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REVISTA DA ARMADA | 523























          mento pelos princípios da ética e da honra. Isso implica compo-  para adquirirem experiência marinheira, respeitando os elemen-
          nentes específicas de formação, que contribuem para a “condição   tos, sem medo, mas com absoluta consciência do que é necessário
          militar”. Dentre essas componentes, aquela que verdadeiramente   para serem praticantes competentes da navegação, garantindo o
          distingue os militares dos outros cidadãos é o conjunto de valores   cumprimento da missão.
          que devem enformar o seu ideal de trabalho e sentido do dever,
          bem como a consciência cívica e o comportamento social.  A FORMAÇÃO CIENTÍFICA
           São valores como a abnegação, a disciplina, a franqueza, a inicia-
          tiva e a lealdade. E, também, a camaradagem, a coragem, a honra, o   Finalmente, é fundamental que os cadetes tenham adequada for-
          sentido de justiça, a obediência e a tenacidade. Por se tratar de futu-  mação  científica,  equilibrando  as  ciências  exatas  com  as  ciências
          ros oficiais, deve, ainda, ser concedida particular atenção ao desen-  sociais e as humanidades, de forma a dominarem, com solidez, os
          volvimento de boas capacidades de comando, que lhes permitam   saberes necessários ao seu ofício de oficiais da Armada.
          destacar-se pelo caráter, pelo espírito, pela educação, pela cultura e   Num mundo cada vez mais evoluído tecnologicamente, as ciências
          pelo exercício do dever de tutela.                  exatas são fundamentais para permitir, aos futuros oficiais, poten-
           O cultivo e a prática destes valores potenciarão as qualidades de   ciar a exploração operacional das plataformas, sistemas e equipa-
          liderança dos futuros oficiais, fomentando o seu patriotismo, o seu   mentos que lhes são disponibilizados.
          espírito de sacrifício e a sua capacidade de adaptação a novas situa-  Contudo, considero que a instrução dos nossos cadetes não poderá
          ções, bem como a capacidade para inspirar os outros a pensar e a agir.   descurar as ciências sociais e as humanidades, designadamente o
                                                              estudo da história marítima e militar, das relações internacionais,
          A FORMAÇÃO MARINHEIRA                               da  estratégia,  do  comportamento  organizacional  e  da  liderança,
                                                              assim enriquecendo a formação humanística dos futuros oficiais da
           Já no século XVI o Padre Fernando Oliveira afirmava que “o ofí-  Armada e preparando-os para superar desafios com astúcia e arrojo.
          cio dos marinheiros … requer muito uso; se for possível devem ser   Dessa forma, um adequado equilíbrio entre as ciências exatas, as
          criados de meninos entre as cordas e os aparelhos”. Com efeito,   ciências sociais e as humanidades, permitirá, seguramente, desen-
          nenhum  oficial  da  Armada  poderá  dispensar  a  formação  mari-  volver saberes multidisciplinares sólidos, que lhes permitam enfren-
          nheira, pois as marinhas existem para andar no mar. E isso, como   tar o presente, moldando o futuro da Marinha.
          bem disse o navegador francês Eric Tabarly, “não é para imposto-
          res, pois se, nalgumas profissões é possível enganar as circunstân-  CONCLUSÃO
          cias impunemente, no mar, ou se sabe, ou não se sabe”.
           E porque os saberes marinheiros, além da base teórica impres-  O  reconhecimento  das  vertentes  militar,  marinheira  e  científica
          cindível, têm muito de empírico, só embarcando é que se apren-  da formação dos futuros oficiais da Armada, deve ter uma tradução
          dem as habilidades necessárias para andar no mar em segurança.   direta na estrutura orgânica da Escola Naval. Foi, por isso mesmo,
          Por isso, é fundamental que os cadetes embarquem muito e bem,   que  já  se  implementou  um  órgão  de  conselho  responsável  por
                                                              cada uma dessas vertentes. Assim, além das comissões científica
                                                              e pedagógica, foram recentemente instituídos órgãos de conselho
                                                              para a formação militar e para a formação marinheira, de forma
                                                              a dar orientações e a propor medidas conducentes ao reforço de
                                                              cada uma das vertentes em apreço, conferindo-lhes também, dessa
                                                              forma, maior dignidade institucional e académica.
                                                               Espero que, da adequada conjugação destas três vertentes essen-
                                                              ciais à formação dos futuros oficiais da Armada, resulte a experiên-
                                                              cia náutica e os conhecimentos técnicos necessários às operações
                                                              navais e marítimas, ao mesmo tempo que produza uma matriz com-
                                                              portamental e ética capaz de fortalecer as suas raízes e de potenciar
                                                              o seu sentido de serviço. Em suma, que o aperfeiçoamento orgânico
                                                              da Escola Naval habilite os jovens oficiais a servir Portugal no mar, de
                                                              forma eficaz, competente e esclarecida.
                                                                                                              
                                                                                                  António Silva Ribeiro
                                                                                                         Almirante


                                                                                                 NOVEMBRO 2017  7
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