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REVISTA DA ARMADA | 487
O TREINO DO
NRP FIGUEIRA DA FOZ
No dia 31 de janeiro de 2014 o NRP Fi- gueira da Foz efetuou um Plano de Treino dia, a qual contempla as inspeções admi-
gueira da Foz, segundo navio patrulha de Segurança (PTS) entre os dias 9 e 13 de nistrativas, cobrindo a totalidade das áreas
oceânico da classe “Viana do Castelo”, ter- dezembro de 2013, atracado nos Estaleiro de avaliação definidas, e por uma fase de
minou o seu Plano de Treino Operacional Navais de Viana do Castelo. Neste período, mar de um dia, em que é efetuada a avalia-
(PTO) e passou a estar disponível para ser o navio cumpriu o plano de atividades pre- ção geral de desempenho a navegar.
empenhado operacionalmente. Ao longo visto na doutrina de treino em vigor, voca-
do PTO, que teve início com a ”Inspeção cionado para a capacidade de navegar em Esta inspeção revela o nível de proficiên-
Inicial” em 13 e 14 de janeiro de 2014 e segurança e que incide nas áreas de ma- cia em que se encontra o navio e permite
terminou com a realização da “Inspeção Fi- rinharia e serviços gerais, segurança para planear o treino necessário para alcançar
nal”, a mais recente unidade naval da nos- navegar, navegação, limitação de avarias, os padrões de desempenho pretendidos.
sa Marinha cumpriu um exigente e com- mecânica, eletrotecnia, armas e eletrónica Por norma, quanto melhor se apresentar
plexo programa de treino orientado pela e saúde e emergência médica. o navio na fase inicial do treino melhores
Equipa de Avaliação do Centro Integrado condições tem para evoluir e maiores pro-
de Treino e Avaliação Naval (EACITAN), que Após largar de Viana do Castelo, já no babilidades apresenta de alcançar níveis
permitiu atingir os padrões de prontidão trânsito rumo à Base Naval de Lisboa de desempenho mais elevados no final.
previstos para esta classe de navios, garan- (BNL), nos dias 16 e 17 de dezembro, uma
tindo um nível de desempenho adequado equipa da EACITAN acompanhou o navio Consciente desta realidade, a guarni-
às missões que lhe virão a ser atribuídas. numa ação de “treino assistido” para con- ção do NRP Figueira da Foz investiu de
solidar o desempenho previamente alcan- forma clara e empenhada na preparação
Ao longo do período de treino, através çado em terra, nas áreas de Navegação da sua “Inspeção Inicial”, facto que foi
do elevado empenho e determinação da (NAV), Limitação de Avarias (LA), Mecâni- rapidamente constatado pela equipa de
guarnição, o navio demonstrou uma evo- ca (MEC) e Eletricidade (ELEC). avaliação ao entrar a bordo no dia 13 de
lução muito consistente, conseguindo al- janeiro para dar início às inspeções ad-
cançar um bom nível de conhecimento da INSPEÇÃO INICIAL DO PTO ministrativas. A inspeção administrativa
plataforma e dos sistemas, e de desempe- é exaustiva e no final a equipa de avalia-
nho individual e colectivo que faz jus à tra- A “Inspeção Inicial” tem como objetivo ção e o navio dispõem de uma imagem
dicional “vontade de bem fazer” dos nos- efetuar a avaliação geral ao navio, no que muito clara dos aspectos administrativos
sos marinheiros e dos nossos navios. respeita ao estado dos processos adminis- e de organização em que o navio se apre-
trativos e de organização, ao estado do ma- senta robusto, mas também onde apre-
Antes de iniciar o PTO, previamente ao terial e a verificar o nível dos desempenhos senta fragilidades e tem necessidade de
trânsito de Viana do Castelo para Lisboa, e perícias básicas com especial atenção às evoluir e melhorar.
com o objetivo de desenvolver perícias que questões da segurança. Esta inspeção é
garantissem a capacidade de efetuar essa constituída por uma fase de terra de um Cumprida a fase de terra da “Inspeção
viagem inaugural em segurança, o NRP Fi- Inicial”, faltava avaliar a plataforma a ope-
rar e perceber de que forma e com que
6 JULHO 2014