Page 97 - Revista da Armada
P. 97
OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”
OS PATRULHAS DA CLASSE “FAIAL”
CONCLUSÃO
III IV de 1943 e naquele mesmo dia foi aumentado,
O classe “ISLES” da Armada Britânica foi cons- Armada, passando a ter bandeira e guarnição
O “naval trawler” “WHALSAY” (T293) da temporariamente, ao Efectivo dos Navios da
“naval trawler” “HAYLING”, (T271),
da classe “ISLES” da Armada Britâni-
ca foi construído, no estaleiro Cook, truído, no estaleiro Cook, Welton & Gemmel: portuguesas, a ser designado por patrulha P4
Welton & Gemmel: Holmes, Grã-Bretanha. Holmes, Grã-Bretanha. e a ter aquele indicativo visual pintado a bran-
Teve a sua quilha assente em 1941, foi co nas amuras.
lançado à água em 17 de Agosto de Pertencendo à classe “ISLES” as suas
1942, tendo a sua construção ficado características principais eram idên-
concluída naquele ano. ticas às do P1/”S.MIGUEL” e às do
Em 8 de Outubro de 1943 chegou ao P3/”TERCEIRA” mas o armamento
porto da Horta e naquele mesmo dia anti-aéreo era igual ao do P2/”FAIAL”
foi aumentado, temporariamente, ao que consistia, inicialmente, na peça de
Efectivo dos Navios da Armada, pas- 76 mm/40 calibres e em três metralha-
sando a ter bandeira e guarnição por- doras Oerlikon de 20 mm.
tuguesas, a ser designado por patrulha Durante os anos de 1943, 1944 e 1945
P3 e a ter aquele indicativo visual pin- saiu para o mar mais de 100 vezes pa-
tado a branco nas amuras. trulhando as águas do Arquipélago dos
As suas dimensões e demais caracte- Patrulha P3. Açores fazendo base quase sempre no
rísticas, as máquinas, o ar mamento, os porto da Horta mas entrando, por ve-
equipamentos e a lotação eram iguais zes, em Ponta Delgada e em Vila do Por-
às do patrulha P1/ ”S. MIGUEL” que to. Em 21 de Junho de 1945, terminada
também pertencia à classe “ISLES”. a sua comissão de serviço nos Açores,
Durante os anos de 1943, 1944 e 1945, zarpou com destino a Lisboa, fundean-
patrulhando as águas do arquipélago do em Caxias no dia 26. Naquela data
dos Açores, largou para o mar mais de ficou a depender do Comando da De-
120 vezes, fazendo base geralmente no fesa Marítima do Porto de Lisboa. Em
porto da Horta mas entrando por vezes 11 de Junho de 1946 foi aumentado de-
em Ponta Delgada, Lajes e Santa Cruz finitivamente ao Efectivo dos Navios da
das Flores, Vila do Porto e Angra do Armada e passou a ser designado por
Heroísmo. Em 25 de Junho de 1945, ter- vapor “SANTA MARIA” conforme a
minada a sua comissão de serviço nos Patrulha “TERCEIRA”. portaria 11410 de 29 de Junho de 1946,
Açores zarpou da Horta para Lisboa mantendo o indicativo visual P4. Em
onde chegou no dia 30, indo amarrar 19 de Outubro de 1946, de acordo com
a uma bóia do Quadro dos Navios de a portaria nº 11532, passou a ser o pa-
Guerra. Em 1 de Julho foi incorporado trulha “SANTA MARIA” e a ter como
no Comando da Defesa Marítima do indicativo visual as letras MR pintadas a
Porto de Lisboa. branco nas amuras e sombreadas a pre-
Em 11 de Junho de 1946 foi aumen- to. Em 24 de Maio de 1951, pela portaria
tado ao Efectivo dos Navios da Arma- nº 13547, passou a ter a designação de
da de forma definitiva e passou a ser draga-minas e o indicativo visual M 404
designado por vapor “TERCEIRA”, pintado a preto nas amuras e na popa.
conforme a portaria nº 11410 de 29 de Em 28 de Junho de 1956, segundo a por-
Junho de 1946, mantendo o mesmo taria nº 15893, o “SANTA MARIA” foi
indicativo visual P3. Em 19 de Outu- reclassificado caça-minas e passou a
bro de 1946, de acordo com a porta- Patrulha P4. ter o indicativo visual M 392 pintado
ria nº 11532, passou a ser o patrulha a preto nas amuras e na popa ao mesmo
“TERCEIRA” e o seu indicativo vi- tempo que cedia o indicativo M 404 ao
sual a ser a letra T pintada a branco e draga-minas costeiro “ROSÁRIO”.
sombreada a preto, nas amuras. Em Tendo navegado durante mais de
24 de Maio de 1951, pela portaria nº 27 anos sob a bandeira das quinas
13547, passou a ter a designação de teve uma vida muito activa e provei-
draga-minas e o indicativo visual M tosa tendo participado em numerosos
402 pintado a preto nas amuras e na exercícios para adestramento da guar-
popa. Em 28 de Junho de 1956 foi re- nição e em grande variedade de ou-
classificado caça-minas de acordo tras missões.
com a portaria nº 15893 e o seu indi- Pela observação de fotografias cons-
cativo visual passou a ser M 393 ao Patrulha “SANTA MARIA”. tata-se que o “SANTA MARIA”, em
mesmo tempo que cedia o indicativo data que não foi possível determinar
visual M 402 ao draga-minas costeiro “RI- O assentamento da quilha teve lugar em com exactidão, terá sido adaptado a lança-mi-
BEIRA GRANDE”. Em 26 de Abril de 1957 1941 e o lançamento á água em 4 de Abril de nas, no Arsenal do Alfeite, tendo-lhe sido ins-
o caça-minas “TERCEIRA” foi abatido ao 1942 ano em que a construção ficou terminada. talados dois paus de carga à popa, provavel-
Efectivo dos Navios da Armada conforme Cedido a Portugal a título provisório chegou ao mente durante o primeiro semestre de 1955.
a portaria nº 16265. porto da Horta na madrugada de 8 de Outubro Em Março, Agosto e Dezembro de 1957 e em
REVISTA DA ARMADA U MARÇO 2009 23