas
Armada em 1967. - Arqueação bruta ...............1265,9 m 3
IX - Velocidade máxima ...............8,4 nós
O “requisitioned trawler” “CAPE As dimensões, o aparelho propul-
PORTLAND” (FY246) da Armada Bri- sor e o armamento eram em tudo
tânica, foi construído, de aço, em 1936, idênticos. Também ele chegou ao
no estaleiro Cochrane & Son, Ltd, em porto de Ponta Delgada no dia 7 de
Selby, Grã-Bretanha. Começou por ser Outubro de 1943 sendo nessa data
um arrastão para pescar em águas da aumentado, temporariamente, ao
Islândia mas em Setembro de 1939 foi Efectivo dos Navios da Armada com
requisitado pelo Almirantado Britânico Patrulha P5. a designação de patrulha P6, passan-
e adaptado para poder desempenhar do a ter aquele indicativo visual pin-
missões de patrulhamento, de escolta tado a branco nas amuras e bandeira
de comboios e de dragagem de minas. e guarnição portuguesas..
Foi então classificado como ABV, (Ar- Desde 11 de Dezembro de 1943 a
med Boarding Vessel), na versão A/S. 19 de Junho de 1944 saiu para o mar
Eis as suas características principais: 31 vezes patrulhando as águas do ar-
- Comprimento Total ........51,72 metros quipélago dos Açores utilizando Pon-
- Boca .......................................8,41 metros ta Delgada como base. Tal como o P5
- Calado máximo .................5,34 metros entrou no porto da Horta, no dia 6 de
- Deslocamento máx. ......585 toneladas Agosto de 1944 para ser restituído à
- Deslocamento stand. ....570 toneladas Royal Navy.
- Arqueação bruta ....................1407,5 m 3 No dia 8 de Agosto foi abatido ao
- Velocidade máxima ....................12 nós Patrulha P6. Efectivo dos Navios da Armada Por-
- Velocidade de cruzeiro .............8,5 nós tuguesa conforme a portaria nº 10726
- Autonomia ........4600 milhas a 8,5 nós com pára-quedas e com arames, contra avi- de 15 de Agosto de 1944. Ao hastear nova-
O aparelho propulsor consistia numa má- ões. Estava também equipado com aparelha- mente a “white ensign” tornou a ostentar o
quina alternativa de vapor de tríplice expan- gem de detecção de submarinos Asdic. nome “VASCAMA” e o indicativo visual FY
são, com uma caldeira cilíndrica e três for- A guarnição era composta por três oficiais, 185. Foi vendido em Abril de 1945.
nalhas. Potência 850 cavalos indicados. A três sargentos e 23 praças. (o Imediato e al- Z
dotação de carvão era de 220 toneladas. Foi gumas praças pertenciam à Reserva Maríti- José Ferreira dos Santos
armado com uma peça de artilharia Vickers ma). Chegou ao porto de Ponta Delgada em Capitão da Marinha Mercante
de 101,6 mm/40 calibres montada em caça, 7 de Outubro de 1943 e nesse mesmo dia foi Membro efectivo da Academia de Marinha
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