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REVISTA DA ARMADA | 487

O TREINO DO
NRP FIGUEIRA DA FOZ

No dia 31 de janeiro de 2014 o NRP Fi-         gueira da Foz efetuou um Plano de Treino     dia, a qual contempla as inspeções admi-
     gueira da Foz, segundo navio patrulha     de Segurança (PTS) entre os dias 9 e 13 de   nistrativas, cobrindo a totalidade das áreas
oceânico da classe “Viana do Castelo”, ter-    dezembro de 2013, atracado nos Estaleiro     de avaliação definidas, e por uma fase de
minou o seu Plano de Treino Operacional        Navais de Viana do Castelo. Neste período,   mar de um dia, em que é efetuada a avalia-
(PTO) e passou a estar disponível para ser     o navio cumpriu o plano de atividades pre-   ção geral de desempenho a navegar.
empenhado operacionalmente. Ao longo           visto na doutrina de treino em vigor, voca-
do PTO, que teve início com a ”Inspeção        cionado para a capacidade de navegar em        Esta inspeção revela o nível de proficiên-
Inicial” em 13 e 14 de janeiro de 2014 e       segurança e que incide nas áreas de ma-      cia em que se encontra o navio e permite
terminou com a realização da “Inspeção Fi-     rinharia e serviços gerais, segurança para   planear o treino necessário para alcançar
nal”, a mais recente unidade naval da nos-     navegar, navegação, limitação de avarias,    os padrões de desempenho pretendidos.
sa Marinha cumpriu um exigente e com-          mecânica, eletrotecnia, armas e eletrónica   Por norma, quanto melhor se apresentar
plexo programa de treino orientado pela        e saúde e emergência médica.                 o navio na fase inicial do treino melhores
Equipa de Avaliação do Centro Integrado                                                     condições tem para evoluir e maiores pro-
de Treino e Avaliação Naval (EACITAN), que       Após largar de Viana do Castelo, já no     babilidades apresenta de alcançar níveis
permitiu atingir os padrões de prontidão       trânsito rumo à Base Naval de Lisboa         de desempenho mais elevados no final.
previstos para esta classe de navios, garan-   (BNL), nos dias 16 e 17 de dezembro, uma
tindo um nível de desempenho adequado          equipa da EACITAN acompanhou o navio           Consciente desta realidade, a guarni-
às missões que lhe virão a ser atribuídas.     numa ação de “treino assistido” para con-    ção do NRP Figueira da Foz investiu de
                                               solidar o desempenho previamente alcan-      forma clara e empenhada na preparação
   Ao longo do período de treino, através      çado em terra, nas áreas de Navegação        da sua “Inspeção Inicial”, facto que foi
do elevado empenho e determinação da           (NAV), Limitação de Avarias (LA), Mecâni-    rapidamente constatado pela equipa de
guarnição, o navio demonstrou uma evo-         ca (MEC) e Eletricidade (ELEC).              avaliação ao entrar a bordo no dia 13 de
lução muito consistente, conseguindo al-                                                    janeiro para dar início às inspeções ad-
cançar um bom nível de conhecimento da         INSPEÇÃO INICIAL DO PTO                      ministrativas. A inspeção administrativa
plataforma e dos sistemas, e de desempe-                                                    é exaustiva e no final a equipa de avalia-
nho individual e colectivo que faz jus à tra-    A “Inspeção Inicial” tem como objetivo     ção e o navio dispõem de uma imagem
dicional “vontade de bem fazer” dos nos-       efetuar a avaliação geral ao navio, no que   muito clara dos aspectos administrativos
sos marinheiros e dos nossos navios.           respeita ao estado dos processos adminis-    e de organização em que o navio se apre-
                                               trativos e de organização, ao estado do ma-  senta robusto, mas também onde apre-
   Antes de iniciar o PTO, previamente ao      terial e a verificar o nível dos desempenhos  senta fragilidades e tem necessidade de
trânsito de Viana do Castelo para Lisboa,      e perícias básicas com especial atenção às   evoluir e melhorar.
com o objetivo de desenvolver perícias que     questões da segurança. Esta inspeção é
garantissem a capacidade de efetuar essa       constituída por uma fase de terra de um        Cumprida a fase de terra da “Inspeção
viagem inaugural em segurança, o NRP Fi-                                                    Inicial”, faltava avaliar a plataforma a ope-
                                                                                            rar e perceber de que forma e com que

6 JULHO 2014
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