Page 10 - Revista da Armada
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NRP “Álvares Cabral”
Navio-Almirante da SNMG1

                                                                                                PARTE V

“POR MARES OUTRORA                          mação ao helicóptero e recolha dos tripu-           sempre que se aproxima um porto novo, a
                                                                                                equipa médica informa a guarnição, através
NAVEGADOS”                                  lantes sinistrados.                                 de uma palestra, das principais precauções
                                              Dias mais tarde, contudo, a rotina será al-       a ter em conta durante a estadia, nomea-
Depois de concretizada a primeira in-                                                           damente as medidas de protecção a tomar
        teracção com uma embarcação de      terada por causa de um evento que por certo         para evitar a contaminação com o vírus da
        piratas, em que a “Álvares Cabral”  ficará registado na memória de grande parte          malária, que ainda prolifera em muitos pa-
                                            dos militares da guarnição, a passagem da           íses africanos.

conseguiu impedir um ataque em curso, o linha do Equador. O dia 28 de Novembro                    Durante a tarde do dia 29, o relato de um
                                                                                                ataque a um navio de pesca espanhol a cerca
nosso navio regressou calmamente à sua acordara soalheiro como é hábito nestas pa-
                                                                                                              de 240 milhas da nossa posição
rotina vigilante de patrulha no IRTC (Inter- ragens e o navio prosseguia tranquilamente                       fez com que a “Álvares Cabral”
                                                                                                              fosse empenhada na persegui-
national Recommended Transit Corridor), o seu trânsito para sul, quase que indiferen-                         ção ao grupo de piratas. O grupo
                                                                                                              operava com três embarcações
monitorizando a navegação                                                                                     pequenas e já tinha sido detecta-
                                                                                                              do por uma aeronave de patrulha
mercante, em particular os na-                                                                                marítima da força da União Eu-
                                                                                                              ropeia também a operar na área,
vios designados de SRV (Severe                                                                                e um Patrulha da Guarda-Cos-
                                                                                                              teira das Seychelles iniciara já a
Risk Vessels), que pelas suas ca-                                                                             perseguição. Já noite dentro, o
                                                                                                              navio acabaria por localizar uma
racterísticas, nomeadamente,                                                                                  das embarcações, com 6 presu-
                                                                                                              míveis piratas a bordo. Depois
baixo bordo livre, velocidade e                                                                               de vistoriada, os seus tripulantes
                                                                                                              foram transferidos para o Patru-
carga transportada, são consi-                                                                  lha das Seychelles , tendo a “Álvares Cabral”
                                                                                                retomado o seu trânsito para Vitória.
derados como mais vulneráveis                                                                     No dia 30 de Novembro, ao final da tarde,
                                                                                                o navio atracou no porto de Vitória, capital
aos ataques de piratas.                                                                         das Ilhas Seychelles. Localizado a 600 milhas
                                                                                                náuticas a nordeste da ilha de Madagáscar, o
No dia 24 de Novembro, o                                                                        arquipélago das Seychelles é um dos destinos
                                                                                                turísticos mais procurados no mundo inteiro.
navio deixou o Golfo de Áden,                                                                   Para tal muito contribui a beleza natural da
                                                                                                              ilha Mahé, onde se encontra si-
iniciando o trânsito para sul,                                                                                tuada a cidade de Vitória, mar-
                                                                                                              cada sobretudo pelo verde das
para patrulhar a costa leste da                                                                               suas montanhas e por praias pa-
                                                                                                              radisíacas pintadas com o azul
Somália, onde os ataques a                                                                                    cristalino da água.

navios mercantes se têm suce-                                                                                   Ao fim de dois dias de descan-
                                                                                                              so em terra firme, a “Álvares Ca-
dido quase diariamente no úl-      Exercício de tiro da metralhadora M3M do helicóptero ROGUE.                bral” largou de novo, para mais
timo mês: Nesta zona da área                                                                                  uma tirada, esta talvez das mais
                                                                                                              curtas da missão, uma vez que
de operações os ataques chegam a ocorrer te à agitação vivida a bordo. A efeméride foi                        Mombaça dista cerca de 1000
                                                                                                              milhas de Vitória. O trânsito foi
a mais de 1000 milhas de costa, ou seja, a devidamente assinalada com a Festa do Rei                          aproveitado, sobretudo, para a
                                                                                                              realização de diversos exercí-
mais de meio caminho entre a Somália e o Neptuno, uma das mais antigas tradições ma-                          cios de tiro, comemorando as-
                                                                                                              sim condignamente o dia 4 de
arquipélago das Maldivas. Em rota, o rea- rítimas do mundo. As festividades começam             Dezembro, dia de Santa Bárbara, padroeira
                                                                                                dos artilheiros, e para apoiar as reportagens
bastecimento com o navio americano USNS com o “corte” simbólico da linha do Equador             efectuadas pelas equipas da SIC e da televisão
                                                                                                Ucraniana entretanto embarcadas.
John Lenthall permite repor os níveis de com- no castelo, que a tradição manda seja exe-          Aos primeiros alvores do dia 5 de Dezem-
                                                                                                bro, o navio já se encontrava perto da entra-
bustível, assegurando a sustentação do na- cutado pelo militar mais moderno da guarni-          da do porto de Mombaça, aguardando o em-
                                                                                                barque do piloto. Ao contemplar a cidade ao
vio durante os dias de patrulha que restam ção. Seguidamente, o Comandante do navio

até ao próximo porto. A dimensão da área é “aprisionado” pelos guardas do Rei Neptu-

de operações obriga a uma efi-

caz coordenação entre as várias

forças e meios disponíveis na

zona, nomeadamente no que

diz respeito ao reabastecimen-

to de combustível, factor que é

determinante no emprego ope-

racional de cada um dos navios

que por aqui navegam.

A bordo os dias sucedem-se

tranquilamente ao sabor da ro-

tina diária. O apito de alvorada

do Cabo de Quarto à Ponte dá

o mote para mais um dia. O Sol

já se vislumbra acima do hori-

zonte. Hoje, treinam-se os pro-
cedimentos de emergência de Momento do “corte da linha do Equador”.

queda do helicóptero no convés de voo. O no e levado a julgamento, na companhia dos

procedimento é relembrado a todos os inter- restantes militares que passam o Equador pela

venientes, ou seja, destacamento de helicóp- primeira vez. A festa do Rei dos Mares termi-

teros, equipa médica e equipa de combate a nou quando o Comandante do navio pintou

incêndios. Seguidamente, com o helicópte- a buzina de proa com a cor vermelha.

ro no convés de voo é simulada a emergên- Os portos de Vitória (Ilhas Seychelles) e

cia, sendo treinados todos os passos, desde Mombaça (Quénia) são os próximos a ser es-

o primeiro ataque ao incêndio até à aproxi- calados durante esta missão. Como é hábito

10 FEVEREIRO 2010 U REVISTA DA ARMADA
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