Page 13 - Revista da Armada
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O PRIMEIRO DESTACAMENTO

C umprindo prazos nunca antes re-         da navegação de superfície, no trans-     a equipa de abordagem com sucesso.
        gistados no seio da NATO, a Ma-   porte logístico e na inserção vertical    Pela primeira vez o comandante de um
        rinha Portuguesa conseguiu, no    das equipas de vistoria e de segurança.   navio português tinha alternativa à em-
início de 1995, em menos de dois anos     Mas, chegados ao Teatro de Operações,     barcação para conseguir efetuar uma
após a receção dos Lynx em Portugal,      a maior dificuldade de todas foi mes-     abordagem.
embarcar com sucesso Destacamentos        mo… decifrar a Optask Air Helo. Um
de Helicópteros. Tive a responsabilida-   conjunto de siglas nunca visto, indeci-    Em termos de manutenção, ficou tam-
de, a honra e o prazer de comandar o      frável, que nos obrigou, em último re-    bém demonstrada a excelente prepara-
primeiro.                                 curso, a perder a vergonha e contactar    ção e capacidade da equipa liderada
                                          via rádio o navio-chefe, para sabermos    pelo competente e incansável SAR MQ
  Várias páginas seriam necessárias para  o que é que o Gamy tinha que cum-         Narciso, a qual foi obrigada a, pela pri-
relatar todos os obstáculos superados no  prir no dia seguinte. Foi a única vez em  meira vez, mudar um motor de helicóp-
aprontamento do destacamento, em áre-     todo o destacamento em que desejei        tero fora da base.
as tão diversas como a seleção, forma-    mesmo ter ao meu lado um experiente
ção e treino do pessoal, a preparação da  piloto comandante…                         Outro desafio a superar foi a tarefa adi-
aeronave, sobressalentes e equipamento                                              cional de coordenar os helicópteros da
de apoio e a integração de tudo a bordo    O principal marco do Gamy em ter-        força, a partir do momento que tivemos o
do navio. A Esquadrilha de Helicópteros   mos de manobras foi, sem dúvida, a        ALM Reis Rodrigues embarcado e a Vas-
da Marinha, dotada                        primeira inserção vertical, por ser ma-   co da Gama passou a navio-chefe. Tare-
de excelentes profis-                     nobra difícil, pela precisão necessária,
sionais superiormen-                      e arriscada, pela proximidade a obs-                              fa difícil e comple-
te comandados pelo                        táculos. Num final de tarde ventoso:                              xa, na procura das
então Capitão-de-fra-                     – Comandante Marim à ponte! O co-                                 melhores soluções
gata Saldanha Lopes,                      mandante, o então Capitão-de-fragata                              para as necessida-
a tudo foi capaz de                       Vargas de Matos, explicou-me que ha-                              des operacionais e
responder, e assim, na                    via um navio suspeito, não estavam                                logísticas da Força,
data prevista, estáva-                    condições para a embarcação e pergun-                             integrando as vá-
mos prontos para des-                     tava se a abordagem poderia ser feita                             rias capacidades e
colar. Eram as 5 tone-                    pelo helicóptero em segurança. Inicial-                           limitações dos di-
ladas do Lynx mais o                      mente parecia difícil pois o pequeno                              ferentes helicópte-
peso da responsabi-                       cargueiro tinha dois grandes mastros e                            ros embarcados, e
lidade de ter toda a                      que balançavam bastante com o navio                               que não teria tido
Marinha, e também                         quase sem seguimento. Depois de rá-                               sucesso sem a va-
os outros Ramos, a                        pida observação pelos binóculos anuí,                             liosa contribuição
olhar para nós.                           não íamos perder aquela oportunidade                              do Comandante
                                          de mostrar o que valíamos. Embarcada                              Seuanes, que en-
  Mas efetuado o                          a equipa de abordagem e chegados à                                tretanto embarcara
embarque do desta-                        vertical do cargueiro, determinámos,                              como reforço do
camento e iniciadas                       depois de análise cuidada, qual a me-                             destacamento.
as operações a bor-                       lhor abordagem, e com o Ten Madeira
do, tudo se veio a                        a controlar distâncias a obstáculos pela                            E assim, cum-
revelar mais fácil do que o antecipado.   esquerda e o Cab T Leitão pela direita e                          prindo todas as
Estávamos bem preparados. Em termos       atrás, lá chegámos à posição de lançar                            missões de voo
de pilotos, “bebemos” experiência da                                                e sem qualquer incidente, chegámos
Esquadra de Instrução de asa fixa e da                                              ao fim do destacamento com um doce
Esquadra de Instrução de helicópteros                                               sabor a sucesso. Vinte destacamentos
da Força Aérea e dos pilotos navais da                                              depois, subindo sempre o nível de de-
Royal Navy. Também os Operadores de                                                 sempenho, em complexos exercícios
sonar/guincho e o pessoal de Manuten-                                               táticos no OST do Reino Unido, por
ção tinham tido formação e treino ade-                                              exemplo, em inserções verticais notur-
quados. A bordo fomos encontrar um                                                  nas anti-droga, ou ainda em operações
navio preparado para nos receber, com                                               reais em Área de conflito, como na Gui-
o Comando e Oficiais de Quarto foca-                                                né, passaram-se 20 anos e 20.000 ho-
dos na segurança e com Controladores                                                ras de voo do Lynx Mk95, sempre com
de helicópteros esforçados e atentos.                                               excelente desempenho e sem qualquer
                                                                                    acidente registado. O que comprova
  O Gamy (indicativo adotado) teve                                                  que, na verdade, o 1º destacamento
como principal missão o embarque na                                                 nada fez de especial para além de ter
fragata Vasco da Gama, aquando dos 6                                                sido o primeiro.
meses de integração daquele navio na
SNFL1. Particularidades: a SNFL estava                                                                           Rui Graça Marim
empenhada em operações reais (Sharp                                                                                          CMG
Guard, embargo naval à Sérvia-Monte-
negro no mar Adriático) e teríamos pela                                             Nota
primeira vez um Almirante português                                                 1 Standing Naval Force Atlantic
comandando a SNFL. O helicóptero vi-
ria, assim, a ser empregue no controlo                                                     REVISTA DA ARMADA • JULHO 2013 13
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