Page 7 - Revista da Armada
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17ª Semana facto enaltecido por esta não ser a função princi- -se embarcado, em simultâneo, combustível
pal do militar em causa. para o navio (F76), para o helicóptero (F44)
No decorrer da visita de porto ao Djibuti, e água para as necessidades do dia-a-dia.
foram organizados alguns eventos dedicados à Mais uma vez, na manhã do dia 21 de Julho, Constituindo um processo mais económico e
guarnição, com o objectivo de promover o con- a “Vasco da Gama” largou do cais do porto mais rápido do que em terra, o reabastecimen-
vívio e bem-estar entre todos. Os preparativos comercial do Djibouti em direcção ao Golfo de to no mar apresenta outras vantagens, como
envolveram pequenas acções de beneficiação Áden, onde nos esperava mais uma patrulha no a manutenção dos padrões de prontidão do
para garantir não só a apresentação, mas tam- IRTC, tarefa esta que não apresentou grandes navio e o nível de adestramento das várias
bém a conservação do navio face à sua constan- novidades quanto às rotinas já bem consolida- equipas envolvidas na operação.
te exposição a condições ambientais extremas. das. Porém, o combate à pirataria é um processo
Após a conclusão das tarefas, todos par- No dia 24 de Julho, a “Vasco da
ticiparam na “Fotografia da Guarnição”, dinâmico e em constante mutação o que requer, Gama” recebeu instruções de forma a
evento este que representa uma tradição de forma permanente, níveis de concentração sair temporariamente das suas áreas
de grande simbolismo, revelando o or- elevados. atribuídas no IRTC, tendo navegado em
gulho que a guarnição sente em perten- direcção a Sul com o objectivo de obter a
cer à “Vasco da Gama”, à Marinha e a 18ª Semana relocalização de um navio mercante pira-
Portugal. teado, denominado “Dover”. Segundo as
Mantendo uma política de garantir, sempre informações disponíveis, este navio tinha
A denominada “Fotografia da que possível, a sustentação logística de combus- suspendido do seu habitual fundeadou-
Guarnição” simboliza o espírito de ca- tível do navio enquanto a navegar, em detrimen- ro e encontrava-se a navegar junto a costa,
maradagem e coesão de grupo, servindo to do reabastecimento nos portos, realizou-se no contornando o corno de África no sentido
para memória futura quando nos recor- dia 23 de Julho mais um reabastecimento no Sul-Norte para tentar evitar a sua detec-
darmos da nossa “família naval” destes mar, desta vez com o reabastecedor de esqua- ção por parte dos navios de guerra. A
últimos três anos, que junta e unida supe- dra norte-americano USNS “Bridge”, tendo- razão principal pela qual se realizou esta
rou diversas adversidades com espírito relocalização deveu-se ao facto de não se-
de sacrifício, sempre com o objectivo de rem conhecidas as verdadeiras intenções
cumprir a missão atribuída. O momento do navio pirateado, pois tanto poderia es-
é de grande satisfação, todos nós fazemos tar a ser utilizado como navio “mãe” para
parte do presente e da história da “Vasco acções de pirataria como, em alternativa,
da Gama”, ficando assim registado nesta a navegar como navio libertado após o
simbólica fotografia da oitava guarnição pagamento do correspondente resgate.
do navio por ocasião da participação do Nesse mesmo dia, devido à distância
primeiro navio da Marinha Portuguesa considerável que separava a “Vasco da
na Operação “ATALANTA” no âmbito Gama” do referido navio, o helicópte-
da Força Naval Europeia.. ro “Bacardi” descolou com o intuito de
localizar e recolher informações sobre o
Outra tradição partilhada pelos na- “Dover”. A uma distância de cerca de
vios de guerra de todo o mundo, consiste 120 km, o helicóptero conseguiu efectuar
emelaborarumailustraçãoalusivaaona- a detecção e a identificação com sucesso,
vio num “mural” adjacente ou anexo ao tendo sido avistados elementos arma-
cais de atracação, nos portos em e onde dos no navio mercante, confirmando-se
a prática é autorizada. A ilustração foi assim que a sua situação permanecia
elaborada por dois voluntários da guar- como navio pirateado. Desta forma, não
nição, que junto das ilustrações de outros foi possível intervir sob pena de colocar
navios, retrataram a sua imaginação com em risco a vida dos reféns existentes a
os motivos da “Vasco da Gama” e da bordo, pelo que após a recolha de infor-
“Cruz da Ordem de Cristo”, símbolo dos mação fotográfica, a “Vasco da Gama”
descobrimentos portugueses. regressou às suas áreas atribuídas no
IRTC, tendo continuado a monitorizar o
Na tarde do dia 20 de Julho, o des- navio mercante pirateado através do seu
tacamento do helicóptero “Bacardi” or- respectivo contacto no radar.
ganizou um convívio que incluiu jogos
lúdicos alusivos às várias tarefas desem- Após a patrulha no IRTC, no dia 27
penhadas pelo helicóptero, tais como de Julho o navio iniciou uma patrulha no
descida vertical por cabo, operação de Mar Arábico, em trânsito para o próximo
guincho e tiro de metralhadora. As equi- porto, na cidade de Mascate, capital do
pas constituídas por 4 elementos cada, Sultanato de Omã. Com cerca de 830 mil
participaram nos jogos da aviação com habitantes, a cidade é composta por três
a finalidade de promover o espírito de pequenas cidades que se foram desen-
competição, camaradagem e entre-ajuda, volvendo ao longo dos séculos, tendo acabado
essenciais para manter o nível de coesão por ficar ligadas entre si numa extensão de cerca
e motivação e para proporcionar um convívio de 30 km ao longo da costa: Mascate, também
saudável a toda guarnição. No final, realizou-se, conhecida como a “cidade fortificada”, onde se
no hangar e no convés de vôo, um jantar conví- localizam os palácios reais, Matrah, foi original-
vio para todos os que pretenderam participar e mente uma pequena vila de pescadores, com o
associar-se ao evento. labiríntico mercado local “Matrah Souq” e Ruwi,
considerada geralmente como centro comercial
Nesse mesmo dia, teve-se conhecimento e diplomático da cidade.
que o fotógrafo do navio, e também do staff do Face à sua importante posição estratégica à
CTF 465, tinha vencido o concurso de fotogra- entrada do Estreito de Ormuz, Mascate foi con-
fia organizado pelo Comando Operacional da quistada por forças portuguesas sob o comando
EUNAVFOR, tendo arrecadado os três primei-
ros lugares, fruto de mais um exemplo de de-
dicação e profissionalismo dos nossos militares,
7REVISTA DA ARMADA • SETEMBRO/OUTUBRO 2011