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CURSO “PADRE FERNANDO Fotografia de Curso, a bordo da corveta “António Enes”. mando que tinha partido um brandal
OLIVEIRA” – 3º ANO Exercício com as corvetas “António Enes” e “Baptista e que o mastro estava, também, em
de Andrade” risco de se partir. Apesar de o veleiro
A viagem de instrução do 3ºano Os cadetes no "Blaus VII", com o Cte e o Of. Imediato. ter conseguido remediar o seu proble-
teve como período de duração um ma, a corveta foi incumbida de acom-
mês, tendo-se iniciado a 15 de Julho e O "Blaus VII" navegando à Vela. panhá-lo até ao porto de Ponta Delga-
terminado no dia 12 de Agosto. da de modo a garantir a sua chegada
em segurança. Desta forma o veleiro
À semelhança de anos anteriores, e “Blaus VII” continuou a sua viagem
dado que o curso tem 29 elementos os actuando independentemente, junta-
cadetes foram distribuídos por 2 na- mente com os restantes veleiros par-
vios: o N.R.P. António Enes e o veleiro ticipantes da regata.
“Blaus VII”.
Seguia-se a terceira tirada, com
Na corveta, até ao porto de Porti- destino Portimão, tendo esta sido a
mão, embarcaram 20 cadetes e no ve- de maior duração, com 6 dias de na-
leiro 9 cadetes, tendo todos os cadetes vegação. Neste período de navega-
embarcado na corveta a partir deste ção houve troca de 5 cadetes, entre a
porto. Corveta e o Veleiro. No primeiro dia,
em águas açorianas, houve a oportu-
Esta viagem compreendia como nidade de efectuar treino com a cor-
paragens os portos do Funchal, Pon- veta “Baptista de Andrade”, onde
ta Delgada, Portimão e Cádiz para a embarcaram temporariamente 10
corveta. No arquipélago da Madeira o cadetes de forma a melhor acompa-
veleiro “Blaus VII” atracou na ilha de nharem o exercício, onde foram trei-
Porto Santo. nadas manobras e evoluções, reabas-
tecimento e reboque. A navegação
Na corveta todos os dias os ca- correu bem e houve a oportunidade
detes realizavam um briefing ao de realizar diversos exercícios, como
comando em que se falava sobre o tiro com a peça de 40mm, homem
meteorologia, navegação, comu- ao mar, avaria máquina do leme e
nicações, serviço interno, situação acções das brigadas de intervenção
logística e sanitária. Foram ainda rápida para combate a incêndios e
realizados briefing de entrada dos alagamentos. Nesta tirada a corveta
portos e sobre os portos. reabasteceu de pão o veleiro “Blaus
VII” por duas vezes, o que propor-
Os primeiros dias correspon- cionou treino de semi-rígida para os
dentes à tirada, a primeira, até ao cadetes. Ao largo de Portimão foi co-
Arquipélago da Madeira foram de locada a embarcação MK9 na água,
dificuldade acrescida para os ca- tendo os cadetes a oportunidade de
detes, que acusaram as condições governá-la. Neste dia o navio abriu
adversas de mar. Esta tirada teve a banhos.
a duração de três dias, e foi tempo
destes se integrarem, efectuar quar- Os cadetes que embarcaram a
tos, receber palestras pelos Oficiais bordo do veleiro “Blaus VII”, cons-
do Navio e assistir e participar em tataram que pelo seu pequeno com-
exercícios. primento, sofreram mais intensa-
mente as condições do mar. No en-
A segunda tirada, com destino tanto, apesar das ondas de 3,5m que
até Ponta Delgada, começou com se fizeram notar e da proa a entrar
um exercício de navegação em dentro de água, aprenderam a con-
águas restritas na ponte para treino trolá-lo para efectuar correctamente
dos cadetes da classe de Marinha, as suas funções. Durante a sua es-
no âmbito da disciplina de navega- tadia executaram funções de adjun-
ção, que tinha como principal ob- to ao oficial de quarto, navegação,
jectivo perceber o funcionamento e leme e restantes tarefas inerentes à
coordenação de uma equipa de na- vida a bordo neste tipo de navios.
vegação. Continuaram as palestras A navegar não era permitido tomar
nos primeiros dois dias da tirada, banho de água doce pelo que só a
serviço de L.A, suporte básico de água salgada e toalhitas mantinham
vida, serviço de Comunicações e a higiene. De referir que os cadetes
Navegação. Estes são alguns exem- evoluíram bastante na componen-
plos do que manteve os cadetes te de instrução mais “invulgar” no
com o tempo bastante preenchido. “Blaus”, a culinária.
Houve ainda a oportunidade de
participar activamente em vários A tirada seguinte teve como des-
exercícios de L.A., homem ao mar tino Cádiz, após ser decidido que
e avaria no leme. todo o curso embarcaria na Corve-
ta, afim de todos poderem visitar
No início do 3º dia existiu alguma aquele porto de Espanha. A tirada
preocupação devido ao pedido de apenas demorou 12 horas e foi feita
ajuda feito por parte do veleiro “Ra- a distribuição por 7 quartos. A es-
dical III”, que participava na Regata
“Triângulo do Atlântico”. Às 07.30
este veleiro estabeleceu comunica-
ções com o N.R.P. António Enes infor-
10 SETEMBRO/OUTUBRO 2011 • REVISTA DA ARMADA