Page 11 - Revista da Armada
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tadia nesta cidade demorou 3 dias, e ção foi a aplicação, por parte dos cade- Escola Naval a oportunidade de assis-
seguia-nos a última tirada, a de volta à tes, dos conhecimentos de natureza téc- tirem ao vivo e participarem em tempo
BNL. nico-naval e militar-naval adquiridos real em várias séries navais, onde parti-
até então nas salas de aulas e simulado- ciparam diversos meios combinados e
O dia 11 de Agosto foi o da largada, res da Escola Naval, principalmente nas conjuntos, consolidando a sua aprendi-
o regresso demoraria 24h e aproxima-
va-se o fim da viagem zagem nesta área.
do 3ºano. Nos navios os cade-
A chegada à BNL deu- tes preparavam as séries
-se por volta das 0800A previstas, assistiam às
do dia 12 de Agosto, com operações correntes, rea-
a despedida ao Coman- lizaram diariamente um
dante Sousa Rodrigues. briefing ao comando em que
Era agora tempo de vol- se falava sobre meteorolo-
tar à Escola Naval, a fim gia, navegação, comuni-
de completar a formação cações, serviço interno,
académica dos cadetes situação logística e sani-
do Curso Padre Fernan- tária e participaram em
do Oliveira. várias actividades do
navio como adjuntos dos
CURSO Chefes de Serviço, tendo
“D. RODRIGO DE em vista a sua prepara-
SOUSA COUTINHO” ção para a integração da
– 4º ANO vida de bordo quando
daqui a uns meses des-
No âmbito das activi- tacarem para os navios
dades escolares previstas como Aspirantes.
para o corrente ano, no Viagens de Instrução da Escola Naval - Ano lectivo 2010/2011.
período de 14 a 28 de Ju- Como dados estatís-
nho de 2011, os alunos do curso “D. Ro- áreas de operações navais e navegação. ticos pode-se referir que
drigo de Sousa Coutinho” – 4º Ano da Este ano, em estreita ligação com foram efectuadas cerca de 1700 milhas em
Escola Naval – realizaram a sua viagem Comando Naval, planeou-se a viagem 170 horas de navegação, com uma taxa su-
de instrução a bordo das fragatas “Cor- de instrução integrada no maior exercí- perior a 90 % de navegação.
te-Real” e “D. Francisco de Almeida”. cio nacional, o CONTEX-PHIBEX 2011,
A finalidade desta viagem de instru- oferecendo deste modo aos cadetes da Colaboração de ESCOLA NAVAL
PROTOCOLO ENTRE A MARINHA E
A CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO
Foi assinado no dia 5 de Agosto, Estes navios constituirão roteiros su- Para o Presidente da Câmara de Porti-
entre a Marinha Portuguesa, re- baquáticos acessíveis a qualquer mer- mão, Dr. Manuel António da Luz, “o mar é
presentada pelo VALM Carvalho gulhador, tendo o projecto merecido a um recurso central de grande importância
Abreu, Vice-CEMA, e a
Câmara Municipal de aprovação de diversas entidades com para o município e o Oce-
Portimão, representada pelo competências na matéria, nomeadamen- an Revival faz todo o sen-
Presidente da Câmara, te o Ministério da Defesa. tido”, uma vez que, além
Dr. Manuel António da de criar “um espaço mu-
Luz, o termo de transfe- seológico original”, o pro-
rência e de aceitação das jecto permitirá “reforçar
embarcações a desactivar o ecossistema, pois os na-
e que são a fragata “Her- vios a afundar funciona-
menegildo Capelo”, a cor- rão como recifes artificiais
veta “Oliveira e Carmo”, num fundo de areia, o que
o navio oceanográfico possibilitará o aumento da
“Almeida Carvalho”, e o biodiversidade na zona”.
navio-patrulha “Zambe- Ao evocar a “preservação
ze” que passam a consti- da nossa memória recen-
tuir num futuro próximo, te”, e o VALM Carvalho
o Ocean Revival, núcleo Abreu, Vice-CEMA, su-
museológico subaquático blinhou o “pioneirismo e
que ficará situado a três espírito de iniciativa por
milhas da costa de Por- detrás deste projecto,
timão e a 30 metros de profundidade, que tem tudo para ser
numa área validada pelas autoridades levado a bom porto”.
ambientais.
Foto: Portimão - Urbis - Município Portimão V2 PRO
11REVISTA DA ARMADA • SETEMBRO/OUTUBRO 2011