Page 26 - Revista da Armada
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Enfermeiro, um que desistiu a meio e eu. No fim destacou toda mas depois houve uma contra or- RA – Como se chamam em Português os
só dois. dem. Fez umas reparações e o navio ainda anda “Penants”?
RA – (estupefactos) Como? Quando? a navegar. AM – Galhardetes! Mas habitualmente dizemos
“Penants”.
AM – Em 2002/2003.Foi numa fase em que RA – E depois desses fabricos? Grandes fabri- RA – Isso ! Quis, mas não conseguia lembrar-
estava muita gente a sair da Marinha e pouca a cos, talvez… -me? Obrigado. Uma mulher para reparar as
concorrer aos cursos. Na verdade, ele fez tudo AM – Gostei muito de estar na “João Roby” por bandeiras. Ideal!
parachumbar,poiserabrilhanteaapanharMor- que fiz o que não tinha ainda feito; Comunica- AM – Sou um desastre em… costura. Estive lá
se. Seria o melhor de nós três… ções! Aqui tive oportunidade de ir para o Centro cerca de um ano. Fizemos várias missões e os
RA – No antigo Grupo n.º 2 de Escolas da Ar- e de participar nas Operações embora as Comu-
mada, no Alfeite. “Contex” e “Fibex”. A “Capelo” en-
costou para abate e a Guarnição toda
AM - Agora a ETNA. Eu era asilante. transitou para a “João Belo”, um navio
Fui asilante durante quatro anos. Nos igual, acabadinho de sair do Arsenal,
primeiros tempos aproveitei para sair todo pintadinho de novo. Recordo
muito à noite mas depois acabei por que os beliches ainda estavam todos
utilizar o meu tempo de melhor ma- recolhidos. Depois foi adaptarmo-nos
neira; fui para um Ginásio, praticar àquele navio, arrumar as publicações e
desporto… joguei muito Badmington. o navio foi logo posto à prova no PTB,
RA – Imagino tudo muito diferen- no Plano de Treino Básico, para o pôr a
navegar e tivemos uma equipa da Flo-
te… Nos anos da Guerra de África os tilha a bordo a verificar.
RA – Também me lembro de ter em-
grumetes do ITE (Instrução Técnica barcado num navio vindo de grandes
fabricos no Arsenal e do cheiro agres-
Elementar) dormiam, durante mês e sivo das tintas, aliás todos os cheiros
de bordo, dos óleos da Casa das Máquinas, dos
meio no chão, nas suas macas, no in- desinfectantes, sei lá.
AM – É assim, sobretudo nessa circunstância.
tervalo entre fiadas de beliches de três Sobretudo nos navios mais velhos. Como era asi-
lante a roupa à paisana que guardava no meu ar-
andares. Sabiam que sabíamos que Dia do Juramento de Bandeira - Agosto de 2001 mário, quando a vestia para sair, tinha um cheiro
estavam muito mal instalados mas especial; eu até dizia que estava a cheirar a navio!
RA - Em África, na ponte alta, com vento de
assumiam-no com resignação ou, talvez mais nicações nas corvetas não tivessem muito inte- popa, eram, umas vezes, o horrível cheiro do
correctamente, com dignidade, senão mesmo resse pois têm apenas o básico. fumo e outras, o irresistivelmente
estoicismo. Os padrões materiais de vida me- RA - O Centro de Informações de Combate, apetitoso cheiro do pão a sair do for-
no. Quando saía de Quarto não perdo-
lhoraram muito e com isso o nível de instrução agora de Operações ou o de Comunicações? ava… E quando mudava de navio…
as cabeçadas e tropeções, na primeira
e ainda bem! Mas nem tudo. Falta “Cumprir- AM – O CO estava desactivado. Não tínhamos semana.
-se Portugal!” (dissemos ou apenas pensámos? Guerra ASW, nem me lembro de haver Torpe- AM – Não foi o caso pois os navios
Não sei). Como é agora? deiros a bordo. Eram as comunicações SAR, com eram da mesma classe. Mas lembro-
-me disso na passagem das portas es-
AM – Os beliches são de dois andares… Acabei os helicópteros… tanques e de, mesmo por cima do meu
o Curso e a minha intenção era embarcar numa RA – Até? beliche, passar um cano de esgoto e de
fragata da Classe “Vasco da Gama”. pensar “Deus queira que isto nunca re-
Era o que eu mais queria! Mas as rendi- bente em cima de mim!” (risos).
ções são de três em três anos e já tinham RA – O pé direito dos actuais navios
acontecido e ofereci-me para os Açores é muito mais alto. Começaram logo a
pois estaria em terra e desejava fazer navegar?
um Curso Superior e pensava que aí AM – Não! Mas por vezes havia faltas de pessoal
seria mais fácil. Mas quando a minha noutros navios e eu, na altura, apesar de enjoar,
promoção saiu à Ordem o Concurso gostava muito de navegar e havia uma escala
já tinha fechado. Foi, ali, morrer na em que eu estava sempre inscrita. Surgiu uma
praia… Mas ainda bem! Fui então para oportunidade quando uma camarada que devia
a “João Roby” e adorei lá estar. fazer uma substituição me pediu e fui logo, sem
RA – Uma corveta… das mais novas? hesitar, para a “Sacadura Cabral”, outra da classe
“João Belo”.
Um cano ou dois? O reparo de 76 mm RA – Iria dizer da classe “Comandante” - qua-
tro comandantes - em oposição à classe “Almi-
ou de 100? rante” - três almirantes. Isto quando se decidiu
transferir o nome de Gago Coutinho para a
AM – Ah! Não reparei mas é das mais Ana Martins com as camaradas do curso de sargentos. classe “Magalhães Correia”. Eram, por coinci-
modernas. Um, como o das fragatas. dência, as “Commandant Rivière” francesas.
RA – Quem era João Roby? AM – Foi todo o Verão e já no Outono tive de
AM – Aaaah… Não sei! desembarcar. Tive imensa pena pois estava a
RA – (Sorriso…) Quando fui tutor no CNED adorar estar lá. Foi triste para toda a Guarnição,
perguntei a um aluno, nos Açores (não o co- Estávamosmuitofelizesdeestarláabordo.Dali,
nheci pessoalmente), quem era o «Honório embarquei na “Hermenegildo Capelo” e muitas
Barreto»… respondeu-me, com desembaraço pessoas vieram comigo. Especialmente as mu-
q.b. que era um ilustre oficial da Armada… lheres. Foi, simpaticamente, como voltar a casa.
mandei-o investigar. Um Guinéu, oficial do Mas já com outras funções!
Exército de 2.ª linha, quase certamente o pri- RA - Tudo a correr bem!
meiro Africano a representar a soberania dum AM – Sim! Fui para a Táctica. O meu Cartão de
Estado Europeu e não se pense que era dócil, detalhe era na Ponte e como sou de Comunica-
antes pelo contrário. Vale a pena saber! E aí? ções, tanto posso fazer Comunicações como Si-
AM – Estive lá pouco tempo porque o navio foi nais. Era mais bandeiras mas também Cifra. Era
para o Arsenal para ser abatido. A Guarnição adjunta do Encarregado da secção da Cifra .
26 FEVEREIRO 2011 • REVISTA DA ARMADA