Page 8 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 493
las pessoas recolhidas, o que levou a sexo feminino, variando as suas nacio- distância a noroeste de Tripoli. O navio in-
corrigir procedimentos e a preparar as nalidades entre, Mali, Senegal, Gâm- verteu o seu rumo e dirigiu-se para o lo-
nossas equipas de apoio para posterio- bia, Eritreia e Burquina Faso. Este sal- cal. Com a pouca informação disponível, o
res resgates. vamento trouxe uma nova incógnita a trabalho de estima sobre a possível posi-
esta complicada equação de calamida- ção da embarcação de borracha veio a re-
O navio enfrentava agora um dia de de humana: algumas pessoas que na- velar-se fundamental para a identificação
viagem em direção ao porto de Catânia, vegavam nesta embarcação eram me- desta naquele mar imenso. Ao chegar ao
com 202 imigrantes a bordo cujas nacio- nores, entre 14 e 17 anos, sem pais, a local da posição estimada, deparámo-nos
nalidades eram maioritariamente da Ni- partirem à aventura e a enfrentarem o com muitas boias de pesca, que invadiam
géria, Mali, Eritreia, Bangladeche e Gâm- desconhecido, pagando cada uma delas o radar de muitos contactos, o que dificul-
bia. A guarnição desdobrava-se nos seus 1500 euros. Em conversa com um des- tava as buscas, pois tínhamos de ir a cada
afazeres de forma a que nada faltasse. A tes jovens, questionado sobre o por- contacto validar a sua autenticidade − se-
cozinha do navio tornava-se um dos sí- quê de partir numa aventura com 50% ria boia ou embarcação?
tios mais movimentados, garantindo a de possibilidade de sobreviver, ele di-
todos a distribuição de sopa e pão. zia: − mais vale agarrar-me a estes 50% Do meio do nada apareceu a embarca-
atravessando este mar, do que ter 10% ção que procurávamos e, com ela, 93 pes-
No dia 18 de novembro, o navio apor- de possibilidade de sobreviver no meu soas a bordo, cujas nacionalidades varia-
tou a Catânia, onde tinha à sua espera di- país. É com esta ideia que muitos se vam entre Mali, Gâmbia, Senegal, Nigéria
versas entidades italianas responsáveis aventuram em busca de uma salvação, e uma novidade, 6 homens da Guiné-Bis-
por receber os imigrantes, nomeada- seja ela de que natureza for e o modo sau, que vieram a ser fundamentais para a
mente, Cruz Vermelha, Direção de Saú- como se apresente. recolha de informação.
de, Polícia do SEF, Polícia Judiciária e vo-
luntários que auxiliavam na distribuição O navio seguia agora com máquinas a Com a ajuda dos Guineenses, foi fácil
de roupas. Todo o processo de transfe- toda a força em direção ao porto de Em- identificar os facilitadores, local de par-
rência dos imigrantes foi conduzido pelos pedocle para deixar estas pessoas, quan- tida e quanto tinham pago pela viagem
inspetores do SEF e pela equipa médica do por volta das 10 horas da manhã é de (580 euros). A viagem destes Guineenses
do navio. O navio aproveitou, também, novo chamado e empenhado numa se- demorou cerca de um ano a ser efetua-
para efetuar a sua escala logística e lar- gunda ação SAR, a cerca de 27 milhas de da, atravessando o Mali, Gâmbia, Senegal,
gar no dia 20 de novembro para mais 7 Burquina Faso e Nigéria, trabalhando em
dias de patrulha.
No dia 25 de novembro, embarcaram
jornalistas da RTP, da SIC e da revis-
ta VISÃO, acompanhados pelo Coman-
dante Rodrigues Vicente. Os jornalistas
traziam grandes expetativas, queriam
assistir a uma operação de salvamen-
to, e não foi necessário esperar muito,
pois passadas 2 horas da sua entrada a
bordo, o patrulha Viana do Castelo re-
cebeu a informação, através do Centro
de Busca e Salvamento italiano, depois
confirmada pelo Centro de Coordena-
ção Internacional FRONTEX, que se en-
contrava uma embarcação de borracha
em dificuldade a 73 milhas a nordeste
de Tripoli. O navio chegou à posição do
evento SAR às 4 horas da manhã do dia
26 de novembro. No local encontra-
va-se um navio mercante que já tinha
identificado o bote de borracha e ago-
ra marcava a sua posição. Aquando da
chegada ao local, foi de imediato passa-
do o comando da operação ao patrulha
Viana do Castelo, tendo-se dado início
ao salvamento. A bordo desta embar-
cação seguiam 89 pessoas, sendo 3 do
8 FEVEREIRO 2015