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O PRIMEIRO DESTACAMENTO
C umprindo prazos nunca antes re- da navegação de superfície, no trans- a equipa de abordagem com sucesso.
gistados no seio da NATO, a Ma- porte logístico e na inserção vertical Pela primeira vez o comandante de um
rinha Portuguesa conseguiu, no das equipas de vistoria e de segurança. navio português tinha alternativa à em-
início de 1995, em menos de dois anos Mas, chegados ao Teatro de Operações, barcação para conseguir efetuar uma
após a receção dos Lynx em Portugal, a maior dificuldade de todas foi mes- abordagem.
embarcar com sucesso Destacamentos mo… decifrar a Optask Air Helo. Um
de Helicópteros. Tive a responsabilida- conjunto de siglas nunca visto, indeci- Em termos de manutenção, ficou tam-
de, a honra e o prazer de comandar o frável, que nos obrigou, em último re- bém demonstrada a excelente prepara-
primeiro. curso, a perder a vergonha e contactar ção e capacidade da equipa liderada
via rádio o navio-chefe, para sabermos pelo competente e incansável SAR MQ
Várias páginas seriam necessárias para o que é que o Gamy tinha que cum- Narciso, a qual foi obrigada a, pela pri-
relatar todos os obstáculos superados no prir no dia seguinte. Foi a única vez em meira vez, mudar um motor de helicóp-
aprontamento do destacamento, em áre- todo o destacamento em que desejei tero fora da base.
as tão diversas como a seleção, forma- mesmo ter ao meu lado um experiente
ção e treino do pessoal, a preparação da piloto comandante… Outro desafio a superar foi a tarefa adi-
aeronave, sobressalentes e equipamento cional de coordenar os helicópteros da
de apoio e a integração de tudo a bordo O principal marco do Gamy em ter- força, a partir do momento que tivemos o
do navio. A Esquadrilha de Helicópteros mos de manobras foi, sem dúvida, a ALM Reis Rodrigues embarcado e a Vas-
da Marinha, dotada primeira inserção vertical, por ser ma- co da Gama passou a navio-chefe. Tare-
de excelentes profis- nobra difícil, pela precisão necessária,
sionais superiormen- e arriscada, pela proximidade a obs- fa difícil e comple-
te comandados pelo táculos. Num final de tarde ventoso: xa, na procura das
então Capitão-de-fra- – Comandante Marim à ponte! O co- melhores soluções
gata Saldanha Lopes, mandante, o então Capitão-de-fragata para as necessida-
a tudo foi capaz de Vargas de Matos, explicou-me que ha- des operacionais e
responder, e assim, na via um navio suspeito, não estavam logísticas da Força,
data prevista, estáva- condições para a embarcação e pergun- integrando as vá-
mos prontos para des- tava se a abordagem poderia ser feita rias capacidades e
colar. Eram as 5 tone- pelo helicóptero em segurança. Inicial- limitações dos di-
ladas do Lynx mais o mente parecia difícil pois o pequeno ferentes helicópte-
peso da responsabi- cargueiro tinha dois grandes mastros e ros embarcados, e
lidade de ter toda a que balançavam bastante com o navio que não teria tido
Marinha, e também quase sem seguimento. Depois de rá- sucesso sem a va-
os outros Ramos, a pida observação pelos binóculos anuí, liosa contribuição
olhar para nós. não íamos perder aquela oportunidade do Comandante
de mostrar o que valíamos. Embarcada Seuanes, que en-
Mas efetuado o a equipa de abordagem e chegados à tretanto embarcara
embarque do desta- vertical do cargueiro, determinámos, como reforço do
camento e iniciadas depois de análise cuidada, qual a me- destacamento.
as operações a bor- lhor abordagem, e com o Ten Madeira
do, tudo se veio a a controlar distâncias a obstáculos pela E assim, cum-
revelar mais fácil do que o antecipado. esquerda e o Cab T Leitão pela direita e prindo todas as
Estávamos bem preparados. Em termos atrás, lá chegámos à posição de lançar missões de voo
de pilotos, “bebemos” experiência da e sem qualquer incidente, chegámos
Esquadra de Instrução de asa fixa e da ao fim do destacamento com um doce
Esquadra de Instrução de helicópteros sabor a sucesso. Vinte destacamentos
da Força Aérea e dos pilotos navais da depois, subindo sempre o nível de de-
Royal Navy. Também os Operadores de sempenho, em complexos exercícios
sonar/guincho e o pessoal de Manuten- táticos no OST do Reino Unido, por
ção tinham tido formação e treino ade- exemplo, em inserções verticais notur-
quados. A bordo fomos encontrar um nas anti-droga, ou ainda em operações
navio preparado para nos receber, com reais em Área de conflito, como na Gui-
o Comando e Oficiais de Quarto foca- né, passaram-se 20 anos e 20.000 ho-
dos na segurança e com Controladores ras de voo do Lynx Mk95, sempre com
de helicópteros esforçados e atentos. excelente desempenho e sem qualquer
acidente registado. O que comprova
O Gamy (indicativo adotado) teve que, na verdade, o 1º destacamento
como principal missão o embarque na nada fez de especial para além de ter
fragata Vasco da Gama, aquando dos 6 sido o primeiro.
meses de integração daquele navio na
SNFL1. Particularidades: a SNFL estava Rui Graça Marim
empenhada em operações reais (Sharp CMG
Guard, embargo naval à Sérvia-Monte-
negro no mar Adriático) e teríamos pela Nota
primeira vez um Almirante português 1 Standing Naval Force Atlantic
comandando a SNFL. O helicóptero vi-
ria, assim, a ser empregue no controlo REVISTA DA ARMADA • JULHO 2013 13