Page 8 - Revista da Armada
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Polícia Marítima
Missão Volvo Ocean Race cumprida com sucesso
Amítica regata Volvo Ocean Race marcou
a sua presença em Portugal, pela primei- A vigilância e o policiamento da RaceVillage da entre o público, devido essencialmente ao
ra vez, de 31 de maio a 10 de junho. contaram, diariamente, com a presença perma- equipamento que envergam e transportam, foi
Lisboa foi a cidade escolhida para o final da 7ª nente de agentes da PM, desde a sua abertura a do Grupo de AçõesTáticas (GAT) da PM, que
etapa, da 11ª edição da prova. Para receber a até ao seu fecho. O dispositivo foi variável em apenas participou neste evento nos dias 9 e 10
competição a “João Lagos Sports” (JLS), firma quantitativo, tendo em conta, entre outros fato- de junho, dias das regatas oficiais; sendo ain-
que trouxe para o nosso país esta importante res, o grau de ameaça definido para o evento, da de assinalar a presença, neste último dia, de
competição internacional de vela, preparou, na os períodos de maior afluência de público e a Sua Exa. o Sr. Presidente da República. Ao GAT
Doca de Pedrouços, todas as infraestruturas ne- presença de altas entidades, das quais se des- foram-lhe atribuídas tarefas específicas, quer no
cessárias, criando para o efeito um recinto único tacam Suas Exas. o Presidente da República, o âmbito da regata, quer da visita presidencial.
no seu género, que se designou por RaceVilage. Presidente da Câmara de Lisboa, o Príncipe das
Este espaço contou com a presença de diversos Astúrias, o Almirante Chefe do Estado-Maior Para além dos meios da PM, o dispositivo
expositores, entre os quais a Marinha, teve dis- da Armada. contou ainda com uma embarcação semirrígida
ponível ao público, em geral, vários simulado- da Estação Salva Vidas de Cascais, que operou
res, entre eles o nosso de navegação, dispôs de Os maiores desafios para a PM estavam reser- com elementos dessa e da Estação Salva Vidas
locais de comes e bebes e contou ainda com vados para os períodos de treino dos veleiros da de Paço de Arcos. Esta destinava-se a fazer face
uma grande variedade de espetáculos mu- Volvo Ocean Race, no rioTejo, nos dias 7 e 8 de a algum acidente que pudesse ocorrer duran-
sicais e de atividades desportivas, mais vi- junho, e para as regatas oficiais, nos dias 9 e 10 te as regatas e que carecesse de pronto apoio,
radas para os jovens. de junho. Nestes dias foi necessário interditar e
garantir a segurança da navegação no seu inte- tendo mesmo ficado estabelecido, em arti-
A segurança do evento, quer da Race rior, num vasto troço do rio, desde a Doca da culação com a organização, que a embar-
Village, quer do campo de regatas, espa- Marinha até à praia da Cruz Quebrada, junto à cação auxiliaria na evacuação para terra
ços de jurisdição da Capitania do Porto de estação doVTS, para que os veleiros pudessem de algum acidentado. Esta chegou mesmo
Lisboa (CPL), foi planeada e executada pela competir, sem qualquer alteração da verdade a prestar auxilio a alguns elementos que se
Autoridade Marítima Local, em articulação desportiva, por causas externas. Foi uma tarefa encontravam a assistir ao evento e que não
com a JLS, a PSP e a Proteção Civil de Oei- extremamente complicada de levar a cabo, de- se sentiram bem.
ras e de Lisboa. A execução das tarefas de vido às centenas de embarcações que quiseram
interdição e de assegurar a manutenção e ver os protagonistas do espetáculo, de perto, e Toda a coordenação dos meios aquáti-
reposição da ordem pública estiveram a que por vezes forçaram a entrada no campo cos da PM ficou a cargo dos graduados de
cargo da Polícia Marítima (PM) de Lisboa. de regatas. A PM chegou a empregar 8 meios, serviço, chefes e subchefes da PM, que a
Este evento representou um grande desafio entre lanchas e semirrígidas, para efetuar a in- partir da sala de operações da CPL, em li-
para esta força, não por haver alguma dú- terdição efetiva do campo de regatas, o que foi gação permanente com o elemento da PM
vida sobre a sua capacidade para cumprir conseguido em pleno e que mereceu rasgados que guarnecia o Posto de comando sedea
com sucesso tal desiderato, mas sim, pelo elogios por parte da organização da prova, so- do na Race Vilage, que também integrava
facto, de ter que empenhar grande par- bretudo pela forma eficiente e cívica como a elementos da PSP, da Proteção Civil e da
te dos seus recursos humanos e náuticos, mesma foi feita. organização, conseguiram coordenar toda
sem descurar todos as outras tarefas que a operação de interdição de área, assim
garantem a segurança dos espaços de ju- Durante os dias supracitados, a equipa de como dar resposta a todos os inopinados e
risdição da CPL. mergulhadores forenses da PM esteve também solicitações de última hora da organização
presente no campo de regatas, pronta para dar da prova. Os preparativos para cada dia de
A primeira prova de fogo ocorreu logo no resposta a qualquer situação que necessitasse missão começaram sempre da mesma for-
dia 31 de maio, com a chegada noturna dos dos seus préstimos, tendo também sido um pre- ma, com um briefing dado pelo graduado
veleiros, onde foi necessário fazer o acompa- cioso auxilio nas tarefas de interdição de área. de serviço, na sala de operações da CPL, a to-
nhamento individual, em segurança, de todas dos os agentes envolvidos, sendo dado especial
as embarcações, desde Entre-Torres até à linha Outra presença, que não passou despercebi- enfoque aos locais de interdição, à disposição
de chegada, em frente à Doca de Pedrouços. dos meios, ao plano de comunicações em vigor
A grande concentração de embarcações de re- e aos horários das regatas.
creio, e não só, ao longo de toda a entrada da Outra das situações de grande exigência para
barra, e em especial junto à linha de chegada, a Polícia Marítima foi garantir que os veleiros
não facilitou de forma alguma a tarefa. Contu- faziam a saída da barra em segurança. Para
do, a ação dos agentes da PM, conjugada com tal foi necessário retirar do caminho dezenas
o bom desempenho dos meios náuticos e dos de embarcações, que queriam fazer o seu úl-
sistemas de comando, controlo e comunica- timo adeus e tirar a sua última fotografia, junto
ções, permitiram trazer, sem sobressaltos de destes esplendorosos veleiros, que só mesmo
maior, os veleiros até ao destino. Para evitar al- quem esteve junto deles, a navegar, o pôde tes-
guma situação desagradável, atendendo sobre- temunhar. Mais uma vez, a tarefa foi supera-
tudo ao facto destes veleiros terem um patilhão da com êxito, culminando assim com estrela
com cerca de 5 metros de comprimento, foi ne- de ouro, 11 dias de intensa atividade, os quais
cessário colocar a lancha aladora (de redes) da foram precedidos de outros tantos de rigorosa
PM, 2 dias antes da chegada, a percorrer toda preparação. Esta força policial sente-se muito
a extensão da entrada da barra, várias vezes ao orgulhosa por ter cumprido, com brio e grande
dia, para garantir que não existiam artes de pes- profissionalismo, este mega desafio que lhe foi
ca no trajeto, que pudessem impedir a entrada proposto. É também de realçar a forma cordial
em segurança dos concorrentes, em Lisboa, o do relacionamento com a “João Lagos Sports”
que foi conseguido com êxito. durante todo o evento.
Colaboração da POLÍCIA MARÍTIMA
8 AGOSTo 2012 • Revista da Armada