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A navegação aérea:
Da astronomia à electrónica* 1ª parte

Introdução                                   o problema de não disporem de horizon-       pelo que foi sem surpresa que a navegação
                                             te visível, que servisse de referência para  aérea se começou a virar para a rádio. De
Esta comunicação resultou de um rep-         a medição das alturas dos astros.            facto, o advento da rádio no final do sécu-
      to lançado pela Academia de Mari-                                                   lo XIX levara a que se tivesse começado a
      nha para abordar a história da na-       Para obviar a essa limitação, foi desen-
vegação aérea no pós-astronomia, nesta volvido o sextante de bolha, mas também estudar o desenvolvimento de sistemas de
sessão que celebra o registo dos Relatórios este apresentava problemas, pois os aviõe­s navegação baseados na nova tecnologia.
da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul por eram, na altura, plataformas bastante ins- Neste particular, o radiogoniómetro cons-
Gago Coutinho e Sacadura Cabral na Me-                                                    tituiu o sistema pioneiro, tendo tido a sua
mória do Mundo da UNESCO. Este repto                                                      génese quando o grande Heinrich Hertz
constituiu, compreensivelmente, um gran-                                                  se apercebeu que as ondas rádio possuía­m
de desafio, pois – apesar de ter estudado                                                 propriedades direccionais.
navegação aérea no Reino Unido, mais                                                      Em 1888, Hertz constatou que, à medi-
concretamente na Universidade de Not-                                                     da que fazia girar uma antena receptora
tingham no âmbito do mestrado em Na-                                                      circular, o valor da corrente nela induzida
vigation Technology – não possuo qualquer                                                 variava, pelo que conseguia perceber a di-
experiência de navegação em aviões. E,                                                    recção em que se encontrava o transmissor.
sendo certo que a maior parte dos métodos                                                 A primeira forma de radionavegação con-
e dos sistemas de navegação que abordarei                                                 sistiu, portanto, na utilização de aparelhos
são comuns à navegação marítima, tam-                                                     – os radiogoniómetros – que permitiam de-
bém é verdade que nalguns casos existem                                                   terminar a direcção de onde provinham os
diferenças significativas entre as soluções                                               sinais radioeléctricos emitidos por estações
adoptadas para a navegação no mar e no                                                    em terra – os radiofaróis, que na navegação
ar. Isso acontece, por exemplo, na radio-                                                 aérea são denominados por NDB’s (Non-
goniometria, que se desenvolveu bastan-                                                   -Directional Beacons).
te mais na navegação aérea, e nos sistemas                                                A aplicação de radiogoniómetros em
diferenciais adoptados para colmatar as la-                                               aeron­ aves começou, a título experimental,
cunas do GPS. No entanto, decidi aceder                                                   em 1918. Na altura, a tecnologia existen-
ao repto da Academia de Marinha, procu-                                                   te obrigava a possuir antenas de grandes
rando com esta comunicação contribuir, Capado“RelatóriodaViagemAéreaLisboa–RiodeJa- dimensões, que eram estendidas ao longo
de forma singela, para esta homenagem neiro,efectuadaporGagoCoutinhoeSacaduraCabral”. de toda a superfície da aeronave.
a duas das mais notáveis personalidades                                                   As antenas só viriam a tornar-se mais
do século XX português: Gago Coutinho táveis e a turbulência, muitas vezes pre- pequenas após a invenção das válvulas,
e Sacadura Cabral.                           sente durante o voo, provocava desvios que permitiam amplificar os sinais rece-
Com esse propósito, procurarei efectuar contínuos da bolha do sextante. Isso levou bidos. A partir daí a radiogoniometria
um breve excurso sobre a navegação aérea à incorporação de um relógio para deter- tornar-se-ia no método de navegação mais
desde o início do século XX, em que se es- minação da média das observações (que comum para os aviadores (e, por alguns
tava inteiramente dependente dos astros, mitigava os indesejáveis desvios da bolha anos, o único). Não obstante, estes radio-
até aos nossos dias, em que os sis-                                                                    goniómetros, que funcionam em
temas electrónicos inundaram os                                                                        LF (Low Frequency) e MF (Medium
cockpits, facilitando imenso a tare-                                                                   Frequency), comportam erros de
fa de quem tem que navegar a bor-                                                                      posicionamento muito elevados,
do de uma aeronave. Naturalmen-                                                                        os quais aumentam muito com a
te, será impossível, por falta de                                                                      distância à estação transmissora.
tempo, abordar todos os sistemas                                                                       Acresce ainda que os erros tam-
electrónicos desenvolvidos para a                                                                      bém dependem, entre outros as-
navegação aérea, desde o apareci-                                                                      pectos, das condições atmosféri-
mento dos primeiros radiogoni-                                                                         cas da zona (o erro aumenta com
ómetros em aeronaves, em 1918.                                                                         o incremento da “electricidade” no
Assim, focarei apenas os sistemas                                                                      ar, o que acontece tipicamente em
mais importantes, esperando po-                                                                        zonas de trovoadas) e até da hora
der proporcionar uma boa pano-                                                                         do dia. Além disso, a obtenção da
râmica da evolução dos sistemas                                                                        posição era um processo comple-
electrónicos usados na navegação                                                                       xo e moroso. Isso levou a que se
aérea, até aos nossos dias.                                                                            fossem desenvolvendo técnicas
                                      Gago Coutinho empunhando um sextante de horiz­ onte artificial.  novas para tornar a radiogonio-

Medição de ângulos                           do sextante). Adicionalmente, havia ain- metria mais atraente para os aeronautas.

A navegação aeronáutica – tal como a da dificuldades na observação dos astros Um passo decisivo nesse sentido foi a in-
navegação marítima – começou por estar quando o céu se apresentava nublado na venção de receptores capazes de determi-
inteiramente dependente dos astros. De zona do voo.                                       nar automaticamente a direcção da estação
facto, longe de costa, a astronomia era o Mesmo assim, a navegação astronómica emissora. Esses receptores têm a designa-
único método de navegação passível de nunca foi um método de navegação parti- ção de ADF (Automatic Direction Finder),
ser utilizado. Só que os aviadores tinham cularmente atractivo a bordo de aeronaves, sendo, ainda hoje, os receptores usados a

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