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“GUARNIÇÃO, PREPARAR PARA OPERAÇÕES DE VOO,...”

Oaviso está feito... dentro de 60min,             BRIEFING DE OPERAÇÕES DE                               combustível que o helicóptero deve ter em cada
         o LYNX MK95 estará a descolar do         VOO... 07H25M                                          aterragem e da hora limite para aterrar a bordo e
         convés de voo para mais uma missão.                                                             concluir a série. Após o briefing, a missão é formal-
Este aviso, efetuado a bordo das unidades na-      Evento que merece a devida formalidade e que          mente aprovada através da assinatura por parte do
vais da Marinha Portuguesa que operam orga-       faz com que todos os participantes compareçam 5        piloto-comandante e do comandante do navio da
nicamente os helicópteros LYNX MK95, marca        minutos antes no local definido para o efeito. Com     “Autorização e Relatório de Voo”.
o início de um conjunto de procedimentos e        a presença do comandante do navio, o piloto-co-
ações a serem executadas para que o helicóp-      mandante e chefe do destacamento de helicóp-           “GUARNIÇÃO, PREPARAR PARA
tero possa descolar, em tempo e em segurança,     teros embarcado confirma a presença de todos:          OPERAÇÕES DE VOO”... 08H00M
de modo a que o objetivo da missão seja cum-      oficial imediato, chefe do departamento de opera-
prido. No entanto, para que isto aconteça, mui-   ções, tripulação do voo, oficial navegador, contro-     Ponte e convés de voo começam os preparati-
tas foram as atividades que tiveram que ocorrer,  lador de helicópteros (HC - Helicopter Controller),    vos… Dentro de 60 min o helicóptero deverá estar
muitas delas no mar, já em missão, outras ainda   oficial de ação táctica (OAT), Oficial de quarto à     a descolar. Nos primeiros 40 min há que prepa-
enquanto atracados na Base Naval de Lisboa        ponte responsável pelas operações de voo (OQP),        rar o convés de voo. Abater as redes, retirar o pau
durante as fases de aprontamento do navio         sargento responsável pelo convés de voo (Flight        da bandeira e deslocar o helicóptero para fora do
e da sua guarnição.
                                                  Deck Officer - FDO) e sargento responsável pela          hangar. Os elementos responsáveis por prepa-
  Antes do navio ser dado como apto a ope-        manutenção da aeronave (Senior Maintennance              rar e guarnecer a embarcação que deve apoiar
rar com helicópteros, terá que ser sujeito a      Rating). Contagem decrescente... verificação horá-       alguma emergência apresentam-se ao FDO. O
um conjunto de testes, avaliações e ações         ria... 07h30m... início de briefing...                   pessoal que se encontra de quarto à ponte inicia
de certificação, que normalmente ocorrem                                                                   as rondas FOD PLOD (Foreign Object Damage
após um período alargado de imobilização           O oficial-navegador apresenta a meteorologia            Walk) de modo a verificar a existência no exte-
para manutenção ou, antes da sua plena            e oceanografia presente no momento, o seu im-            rior do navio de objetos soltos ou detritos que,
integração na esquadra, tal como recente-         pacto para as operações de voo e a previsão para         ao serem aspirados pelos motores, poderiam
mente aconteceu com as fragatas Bartolo-          as próximas horas de acordo com os movimentos            provocar danos graves na aeronave.
