Page 13 - Revista da Armada
P. 13
REVISTA DA ARMADA | 522
NRP Bartolomeu Dias em Aksaz.
auxílio e entrega de bens alimentares ao navio, concretamente segurança (PELBOARD) do navio frequentaram diversos módulos
pão e água. de formação naquele centro NATO para treino de operações de
Durante todo o período de permanência na área de patrulha, interdição marítima.
sendo o NRP Bartolomeu Dias a unidade naval mais próxima do Em 1 de maio o navio largou de Souda Bay, mantendo a monito-
ITS Euro, assegurou a função de Spare Deck para helicóptero ita- rização dos espaços marítimos, detetando e reportando diversos
3
liano AB212, tendo ainda, no dia 21 de abril, realizado diversas contactos de interesse. A chegada à Base Naval de Lisboa ocorreu
aterragens para treino dos pilotos italianos. em 7 de maio.
Em termos de atividade militar não-NATO na área de opera-
ções, destaca-se o papel decisivo que o navio desempenhou na CONCLUSÃO
construção de um panorama aéreo claro, o que levou a que fosse
designado pelo CTG 440.03 como comandante da guerra aérea e Como comentário final, a participação do NRP Bartolomeu Dias
gestor de todo o panorama LINK 11 da força. na Operação SEA GUARDIAN representou o contributo de Portu-
Não existindo capacidade orgânica na força para reabasteci- gal, no âmbito da NATO, reafirmando o compromisso nacional
mento no mar, a sustentação logística na área de patrulha foi com a segurança no Mediterrâneo enquanto importante via de
assegurada por reabastecedores em trânsito na área de opera- comunicação marítima. Durante o período de patrulha o navio
ções. Assim, em 20 de abril, o navio efetuou a primeira opera- foi um importante meio no apoio à ação do Comandante da Ope-
ção de reabastecimento no mar com o ESPS Patino, integrado na ração SEA GUARDIAN, contribuindo decisivamente para o conhe-
SNMG2, tendo repetido estas operações na noite de 24 de abril, cimento situacional da área de operações. A sua ação materiali-
nessa ocasião com o reabastecedor turco, o TCG Akar. zou-se através do reconhecimento e recolha de informação dos
Neste período o navio foi designado por duas ocasiões para principais portos comerciais, monitorização da atividade militar e
assumir a função de controlador da aeronave P3C CUP+ da FAP da marinha mercante, quer envolvida no trânsito oceânico quer
em apoio direto à TG 440.03, o que permitiu estender ampla- em serviço de cabotagem, bem como de embarcações de pesca.
mente as áreas de pesquisa através da integração da aeronave Realizou uma ação de abordagem amigável prestando apoio ali-
na rede LINK 11. mentar, mostrou a bandeira portuguesa e contribuiu para a segu-
rança e liberdade da navegação em toda a região, importando
RETRAÇÃO (28 ABR17 a 7 MAI) referir que apenas num mês de missão foram navegadas 610
horas, o que corresponde a uma taxa de navegação de 85,6%,
No dia 28 de abril a força abandonou a área de operações, tendo tendo sido percorridas 7370 milhas.
o NRP Bartolomeu Dias, no período das Operações Focadas 17-2 Colaboração do COMANDO DO NRP BARTOLOMEU DIAS
da Operação SEA GUARDIAN, efetuado no total 38 (trinta e oito)
Foto: Paulo JP Santos questionários ou hailings, o que permitiu fundamentar a defini- Notas
ção de um padrão de atividade marítima na área de operações.
Após a realização da tradicional fotografia da força (PHOTEX), as
Estas valências refletiram-se no embarque de 1 oficial MN, 1 sargento analista
unidades de superfície da TG 440.03 seguiram para a base naval
de Souda Bay, a fim de conduzir a FASE III – HOT WASH-UP/DIS- 1 do CADOP, 2 equipas do pelotão de abordagem (1 sargento e 4 praças FZ cada) e
2 praças U.
MSA Approach – Maritime Situational Awareness Approach. Também referida
PERSAL. 2 como abordagem amigável. Consiste na visita a bordo de navios ou embarcações,
No dia 29 de abril, procedeu-se à apresentação e análise dos mediante consentimento do mestre ou responsável a bordo, sendo apenas rea-
resultados obtidos durante as Operações Focadas 17-2 com a lizada em águas internacionais. O principal objetivo será incrementar o conheci-
presença de representante do MARCOM e do CTG 440.03, bem mento entre a comunidade marítima sobre o a operação em curso, estabelecendo
uma relação de confiança e recolhendo informações.
como dos comandantes das unidades da TG 440.03, nas insta- 3 Spare Deck – Função assumida por unidade capaz de operar com a aeronave em
lações do centro NATO de Operações de Interdição Marítima questão, e que permite disponibilizar o seu convés de voo para apoiar as operações
de uma aeronave não orgânica, quer para efeitos operacionais quer em situação de
(NMIOTC), na base naval de Souda Bay. segurança ou emergência.
Aproveitando a presença em Souda Bay e a disponibilidade 4 https://www.facebook.com/NATOMaritimeCommand/photos/pcb.11137335253
do NMIOTC, entre 29 e 30 de abril, os militares das equipas de 99064/1113715102067573/?type=3&theater [Acedido em 18 06 2017].
SETEMBRO/OUTUBRO 2017 13