Page 97 - Revista da Armada
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OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”
            OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”

                                                                                               CONCLUSÃO

                        III                                 IV                 de 1943 e naquele mesmo dia foi aumentado,
         O                                  classe “ISLES” da Armada Britânica foi cons-  Armada, passando a ter bandeira e guarnição
                                              O “naval trawler” “WHALSAY” (T293) da  temporariamente, ao Efectivo dos Navios da
               “naval trawler” “HAYLING”, (T271),
               da classe “ISLES” da Armada Britâni-
               ca foi construído, no estaleiro Cook,  truído, no estaleiro Cook, Welton & Gemmel:  portuguesas, a ser designado por patrulha P4
         Welton & Gemmel: Holmes, Grã-Bretanha.  Holmes, Grã-Bretanha.         e a ter aquele indicativo visual pintado a bran-
         Teve a sua quilha assente em 1941, foi                                     co nas amuras.
         lançado à água em 17 de Agosto de                                             Pertencendo à classe “ISLES” as suas
         1942, tendo a sua construção ficado                                         características principais eram idên-
         concluída naquele ano.                                                     ticas às do P1/”S.MIGUEL” e às do
           Em 8 de Outubro de 1943 chegou ao                                        P3/”TERCEIRA” mas o armamento
         porto da Horta e naquele mesmo dia                                         anti-aéreo era igual ao do P2/”FAIAL”
         foi aumentado, temporariamente, ao                                         que consistia, inicialmente, na peça de
         Efectivo dos Navios da Armada, pas-                                        76 mm/40 calibres e em três metralha-
         sando a ter bandeira e guarnição por-                                      doras Oerlikon de 20 mm.
         tuguesas, a ser designado por patrulha                                        Durante os anos de 1943, 1944 e 1945
         P3 e a ter aquele indicativo visual pin-                                   saiu para o mar mais de 100 vezes pa-
         tado a branco nas amuras.                                                  trulhando as águas do Arquipélago dos
           As suas dimensões e demais caracte-  Patrulha P3.                        Açores fazendo base quase sempre no
         rísticas, as máquinas, o ar mamento, os                                    porto da Horta mas entrando, por ve-
         equipamentos e a lotação eram iguais                                       zes, em Ponta Delgada e em Vila do Por-
         às do patrulha P1/ ”S. MIGUEL” que                                         to. Em 21 de Junho de 1945, terminada
         também pertencia à classe “ISLES”.                                         a sua comissão de serviço nos Açores,
           Durante os anos de 1943, 1944 e 1945,                                    zarpou com destino a Lisboa, fundean-
         patrulhando as águas do arquipélago                                        do em Caxias no dia 26. Naquela data
         dos Açores, largou para o mar mais de                                      ficou a depender do Comando da De-
         120 vezes, fazendo base geralmente no                                      fesa Marítima do Porto de Lisboa. Em
         porto da Horta mas entrando por vezes                                      11 de Junho de 1946 foi aumentado de-
         em Ponta Delgada, Lajes e Santa Cruz                                       finitivamente ao Efectivo dos Navios da
         das Flores, Vila do Porto e Angra do                                       Armada e passou a ser designado por
         Heroísmo. Em 25 de Junho de 1945, ter-                                     vapor “SANTA MARIA” conforme a
         minada a sua comissão de serviço nos   Patrulha “TERCEIRA”.                portaria 11410 de 29 de Junho de 1946,
         Açores zarpou da Horta para Lisboa                                         mantendo o indicativo visual P4. Em
         onde chegou no dia 30, indo amarrar                                        19 de Outubro de 1946, de acordo com
         a uma bóia do Quadro dos Navios de                                         a portaria nº 11532, passou a ser o pa-
         Guerra. Em 1 de Julho foi incorporado                                      trulha “SANTA MARIA” e a ter como
         no Comando da Defesa Marítima do                                           indicativo visual as letras MR pintadas a
         Porto de Lisboa.                                                           branco nas amuras e sombreadas a pre-
           Em 11 de Junho de 1946 foi aumen-                                        to. Em 24 de Maio de 1951, pela portaria
         tado ao Efectivo dos Navios da Arma-                                       nº 13547, passou a ter a designação de
         da de forma definitiva e passou a ser                                       draga-minas e o indicativo visual M 404
         designado por vapor “TERCEIRA”,                                            pintado a preto nas amuras e na popa.
         conforme a portaria nº 11410 de 29 de                                      Em 28 de Junho de 1956, segundo a por-
         Junho de 1946, mantendo o mesmo                                            taria nº 15893, o “SANTA MARIA”  foi
         indicativo visual P3. Em 19 de Outu-                                       reclassificado caça-minas e passou  a
         bro de 1946, de acordo com a porta-  Patrulha P4.                          ter  o  indicativo  visual M 392 pintado
         ria nº 11532, passou a ser o patrulha                                      a preto nas amuras e na popa ao mesmo
         “TERCEIRA” e o seu indicativo vi-                                          tempo que cedia o indicativo M 404 ao
         sual a ser a letra T pintada a branco e                                    draga-minas costeiro “ROSÁRIO”.
         sombreada a preto, nas amuras. Em                                            Tendo navegado durante mais de
         24 de Maio de 1951, pela portaria nº                                       27 anos sob a bandeira das quinas
         13547, passou a ter a designação de                                        teve uma vida muito activa e provei-
         draga-minas e o indicativo visual M                                        tosa tendo participado em numerosos
         402 pintado a preto nas amuras e na                                        exercícios para adestramento da guar-
         popa. Em 28 de Junho de 1956 foi re-                                       nição e em grande variedade de ou-
         classificado caça-minas de acordo                                          tras missões.
         com a portaria nº 15893 e o seu indi-                                        Pela observação de fotografias cons-
         cativo visual passou a ser M 393 ao   Patrulha “SANTA MARIA”.              tata-se que o “SANTA MARIA”, em
         mesmo tempo que cedia o indicativo                                         data que não foi possível determinar
         visual M 402 ao draga-minas costeiro “RI-  O assentamento da quilha teve lugar em  com exactidão, terá sido adaptado a lança-mi-
         BEIRA GRANDE”. Em 26 de Abril de 1957  1941 e o lançamento á água em 4 de Abril de  nas, no Arsenal do Alfeite, tendo-lhe sido ins-
         o caça-minas “TERCEIRA” foi abatido ao  1942 ano em que a construção ficou terminada.  talados dois paus de carga à popa, provavel-
         Efectivo dos Navios da Armada conforme  Cedido a Portugal a título provisório chegou ao  mente durante o primeiro semestre de 1955.
         a portaria nº 16265.               porto da Horta na madrugada de 8 de Outubro  Em Março, Agosto e Dezembro de 1957 e em
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U MARÇO 2009  23
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