Page 20 - Revista da Armada
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memórias do antigo Embaixador de Espanha destroçado, dispersão de peças em volta do por Pierre Yves Blot, e principalmente num longo trabalho de
em Lisboa, Dom Fernan Nunez Luego, que a navio etc.). O Museu Nacional de Arqueologia âmbito estritamente científico publicado por Pierre Yves Blot e
título de reconhecimento, por serviços pres- de Lisboa, adquiriu um exemplar dessa precio- pelo Departamento de Engenharia Naval do Instituto Superior
tados em Lisboa aquando da tragédia, o Real sa gravura para completar a documentação de Técnico em 1994 (Ref. com. JYB 22/I/2013).
Tribunal Del Consulado de Cádis ofereceu-lhe apoio à campanha de arqueologia submarina e 9 Entregar-se-á poucos dias após o naufrágio às autoridades
dois quadros de Pillement relativos ao tema às campanhas arqueológicas realizadas entre Portuguesas, que o enviaram para o cárcere em Espanha, onde
do naufrágio e do resgate do “San Pedro de 1985 e 1999 (Ver Gravura). viria a falecer.
Alcântara”. Uma dessa obras faz hoje parte da 10 "Naufrágio do San Pedro de Alcântara", (62cm X 92cm)
colecção do Museu do Prado, em Madrid15. No registo da pintura de Marinha, há que (inv. Col. Conde de Alfarede). Ver: Fondation Ricardo Espírito
referir que Jean Baptiste Pillement decorou Santo "Jean Pillement et le Paysagisme au Portugal au XVIIIème
Um dos outros quadros pintados em Espanha igualmente móveis ou tecidos nos quais repre- siècle", Catalogue d´Exposition, Lisbonne, 1997.
em 1788 e uma das obras realizadas em Franca sentava pequenas cenas marítimas, conforme 11 "Tempestade com Naufrágio (Nocturno)", Pastel sobre pa-
em 1792, pinturas a Óleo, ambas duma preci- atestam o conjunto das célebres cadeiras ditas pel, (65cmX95 cm) (Museu Soares dos Reis, Inv. 18 Pm CMP/
são exemplar16, fazem hoje parte do espólio do “Pillement”, hoje no espólio do Palácio Nacio- MNSR).
Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa e nal da Ajuda, que terão ido com o Rei Dom 12 "Shipwreck during a Tempest" (62,9 cm X 91,4 cm), Pastel
contam por um lado o afunda- (Museum Of Metropolitan Art, inv. 56.7).
mento e por outro o resgate dos João VI para o Brasil, em 1807, e com ele terão 13 "Burrasca di mare " (57cm X 89 cm), Pastel (Galleria delli
restos do navio, com forte realis- regressado a Portugal em 1821. O gosto pelo
mo, oferecendo ao espectador trabalho de Pillement foi de tal ordem, em Por- Uffdizi, inv. 1890.1007).
uma perspectiva topográfica tugal, que temos notícia que pintou igualmen- 14 (Museu do Prado)
bastante fiel do local do naufrá- te os apartamentos na Nau «Príncipe Real», 15"Náufragos Llegando à la Costa" (56 cm
gio (Ver Pintura nº 1 e Pintura navio Almirante da Esquadra Portuguesa que X 80 cm), pintura a óleo (inv. P.7021).
nº2). As informações históricas e transportou, em 1807, a Rainha Dona Maria I 16 Desde 1985, varias campanhas de ar-
cronológicas estão presentes nas e o Príncipe Regente até ao Brasil. queologia submarina foram conduzidas
duas obras: navio alquebrado, por Jean Yves Blot e Maria Luísa Pinheiro
porão afundado, convés deslo- Dr. Paulo Santos Blot no local do naufrágio e imediações
cado etc. Foram essas as obras Notas: (local de inumação das vítimas). Essas
adquiridas expressamente no campanhas de investigação recorreram
Mónaco pelo Estado Português 1Durante a sua última estadia em Portugal e antes da sua parti- às pinturas e às gravuras de Pillement e de
(IPPC), em 1987, para apoiar da definitiva para Espanha, em finais de 1786, Pillement orga- Paret para estudar e orientar as pesquisas.
do ponto de vista documental nizou uma lotaria, na qual vendeu todo o stock das suas obras.
a campanha de arqueologia 2 Fez estadias em Portugal, em Espanha, em França mas Legenda dos quadros:
subaquática e multidisciplinar igualmente em Inglaterra, na Polónia, na Áustria, na Itália e
minuciosa, dirigida em terra na Suíça. Pintura nº 1: Naufrágio do San Pedro de
por Maria Luísa Pinheiro Blot e 3 Após denúncia, foi acusado de deboche e perseguido pela Alcântara, 1876, Óleo sobre tela, dimen-
no mar por Jean Yves Blot. Essa campanha de- Inquisição. sões: Moldura: 72,5 x 96,5 cm, Museu
corria desde 1985 em torno do “San Pedro de 4 Interiores de vários Palácios de Lisboa e arredores (Palácio Nacional de Arqueologia (Instituição Pro-
Alcântara”, com apoio do Museu Nacional de Fronteira, Palácio de Visme, Palácio do Ramalhão, Palácio de prietária), Número de Inventário: 19491
Arqueologia e do então IPPC. Seteais, Palácio do Visconde de Asseca). TC, Fotografia de Carlos Monteiro , 1999,