meu Dias e D. Francisco de Almeida. Este          previstos para o navio. De seguida, o controlador
conjunto de testes é dividido em duas fases       de helicópteros, apresentará as operações aéreas           Com os preparativos iniciais terminados,
bem distintas designadas por testes de aceita-    externas previstas para o período da missão, peri-       faz-se o aviso para estabelecer a “Condição
ção a cais (HAT- Harbour Acceptance Tests)        gos a considerar pelos pilotos, aeroportos alternati-    Especial 2H – Operações de Voo”. O OQP
e por testes de aceitação a navegar (SAT –        vos a usar em caso de necessidade e detalhe sobre        responsável pelas operações de voo dá então
Sea Acceptance Tests). Depois de cumpri-          as comunicações e situação táctica envolvente.           início aos diversos procedimentos de verifica-
dos e ultrapassados com sucesso, o navio          Por fim, o piloto-comandante fará referência aos         ção já com todo o pessoal nos seus postos. Es-
está em condições de iniciar o período de         aspetos específicos da missão que, neste caso            tabelecem-se as comunicações entre os vários
treino dedicado à qualificação de material        particular, envolvem uma fita de tempo específica        elementos-chave (OQP-HC-FDO), testam-se
e pessoal que garantam, no seu conjunto, o        de modo a permitir cumprir com os objetivos de           os semáforos de STOP (vermelho) & GO (ver-
cumprimento dos padrões de prontidão na           treino previamente definidos. Os procedimentos           de) existentes no convés de voo e confirmam-
área da aviação e a completa exploração           de emergência que serão simulados não serão do           -se os valores de direção e velocidade do vento
operacional do helicóptero LYNX MK95.             conhecimento dos participantes na série.                 relativo através das repetidoras do anemóme-
Durante o ciclo de vida do navio e sempre                                                                  tro existentes em diversos locais do navio. Na
que a equipa do destacamento de helicópte-         Obriefing terminacomadefinição,porpartedo               ponte efetuam-se então os cálculos dos limites
ros não se encontra embarcada, recai sobre        comandante do navio, da quantidade mínima de             de operação do helicóptero face às condições
um conjunto bem definido de elementos                                                                      meteorológicas prevalecentes e designados por
de bordo, liderada pelo oficial imediato e                                                                 SHOLS (Ship Helicopter Operating Limits). Os
coordenada pelos seus adjuntos para as facili-                                                             valores calculados determinam, para diversas
dades de aviação e para a gestão do pessoal, a                                                           velocidades do navio, os rumos a que se deve
responsabilidade de garantir permanentemente                                                             governar durante a descolagem e aterragem do
que todos os equipamentos, sistemas e pessoal                                                            helicóptero em operação normal ou em situação
diretamente envolvido nas operações de voo se                                                            de emergência. Encontram-se também definidos,
mantêm disponíveis e devidamente certificados                                                            dentro deste conceito, os limites de roll e pitch, res-
                                                                                                         petivamente balanço bombordo-estibordo e proa-
e  qualificados.                                                                                         -popa, adequados às diferentes fases de operação
MISSÃO... COSTA PORTUGUESA...                                                                            do helicóptero no convés de voo. Toda esta infor-
07H00M                                                                                                   mação será passada ao HC para posteriormente
                                                                                                         chegar ao conhecimento dos pilotos.
  Ainda o sol não nasceu e já alguns elementos
de bordo se encontram a trabalhar para reunir                                                            “ACÇÃO LYNX, ACÇÃO LYNX”…
a informação que será divulgada, dentro de al-                                                           08H40M
gum tempo, no briefing de operações de voo
com a presença do comandante do navio. Está                                                               40 min depois, com tudo pronto, é altura de dar
previsto o helicóptero descolar às 09h00m para                                                           a ordem para o helicóptero descolar.
uma série do tipo FLYEX (flying exercise) no
qual se irão treinar todos os procedimentos ine-                                                          Os próximos 20min serão intensos. Os pilotos
rentes às operações de voo, tanto no âmbito da                                                           embarcam no helicóptero e executam todas as
aeronave como do navio, em situações contro-                                                             ações constantes das listas de verificação pré-voo.
ladas e normais e em procedimentos simulados                                                             Engrenam os rotores e estabelecem as comunica-
de emergência.                                                                                           ções na conferência interna (telebrief) com o OQP,
                                                                                                         HC e FDO. Neste momento inicia-se um dos pro-
14 JULHO 2013 • REVISTA DA ARMADA                                                                        cedimentos com mais formalismo em todo este
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