5 Ver por exemplo as três magníficas vistas de Lisboa tiradas Copyright © IMC / MC.
Além das pinturas a pastel e sobre tela, o da Margem Sul do Tejo, hoje na colecção da Fundação Ricar- Pintura nº 2: Salvamento do San Pe-
acontecimento deu origem à produção de vá- do Espírito Santo ou uma vista da Rocha do Conde de Óbidos dro de Alcântara, 1876, Óleo sobre tela,
rias gravuras, impressas em Espanha. e outras de Alcântara, da mesma colecção. dimensões: Moldura: 72,5 x 96,5 cm,
6 Gabriel Tupac Amaru foi preso pelos Espanhois, condenado Museu Nacional de Arqueologia (Instituição Proprietária), Nú-
Com o propósito de servir de memória, duas à morte e esquartejado em praça pública em Cuzco, no dia mero de Inventário: 19492 TC, Fotografia de Carlos Monteiro,
estampas foram encomendadas à Academia de 18 de Maio de 1781. 1999, Copyright © IMC / MC.
Belas Artes de São Fernando em Madrid, pelo 7 Era usadas a bordo dos navios espanhóis cartas de navega- Gravura: La Desgracia Imprevista e la Felicidad Inesperada,
antigo Embaixador do Reino de Espanha em ção francesas da autoria de Bellin. Continham imprecisões Luis Paret Y Alcazar Museu Nacional de Arqueologia (Institui-
Lisboa, Dom Fernan Nunez Luego. A primei- relativamente à Costa Portuguesa. ção Proprietária), Número de Inventário IFN 00077, Copyright
ra, que se encontra ainda na colecção da Aca- 8 Informações do Instituto Hidrográfico Francês, SHOM, que © IMC / MC.
demia de Madrid, é o resultado dum primeiro colaborou na modelação numérica da altura da maré no
esboço realizado ao vivo em Peniche por Pil- momento do naufrágio. Os dados horários foram compilados Bibliografia:
lement e que terá também servido de ponto pelo Observatório Astronómico de Lisboa. O conjunto encon-
de partida para os seus quadros. A segunda, tra-se referido nas monografias de 1992 e 2008 compiladas - Jean Yves Blot ; Maria Luísa Pinheiro Blot: Le naufrage du San
de grande dimensão (0,76m de comprimento Pedro de Alcântara, La Recherche, 230, 22: 334-342, 1991.
por 0,53m de largura), foi desenhada por outro - Jean Yves Blot; Maria Luísa Pinheiro Blot:: “O Interface Histó-
célebre artista da Corte Espanhola: Luís Paret Y ria-Arqueologia: O Caso do San Pedro de Alcântara”, Acade-
Alcazar (1746-1799) e aberta por Luís Ximeno mia de Marinha de Lisboa, 1992.
(1757-1797), ele também gravador da Câma- - Fondation Ricardo Espirito Santo: “Jean Pillement et le Paysa-
ra do Rei de Espanha. Tem por título revelador gisme au Portugal au XVIIIème siècle”, Catalogue d´Exposition.
“De la Desgracia Imprevista y de la Felicidad Lisbonne, 1997.
Inesperada”, resumindo assim, na perfeição, - Jean Yves Blot: From Peru to Europe (1784-1786): Field and
todo o caso para a Coroa Espanhola. Esta gra- Model Analysis of a Ship Overload. Bulletin of the Australian
vura constitui além dos quadros de Pillement, Institute for Maritime Archaeology, 22: 21-34.”Paper Presented
um raro documento iconográfico. Os seus dois at the “Maritime Archaeology of Long Distance” 5-13 Septem-
planos (à superfície, as pequenas embarcações ber 1997, Western Australian Maritime Museum, Fremantle,
de apoio ao resgate e, em imersão, o estaleiro Australia .
subaquático) dão informações meticulosas e - Fondation Ricardo Espirito Santo “Jean Pillement et le Paysa-
fundamentais sobre a operação de resgate dos gisme au Portugal au XVIIIème siècle”, Catalogue d´Exposition,
restos do navio espanhol naufragado, levada a Lisbonne, 1997.
cabo de 1787 a 1789 (levantamento do tesouro - Jean Yves Blot; Maria Luísa Pinheiro Blot: “Concerto para Mar
e dos canhões, disposição do frete no convés e Orquestra”, Câmara Municipal de Peniche, 2008.
20 MAIO 2013 • REVISTA DA ARMADA
Os meus agradecimentos a Jean Yves Blot,
por todas as informações que me prestou em
torno da grande investigação arqueológica e
multidisciplinar que ele, e sua Mulher Maria
Luísa Pinheiro Blot, conduziram desde 1985,
em torno do “San Pedro de Alcântara”.
Agradecimentos igualmente ao Museu Na-
cional de Arqueologia e à Câmara Municipal/
Museu Municipal de Peniche pelas fotografias
e direitos associados às obras reproduzidas nes-
te artigo.
N.R.
O autor não adota o novo acordo ortográfico.